Vilão….o bom moço
Por: Danielle Coelho
Por Dani Coelho
Claro que lendo esse título vocês devem estar pensando: INSANA!!! Mas existe uma história por trás de cada vilão que nos faz amar ainda mais os heróis. E é aí que o papel deles torna-se destacável em nossas vidas!!!
Quem não sabe que aquele filme muito bom de comédia romântica vai terminar bem? Ou que no filme de ação o mocinho vai ganhar? Ou de quadrinhos, o protagonista não vai dar um belo chute do traseiro do vilão e esse vai desejar nunca ter nascido. Tem ainda os que conseguem se reestruturar, como no caso de nossa amada Xena. Não são os vilões que perseguem então os bons moços. Porque pros caras maus serem famosos, eles precisam de um herói à altura.
Podemos ver então que se não fosse pelo vilão, o mocinho seria um mero personagem sem graça. Para qualquer leigo, vou começar definindo a palavra vilão: Em narratologia e nos estudos de literatura e roteiro, um vilão é a encarnação do mal em relatos históricos e trabalhos de ficção. Cumprem o papel de antagonista ante o herói/protagonista.
Então precisamos rever quem é realmente o vilão de cada história para podermos julgá-lo da maneira mais honesta. Mas como então poder fazer justiça com as próprias mãos se vivemos num mundo onde até a Callisto parece um problema pequeno?
Cabe a cada um de nós ter princípios básicos e equilibrar o herói e o vilão bom em nossas veias. Se o vilão é o que quer derrubar um regime já estruturado, que derrubemos então a hipocrisia, o analfabetismo, a corrupção, o preconceito e tantas outras coisas que só ferem a humaninda cada dia mais e mais. Quem sabe assim não achemos uma Gabrielle no meio de nós que possa mudar uma Xena no meio deles?
O duelo de poderes sempre existiu e sempre vai existir, mas acredito que os vilões hão de se tornar bons ou pelo menos suficientemente corajosos e preparados para qualquer golpe que venham a levar. E aí poderemos lutar bravamente contra todo e qualquer vilão mau. Vamos ser os vilões deles, de quem acha que é herói lá do outro lado da rua.
Uma frase sensacional do texto “Só de Sacanagem” de Elisa Lucinda cita a seguinte questão: “…Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear! Mais honesta ainda eu vou ficar! Só de sacanagem!…/… Minha esperança é imortal, ouviram? Imortal!’ Sei que não dá pra mudar o começo, mas, se a gente quizer, vai dar pra mudar o final!”
Tenho sede de vingança dos maus vilões. Serei então uma boa vilã. SÓ DE SACANAGEM!!! Vai encarar?
Vilãs dos deuses do Olimpo