“Um amor interrompido por um desastre.”
Por: Aryane Mello
– por Aryane Mello
Quem nunca assistiu Titanic, que atire o primeiro Chakram!
Não assistir a essa “pintura” de James Cameron é um sacrilégio a indústria do cinema. São vários os motivos: direção, efeitos especiais, roteiro… Mas principalmente, a história fictícia incluída na maior tragédia marítima de todos os tempos.
Rose é uma jovem da alta sociedade que enfrenta problemas monetários deixados pelo seu pai. Está noiva de um belo rapaz, muitíssimo rico, chamado Carl, que coloca Rose e sua mãe, no maior navio já construído naquela época. Logo no início, vemos que a ruiva não está muito animada com a viagem. Porém, se vê motivada a embarcar e permanecer dias trancados num quarto luxuoso da primeira classe, enfrentando chatos jantares com milionários. E não precisa dizer que ela não está apaixonada, não é?
“Por fora, eu era tudo o que uma garota tinha que ser, por dentro eu estava gritando!” – Rose
Em uma noite gélida, no Atlântico norte, Rose sai em disparada ao convés da enorme embarcação, chamando a atenção de um moço que fumava olhando as estrelas.
”O Titanic era um navio dos sonhos para todos os outros. Para mim era um navio de escravos, me levando acorrentada de volta para América.” – Rose
Rose quer se matar. Já está pronta para de jogar, do lado de fora da grade de proteção, quando alguém chega delicadamente por trás, chamando sua atenção.
A bela moça não se mata, mas quase despenca no oceano,quando Jack o bom samaritano, (bom em vários sentidos), a puxa pelo braço e a salva, pela primeira vez.
Os pombinhos logo se apaixonam e enfrentam a ira de um noivo traído e de uma mãe que não aceita o romance da filha com um pobretão. Porém, como a história é típica de filmes americanos, eles vivem o amor com grande estilo e calando a boca de todos.
Porém, eles não contavam com a astúcia do Iceberg…
Enfim… Onde a Xena entra na história?
Rose, em uma cena final, quando ela aparece velhinha, diz “Ele me salvou de todas as formas eu alguém pode ser salva.” E nós sabemos bem que Xena fez a mesma coisa, muitas vezes, pela sua Barda.
Salvou Gabrielle de viver sua vida calma e tediante em Potédia, salvou Gabrielle de inúmeros Warlords, salvou-a de matar alguém com a espada, antes de estar preparada pra isso, a salvou de desconhecer o Amor.
Mas não podemos esquecer de que a própria Gabrielle salvou a vida de Xena. Assim como Rose salvou a vida de Jack, apenas ao aparecer na vida dele. O lindo loiro era um garoto solitário, que vivia vagando pelos lugares desenhando cenas no dia-a-dia e ganhando apenas dinheiro para sobreviver com a venda dos “retratos”. Estar no Titanic, foi pura sorte em um jogo de Poker.
“Ganhar aquela passagem foi a melhor coisa que me aconteceu, pois ela me trouxe você!” – Jack
Assim como foi sorte Xena ir exatamente para a aldeia onde Gabrielle e sua família estavam sob o poder de um son of a bitch. Justamente quando ela resolveu largar a vida de guerreira pra trás.
Sorte ou o poder que o destino exerce sob as almas gêmeas?
Em um dado momento do filme, Jack leva Rose para a Proa do navio, para que ela sinta o vento forte soprando em seus braços.
Vimos que Xena também fez isso com Gabrielle.
A partir do momento que a morena levou a barda em sua garupa, Xena mostrou a ela como tornar-se uma guerreira, como viver altas aventuras, fazer o bem… Ou seja, mostrar a ela como se voa.
“Jack, estou voando!” – Rose, na Proa
Atenção! Se você não viu o filme inteiro ou o seriado, até o último episódio da sexta temporada, não leia as considerações finais desse artigo. Contém Spoiler.
E por último, nós temos a comparação relacionada à morte de Xena e de Jack.
“Rose, você vai morrer velhinha, quentinha em uma cama, depois de ter muitos filhos e netos. Prometa que vai sobreviver e não vai desistir! Não importa o que aconteça!” – Jack
Quando Xena resolveu morrer por todas as quarenta mil almas, ela estava pensando em todo mal que fez na sua vida, principalmente a todas essas pessoas. Xena deixou Gabrielle, em função dos seus pecados do passado. Não por um acidente.
Então, qual a semelhança?
Jack morreu por causa das circunstâncias, mas o seu plano era viver com Rose, desembarcar com sua amada e viver felizes.
De qualquer forma, Rose e Gabby ficaram sozinhas no mundo. Ambas perderam o grande amor de suas vidas, mas continuaram. Porque?
Xena também queria que Gabrielle continuasse viva, sobrevivendo, fazendo o bem, mesmo estando sem ela. Nós percebemos isso na cena final, no navio, quando ela diz: “E agora? Pra onde iremos?”. Mesmo sabendo que a felicidade completa da barda, estaria com ela. Assim como Rose, que morreu numa cama quentinha…
- título original:Titanic
- gênero:Drama
- duração:03 hs 14 min
- ano de lançamento:1997
- site oficial:http://www.titanicmovie.com
- estúdio:20th Century Fox / Paramount Pictures / Lightstorm Entertainment
- distribuidora:Paramount Pictures / 20th Century Fox Film Corporation
- direção: James Cameron