The Path Not Taken
Por: Colaboradores
Por Thalita
Bom, novamente estou aqui para fazer mais uma análise de mais um episódio, “The Path Not Taken”. Esse, como “Ulysses”, é dos episódios mais odiados pelos subbers e adorado pelos shippers, que afirmam que o “grande amor” de Xena é Marcus. Estou aqui pra mostrar uma nova interpretação desse pensamento shipper. Posso garantir que Xena não se envolveu novamente com Marcus. Sim, até poderiam ter tido algo no passado, mas depois não existe qualquer possibilidade de um novo envolvimento emocional, íntimo, natural. Isto é, qualquer coisa que mostre que Marcus fosse algo mais do que um grande amigo.
Alguns lembretes devem ser ressaltados. Eu parto do conceito de que o envolvimento é de ambos os lados, algo natural, isso é, com desejo, sem nada por trás daquele ato de afeto.
Outra coisa: esse episódio é o quinto da primeira temporada. Ainda é mostrado o passado Xena, suas ligações entre sua vida atual e algo que já se passou, e suas conseqüências dentro das mudanças ocasionadas. Ainda não existia um subtexto, pois esse acontece naturalmente depois de algum tempo, porém, podemos ver indícios de que havia algo prestes a acontecer, de forma normal e passiva. É um episódio rico em conhecimento tanto de um passado como de um futuro.
Um pequeno resumo da história para podermos entender meu ponto de vista.
Ágranon, um moço jovem prestes a se casar tem sua noiva, a princesa Jana, raptada por Mezentius, um traficante de armas. Ágranon, desesperado, pede ajuda para Xena, que de princípio se nega a ajudá-lo. Só depois de muita insistência do rapaz ela se propõe a resgatar sua noiva Jana.
Antes de Xena partir ela conversa com Gabrielle.
G – “Você é terrível para dar confiança. Alguém já te disse isso? Não quero que você vá até lá, e então decida gostar daquela vida de novo”.
X – “Isso não vai acontecer. Eu vou entrar lá, pegar a garota e sairei”.
(Esse diálogo fará mais sentindo no final do episódio).
Ao chegar, Xena encontra Marcus, seu velho amigo do passado. Marcus trabalha para Mezentius(o mesmo que seqüestrou a princesa). Então, é mais do que garantido que Xena chega até Mezentius pelo Marcus. Mas, sem desconfiar que Xena esta lá para o resgate, tanto Marcus quanto Mezentius acham que é para negociar armas para seu “exército”.
Xena e Marcus estão sozinhos. Ele não perde a chance e corteja Xena, beijando sua mão e lembrando o passado. Ela, por sua vez, não esta tão empolgada quanto ele, tanto é que logo dá a desculpa de falar novamente com Mezentius.
Ela consegue enganá-lo, e deixar a garota por mais tempo viva. Xena logo anuncia pra Jana seu plano, para deixar as coisas mais fáceis.
Marcus está mostrando uma passagem secreta para Xena, dizendo que nunca tinha mostrado para ninguém, já que nunca tinha confiado em alguém.
M – “Sabe aqueles rumores sobre você mudar? Deixando tudo isso?”
X – “Você não, Marcus”.
M – “Não, não achei que faria”.
M – “Tentei deixar tudo uma vez”.
X – “O que aconteceu?”
Marcus conta sua historia, que viu um homem matando alguém indefesso e ele jamais faria o mesmo.
Então ele se afastou do exército, pensando que ficaria longe para sempre.
X – “Obviamente você voltou”.
M – “Sabe, a antiga Xena teria arrancado minha cabeça por uma historia como essa”.
X – “A antiga Xena”.
M – “Sabe, há algo diferente em você agora. Digo antes você era tão determinada, como se tivesse algo para provar. Mas agora é…”
X – “Mas agora?”
M – “É difícil dizer. É como se agora você tivesse a resposta. Mas, eu nunca se quer encontrei a pergunta”.
Nesse belo diálogo podemos ter uma reflexão de como Xena mudou, não apenas de vida, mas também de pensamentos e de ações. Mas está aí a pergunta, o que fez Xena mudar? Por que ela já não é mesma de antes? Qual é essa resposta que Xena tem, e Marcus nunca soube o que é?
Enfim… O beijo de 2 segundos, e logo depois aparece Gabrielle em cena.
Novamente volta para Marcus e Xena. Xena novamente diz que ela não pode ficar com ele.
Marcus descobre que Xena estava mentindo para ele, com o objetivo de chegar até Mezentius.
Marcus esta apontando uma flecha para Xena.
X – “Eu me importo com você, você ainda é parte de mim”.
M – “Por que você não pôde dizer a verdade e pedir a minha ajuda?”
X – “Não sabia o quanto se importava (Ora, Xena, estava na cara que ele ainda morria de amores. Vocês acham mesmo que nossa Guerreira se enganou?).
X – “Venha comigo, quantos de nós sobraram dos velhos tempos?”
(Ele abaixa a arma).
M – “Você não é melhor do que eu, Xena”.
X – “Tem razão”.
M – “O que faz pensar que eu quero?”
X – “O que faz pensar o que eu queria? Marcus, é tão simples. Você faz uma coisa, uma coisa boa. Por nenhuma outra razão senão saber que é o certo. Este é o primeiro passo”.
M – “Não sou tão forte. Não. É tarde demais, Xena”.
Outra linda conversa. Novamente podemos ter o conhecimento da mudança de Xena. Mas, se Marcus não é melhor do que Xena, por que ele não é forte? Onde estaria a verdadeira força de Xena além daquela de seus braços?
Novamente, eu pergunto onde há o envolvimento? Ora, como Xena já tinha falado para Gabrielle: “vou pegar e sairei”. Não tem mais como Xena voltar a GOSTAR daquela vida, agora ela já tem a resposta e força.
No final Marcus acaba morrendo e salvando a noiva de Ágranon. Para mim o envolvimento todo está nessas perguntas e respostas. São muito mais surpreendentes e misteriosas essas mudanças do que aquele beijinho de 2 segundos. Têm muito mais coisas interessantes e profundas por detrás desses diálogos tanto reveladores.
Em “Mortal Beloved”, Xena encontra-se novamente com Marcus.
Novamente pode-se encontrar indícios de um subtexto.
Primeiro Gabrielle, que insiste em não deixar Xena ir ao encontro de Marcus.
E quando Xena apresenta Marcus a ela (Gabi), é um tanto irônica.
G – “Ouvir falar tanto de você. Lamento não tê-lo conhecido antes de terem lhe matado. Você está morto”.
E, além disso, Gabrielle afirma de todos os jeitos que não irá dormir. Segundo ela, é por causa do vilão. Mas, podemos perceber que há algo além do medo do vilão para ela não querer dormir.
Isso não significa que realmente existe algo de forte entre Xena e Marcus, mas sim que já existe um começo de sentimento crescendo em Gabrielle.
Podemos perceber outra coisa também nesse diálogo:
M – “Não, Xena, foi um milagre você apenas ter chegado até mim. Eu estava convencido de que não poderia mudar. Mas as suas palavras finalmente encontraram um caminho até o meu coração. Você fez tudo certo. Não seja dura consigo mesma e não desista do amor. Uma vez que aprendi… é que a força do amor é a mais poderosa do universo, mais forte do que o bem e o mal, e até mais forte que a morte. Meu sentimento por você. Foi a única coisa que me manteve em Tártaro. Era como carregar meus próprios Campos Elíseos dentro de mim”.
Lindas palavras, tão lindas que me fez lembrar de “Fallen Angel”.
X – “Gabrielle, o amor que sentimos é mais forte do que o céu ou o inferno.
Esta além do bem e do mal, é um fim em si mesmo. Nossas almas estão destinadas a ficarem juntas”.
Sim podemos dizer que Xena seja/foi o grande de amor de Marcus.
Mas o grande amor de Xena foi Gabrielle, afinal foi Gabrielle que ensinou à Xena a grande força do amor, e isso fica mais esclarecido não apenas em “Fallen Angel” mas em todos os outros episódios também.
Bom, essa foi a análise, espero que tenham gostado.