Subbers, Não-Subbers e Anti-Subbers
Por: Colaboradores
Por Laraíne Ramos
Para a maioria dos xenites há apenas duas vertentes: subbers e anti-subbers.
Sinto muito decepcionar os que já estão acostumados a isso, mas há ainda mais uma vertente: os não-subbers.
Há uma grande confusão com nomes sendo dados aleatoriamente para grupos de pessoas com pensamentos totalmente diferentes.
Olhando de fora, você pode pensar em Não subbers, Anti-subber e Shippers como sendo tudo “farinha do mesmo saco”, mas eis aí um engano formidável.
Pode-se dizer que não-subbers e anti-subbers são ramos diferentes dos shippers, assim como os xiitas e os sonitas o são das religiões do oriente médio. Em comum, creio que têm só a idéia de aceitar Xena e Gabrielle como amigas apenas.
Não posso falar em que cada grupo acredita como shippers que são, mas a maior diferença está em “como enxergam o subtexto”.
Não tenho realmente certeza se há outro simples não-subber além de mim, mas não gosto quando me chamam anti-subber e creio que ninguém que se reconhecesse como tal gostaria.
Ok, como não subber, aceito Gabrielle e Xena como amigas, cuja relação e amor são imensamente profundos, mas não chegam a um nível romântico. No entanto, não tenho nada contra o subtexto ou quem acredita nele. Muitas vezes até tento rebater os argumentos subbers, mas não quer dizer que os queira “jogar no lixo”, apenas consigo vê-los com outros olhos. Já os anti-subbers, como o próprio nome já diz, não admitem que alguém acredite no subtexto. Acham que simplesmente não existe e pronto. Geralmente não há argumentação, apenas coisas do gênero “Não são amantes e ponto final”.
Como pode haver um ponto final quando os próprios produtores afirmam que a relação delas é do jeito que nos parece mais fácil compreender? E o fato de o ponto de vista de alguém nos fazer ficar tão furiosos a ponto de sermos rudes em vez de racionais, não significa que nosso propósito não tem bases tão fortes assim?
Não estou aqui para julgar ninguém, só aponto as diferenças da classe que ocupo e da que muitas vezes me colocam.
Não digo, absolutamente, que os shipper são mal educados e não tem argumentos, ou que são preconceituosos. Como poderia se faço parte dessa denominação? Mas se os argumentos existem, por que nosso queridos anti-subbers, que realmente abominam o subtexto, não usam de racionalidade para explicar essa aversão?
Já dizia Arquimedes: “Dê-me um ponto de apoio e moverei o mundo”, e esse ponto de apoio quando se tratam de assuntos interpretativos como o subtexto, trata-se exatamente da argumentação. Por isso não adianta de nada, por exemplo, tentar mudar o jeito de um subber pensar tentando “enfiar-lhe goela abaixo” imprecações sem o mínimo de argumentação.
Mais uma vez não se deve achar não-subbers ou anti-subbers preconceituosos. O fato de não aceitarem o subtexto, mesmo por motivos diferentes não os fazem monstros insensíveis ou homofônicos. Conheço algumas pessoas que são anti-subbers por outros motivos que não o preconceito, assim como aqueles que se sentem transtornados com a relação entre pessoas do mesmo sexo.
Então para quem se sente confuso sobre como denominar um shipper de opinião oposta ao subtexto tente qualificá-lo entre os que não seguem os subtexto por opção pesada e pensada e aqueles que não o seguem simplesmente por que não querem admitir uma relação mais profunda entre Xena e Gabrielle por que acham feio, algo do gênero ou porque simplesmente não conseguem enxergá-lo.
Teste:
Subber, Não-subber ou Anti-subber.
1)Se Xena e Gabrielle aparecessem para você e dissessem que são realmente “um par romântico”, o que você faria?
a- “Ai que lindo!” -diria- “Eu sempre soube”.
b- Se se sentem felizes assim, que então seja, afinal amor é amor em qualquer esfera.
c- Dava um pulo pra trás, corria pra casa e apagava tudo das duas do HD e nunca mais via a série.
d- Aceitava, embora achasse que Xena e Gabrielle ficariam melhor com Ares e Lin Qi respectivamente
2) Se você estivesse em uma convenção xenite e de repente descobrisse que todos são subbers, o que faria?
a- Corria pra casa!
b- Sentiria-se em casa.
c- Aproveitaria igual e ainda aproveitava para discutir a série.
d- Nem dava bola.
3) A cada vez que vê um beijo entre Xena e Gabrille, o que pensa?
a- É um beijo de irmã, de mãe! É um beijo de irmã, de mãe! – mantra
b- Que lindo! Vou fazer um wallpaper!
c- É um jeito de representarem tudo que sentem, mas não tem nada sexual.
d- Beijo é beijo, só carinho!
4) Se algum “espertinho”, depois de descobrir que você olha Xena, dissesse : “Nossa você olha essas lésbicas?”. O que você faria?
a- Batia nele até engolir a língua imunda que falou essa coisa horrível, inadmissível de seus ídolos.
b- Descobria que ele era um idiota por pensar que uma relação de amor, tinha que ser medida em níveis sexuais e aí batia nele.
c- Dizia: Eu não diria nestes termos, elas se amam. “We don’t need a headlines!”
d- Virava as costas e ia embora, cheio de vontade de virá-lo do avesso a porrada por não entender nada da série e ainda querer falar, mas pensando nos ensinamentos de Lao Ma e Eli.
Respostas:
Pergunta 1: |
A= 5 pontos, B = 2 pontos, C= 0 pontos, D = 3 pontos. |
Pergunta 2: |
A= o pontos, B= 5 pontos, C= 3 pontos, D- 2 pontos |
Pergunta 3: |
A= 0 pontos, B= 5 pontos, |
Pergunta 4: |
A= 0 pontos, B= 3 pontos, C= 5 Pontos, D= 2 pontos. |
De 17 a 20 pontos – Você é possivelmente um subber.
De 8 a 12 pontos – Você e possivelmente um não-subber
De 1 a 8 pontos – Você é do time que não dá bola, só olha a série e não atura desrespeito.
0 pontos – Você é um anti-subber!