Quando o fogo consome almas… Em XWP
Por: Titus
Titus
Em XWP, havia vários momentos de aconchego; de purificação e renovação; de luxúria; de morte e nessas ocasiões além de outras, havia obstáculos, barreiras a quebrar. Havia também invocações e rituais amazonas, além de guerras. Haveria algo mais esclarecedor nessas horas senão o fogo? Algo quente que se aflora de dentro da alma e simplesmente te consome. Esse é o fogo. Fogo do ódio, fogo do amor, fogo da vida.
O Fogo como elemento
Ele é conhecido na Grécia, Índia, China, Japão, e em diversas religiões, cada qual com suas histórias e significado.
Normalmente, na cultura ocidental, o fogo é associado a coisas ruins: como Inferno etc. Na filosofia grega ele é normalmente associado a qualidades de energia e paixão. Ela distingue o fogo destrutivo (relacionado ao Hades) do fogo criador (relacionado ao Hefestos).
O fogo é também considerado o filho do Sol. O Sol, por sua vez, significa também purificação, energia e até sexualidade. Ele é: “quente e seco”, assim como Aristóteles define o fogo em sua teoria, além de masculino (ou seja, apenas os homens o possuem em seu mapa astral — no caso das mulheres, ele informa características sobre o homem ideal para esta.), e ativo. O último item é melhor não explanar.
O fogo em XWP
• Return of The Valkyrie
Lá está Gabrielle, bela, adormecida (trocadilho infame) e protegida por um círculo de fogo que é a manifestação flamejante de ninguém mais, ninguém menos que Brunhilda.
O círculo do fogo é, digamos assim, a pista de dança de Shiva — olha, não quero ofender os hinduístas, mas foi a única expressão na qual pensei. — ou o símbolo masculino da fertilidade, olha a sexualidade aí mais uma vez.
O círculo em si representa o infinito, uma integração do todo ao seu próprio eu. O Mandala, que é um diagrama simbólico, usado em rituais, meditações… Enfim, ele serve para o homem se relacionar com o cosmos, para se renovar.
Portanto, nada mais potente que um círculo de fogo para renovar as energias de alguém. Sorte da Gab!
• Destiny
No comecinho do episódio, vemos um flahsback de Callisto aos seis anos de idade, vendo sua família e lar sendo destruídos pelo fogo, fogo esse liderado pela Evil Xena.
• The Deliverer / The Bitter Suite – Dahak
Dahak foi inspirado em Azhi Dahaka, personificação do mal na mitologia persa, tal como o Satanás na ideologia cristã. Em XWP, Dahak é um deus do mal e é feito de fogo, na sua forma mais comum.
• Past Imperfect
Uma cena memorável na qual estavam Xena e Gabrielle conversando sobre o futuro e que ninguém pode mudá-lo… E lá estava ele como confidente, aquecendo, o fogo.
• Fallen Angel
Xena queria se tornar um anjo parar salvar Gabrielle. Miguel então testou Xena para ver se ela seguia o caminho obscuro, mas vazio; ou o caminho que era somente fogo. Um mortal tolo em sã consciência optaria pelo primeiro caminho, mas Xena sabiamente escolheu o correto e passou com todo o seu glam pelo fogo da purificação e ganhou seu par de asas negras.
• Maternal Instincts
Em meio a tantas lágrimas, arrependimento e ódio (pela parte de Xena), o fogo está não apenas abrasando os corpos de Solan e Hope, mas está integrado aos sentimentos de quem os amava (pelo menos o Solan, já que a Hope nem morreu).
Pois é RX-leitores, encerro o artigo recomendando que vocês ouçam Burial e Pas De Deux Femmes, que me inspiraram muito ao escrever.
Até a próxima, gente!
Bibliografia:
http://en.wikipedia.org/wiki/Fire_(classical_element)
http://en.wikipedia.org/wiki/Dahak
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mandala_(símbolo)
http://www.fazfacil.com.br/astrologia/sol.html
Minha Mente