Por que mesmo 6 anos seu término XENA WARRIOR PRINCES ainda faz tanto sucesso?
Por Andréia
Bom foi essa a pergunta que a Mary (Anne) me fez durante uma de nossas conversas no MSN, entre o momento de convidar e me convencer a aceitar e escrever sobre o seriado.
É tenho tido algumas boas horas de papo de com a Mary e numa dessas falei-lhe que estava à disposição par ajudar caso precisasse de uma ajuda, já que anos atrás Eu em conjunto com um grupo de Fãs de XFILES, escrevíamos a 4 mãos nosso Informe Mensal sobre o seriado. Bons tempos aqueles em que eu ainda não tinha meu PC e a base de muita dedicação e amor, com mais três amigos escrevíamos nosso Jornalzinho eXcer e é justamente esse amor que aqui me traz a escrever essas parcas linhas. Mas enfim chega de lero lero e vamos ao que interessa.
Para começar eu poderia dizer que desde o inicio XENA Warrior Princess, sempre foi um seriado de grande sucesso, no qual se via mulheres assumindo o papel de heroína. Sim já houveram outros seriados nos quais as mulheres foram as heroínas, mas para muitos que vão ler esse texto nem ainda eram nascidos ou se eram, eram ainda bem pequenos, por isso vou citar alguns: Mulher Biônica (Jame Sommers), Mulher Maravilha (Linda Karter), Dama de Ouro (Kate Marrone), As Panteras (UIiiiiiiiiiiiii), As Espiãs, entre outras que na minha infância e adolescência povoavam a minha imaginação e que tanto sucesso fizeram entre as meninas e meninos. Mas quem nunca sonhou em ter a Pistola 765 da Dama de Ouro, o Jato Invisível da Mulher Maravilha ou os membros ultra modernos da Mulher Biônica. Bom eu sonhava e nas minhas brincadeiras me imaginava nas aventuras delas.
Passados alguns anos, então chegamos a Xena, uma personagem secundária que de tão poderosa, viria a ganhar o seu próprio seriado, desbancando sem o menor pudor o seriado de Hercules, seu seriado original, vindo a ter vida própria e milhares de fãs espalhados pelos quatro cantos desse imenso planeta. Foram ao todo 6 temporadas de grande emoções, aventuras, romances ( e que romances), que levaram seus milhares de fãs e criarem outros tantos sites, blogs, fanzines, fanfics e etc, tudo para discutirem os subtextos, historias, temas e a principalmente a relação entre Xena e Gabby.
Inicialmente exibido na TV aberta pelo SBT do todo poderoso Silvio Santos, a série era vista por poucos e exibida ao bel prazer como um tapa buraco na grade de programação, também exibido pelo canal USA para assinantes, Xena era vista por poucos privilegiados, mas isso não impediu o boca boca, as trocas de informações, levando o seriado a ser cultuado e quando finalmente alguns anos atrás a Rede Record comprou os direitos de exibição do seriado, fez-se a pólvora e assim pipocaram pela net, orkut, salas e mais salas de discussão sobre a série que tornou-se uma febre entre vários públicos.
Saber qual é o segredo do sucesso de Xena Warrior Princess é uma missão difícil, fato porém que não é insolúvel, basta apenas ater-se ao ponto que nunca houve na tv um seriado que trata de maneira tão simples a relação de amizade X amor entre duas pessoas mesmo que sobre o pano de serem amigas e companheiras e nada mais que isso como se supõe.
Oi Andréia.
Eu discordo que nunca houve um seriado que trata da relação de amizade de duas pessoas de forma tão simples, mas concordo que tudo isso que citaste contribuiram para o sucesso. Talvez mais importante que a série seja o que sentem os que veem a série, quando a veem e sobre ela em si, as discussões e as fics. As vezes a mensagem do filósofo é linda mas as discussões sobre elas trancendem.
Acredito que os fandons, a internet e as fanfics colaboraram para realimentar as mensagens da série .
Parabéns. Gostei muito do artigo.
.