Por Dentro I e II – por Laraíne
Por: Mary Anne
Por Mary Anne M.W.
Bom, pra não dizerem que sou uma subtexter radical em suas opiniões, nessa edição resolvi falar de uma fic classificação GEN, e também para coincidir com nossa entrevistada desse mês, que por acaso é a autora da mesma.
Aos subbers de plantão, aviso logo de início, ela foi escrita por uma xenite shipper que adoraria ver Xena e Ares juntos, mas ESPEREM!Não corram já, leiam a fic – que não tem Ares no meio, somente Xena e Gabby – prometo que valerá a pena.
A narrativa tem um traço altamente psicológico e uma sensibilidade vista em raras fics escritas até mesmo pelos próprios subbers.Escrita em primeira pessoa, em duas partes, uma com ponto de vista de Gabrielle e outra com o de Xena.
Se você espera uma aventura feliz, você não encontrará aqui.Se você espera momentos de brincadeira entre X e G, você não encontrará aqui.
Isso é tudo sobre reflexão emocional, como sugere o próprio nome da fic, POR DENTRO.
Poucas fics me fizeram chorar e uma delas foi essa, porque é impossível não se desenvolver uma empatia enorme pelo estado das nossas personagens.É tudo dramático e LINDO, muito lindo e em algum ponto da fic, é difícil acreditar que a mesma foi escrita por alguém que não vê o aspecto romântico na relação de Xena e Gabby, mas ao mesmo tempo interessantíssimo para se entender como uma mente não adepta ao subtexto vê a profundidade de tal relação por um outro ângulo.
Nesse conto, heróis e anti-heróis somem e vemos somente duas humanas.Duas humanas com dores, com medos, com fraquezas e com amor – não o amor romântico que os subbers costumam defender, embora a forma como é retratada nos faça até esquecer que a escritora é shipper- .O espaço se limita basicamente a um clássico acampamento de XWP, mas as viagens emocionais pelas quais as personagens passam são bastante amplas.
É interessante ler a fic tendo assistido a série toda previamente, pois somente assim poderá se entender a profundidade, realidade e significado das palavras proferidas por ambas as personagens e a razão dos conflitos interiores passados.
Particularmente gosto desse estilo de escrita, com profundas reflexões psicológicas em primeira pessoa.Comecei lendo Julia Goldman e mais algumas autoras estrangeiras que não me recordo agora, mas sempre foi raro encontrar fanfics nacionais com esse modelo.
E, como sou chata, não posso deixar de comentar, Laraíne, continue escrevendo fanfics como essas!!!Os leitores pedem por mais! 😛