O que é realmente o Solstício
Por: Mary Anne
Por Mary Anne M.W.
Yay!Estamos finalmente em Dezembro!
Qualquer pessoa “normal” quando perguntada sobre que lembranças o mês de Dezembro lhe trás, certamente diria “Natal.Papai Noel.Presentes.” Uma pessoa normal.Para um xenite, a resposta pode até ser essa, mas provavelmente virá complementada ( pelo menos em pensamento, pra não parecer um fã maluco) “Solstício.Senticles.Carneirinho de madeira.”.Para nós xenites Solstício virou imediatamente sinônimo de Natal.Mas será que realmente sabemos O QUE é o Solstício?
Existem na realidade dois Solstícios durante o ano.O de Verão e o de Inverno.Ocorrem em 22 de dezembro e 22 de junho.
O momento exato de um solstício é aquele em que o sol, visto da terra, encontra-se o mais distante possível do “equador celeste”.Em outras palavras, os soltícios marcam o dia mais longo e o mais curto do ano.
De fato, o solstício de inverno, em várias culturas ancestrais era comemorado com vários costumes hoje adaptados ao Natal Cristã, como nos mostra o trecho:
“Em várias culturas ancestrais à volta do globo, o solstício de inverno era festejado com comemorações que deram origem a vários costumes hoje relacionados com o Natal da religião cristã. O solstício de inverno, o menor dia do ano, a partir de quando a duração do dia começa a crescer, simbolizava o início da vitória da luz sobre a escuridão. Festas pagãs das mitologias persa e indú referenciavam as divindidades de Mitra como um símbolo do “Sol Vencedor”, marcada pelo solstício de inverno. A cultura do império romano incorporou a comemoração dessa divindade através do Sol Invictus. Com o fortalecimento da religião cristã, a data em que se comemorava as festas pagãs do “Sol Vencedor” passaram referenciar o Natal através da comemoração do nascimento de Jesus Cristo, sem vínculos diretos com as antigas festas pagãs.” ( Wikipedia, 2008).
Então, agora sabendo um pouco mais sobre o que é essa data, mesmo assim para nós xenites ela terá um sentido um pouco mais especial, porque tem um significado todo “metalinguístico” dentro do nosso Xenaverse.
Encerro esse artigo desejando um Feliz Natal para as pessoas “normais” e um FELIZ SOLSTÍCIO, para nós xenites! : )