Normas

O espaço da Revista Xenite está aberto a todos que quiserem se expressar através da mesma. Ela foi criada exatamente para dar voz e presença ao Fandom Xenite brasileiro, para botarmos a boca no trombone e declararmos nosso amor e admiração pela série.

Contudo, esse periódico eletrônico mensal não é um playground e publicar um artigo não é brincadeira. A RX hoje tem reconhecimento internacional e as vitórias que obtivemos se deveram à seriedade dos que trabalham para ela de forma voluntária, por puro amor à XWP. Para que haja seriedade é necessário organização, e é em prol dela que algumas normas de publicação deverão ser seguidas.

 

  • Sobre os prazos.

Os artigos deverão ser entregues até o DIA 30/31 de cada mês, desse modo, se você tem intenção de publicar no mês de Abril, por exemplo, tem até 31 de MARÇO, pra editar o material.  Caso o prazo seja desrespeitado, o artigo será publicado somente na edição seguinte.

 

  • Sobre a redação

 

Escrever um artigo, crônica, coluna ou texto de qualquer natureza para a RX não é fazer redação na aula de Português do Ensino Fundamental ou Médio. Você não estará escrevendo isso porque vai ser recompensado com nota, você escreverá por livre e espontânea vontade, então faça o seu melhor. Não tenha medo de expor seu texto ao público por considerá-lo fraco. Críticas construtivas só o ajudarão a melhorar. Mas tenha em mente que:

1. Textos escritos com qualquer língua que fuja do português “normal” serão ignorados, portanto se for mandar algum texto em miguxês, tiopês, internetês e o diabo a quatrês, nem perca seu tempo.

2. EVITE grifos desnecessários e exagerados – isso vale pra cores, sublinhas, negritos etc.

3. Evite letras maiúsculas fora de lugar.

 

Vale ressaltar que todos os textos  aparecerão em fonte Garamond, portanto não adianta formatar seu texto com diversos tipos de fontes personalizadas, porque todo seu trabalho de formatação será convertido na fonte padrão, para que seja possível a visualização a partir de qualquer computador.

A Revista Xenite não tem um revisor atualmente, então use o bom senso e revise seu próprio texto para que não seja enviado com ERROS DE DIGITAÇÃO ou ORTOGRAFIA.

Escrever um artigo não é usar CTRL C+ CTRL V! Textos que forem identificados como copiados e colados do Google, Wikipédia, ou qualquer fonte serão ignorados sem aviso ao autor. Plágio é crime!  Produzir um artigo, uma crônica, uma resenha ou qualquer coisa do gênero é colocar o seu pensamento, a sua visão, o seu conhecimento no texto. Quem quiser ler textos do Wikipédia, vai até a Wikipédia, não até a RX. Isso quer dizer que não se pode pesquisar para escrever o artigo? Claro que pode! Você poderá consultar quantas fontes quiser, mas se for citar trechos exatos dessa publicação, cite a FONTE e tenha a decência de tirar os links presentes no texto.

Sobre as imagens

Não há problema nenhum no fato dos artigos conterem imagens. Pelo contrário, ilustrações ajudam a chamar a atenção do leitor para o texto. Isso, contudo, não quer dizer que o texto deva virar um circo colorido e chamativo.

Coloque imagens quando as imagens se fizerem necessárias. Não sobrecarregue o texto convertendo-o num trabalho de poluição visual.

Cada imagem deverá estar inserida no documento de Word no qual o texto será enviado E o autor deverá mandar em anexo as imagens originais.

Evitar envio de imagens com mais de 300kb de peso ou com mais de 800X600 de resolução.

Só serão aceitas imagens em .jpeg,  .png e .gif. NÃO MANDEM IMAGENS EM FORMATO .bmp, porque as mesmas são extremamente pesadas.

 

Sobre as colunas

Todas as colunas, com exceção das “Advogado do Diabo” e “You Will Survive” (que são comandadas por seus responsáveis) estão abertas a quem quiser publicar nas mesmas. A abertura de uma nova coluna de tema específico é negociável, desde que apresente relevância e que o autor da mesma comprometa-se a escrever periodicamente.

Para escrever nas colunas Girl Power, Bitch Power, Boy Power e Bad Boy, consulte a AGENDA no menu superior.

 

  • Sobre a estrutura de envio

 

 

Foi uma decisão da diretoria da Revista Xenite que haverá uma mudança no modelo de publicação de artigos a partir do mês de Outubro de 2012. Devido ao tempo escasso dos editores (o Pedro estará se ausentando da posição de Editor Chefe, e eu não tenho tempo para assumir integralmente), decidimos para bem que todos os interessados em escrever para a Revista Xenite deverão editar seus próprios artigos (em vez de enviá-los por e-mail), os quais serão liberados pelo Administrador na data de lançamento da Revista a cada mês.

Lembrando que anteriormente à essa decisão, o prazo de entrega era dia 30/31 de cada mês, e nesse novo sistema, isso não mudará. Logo, quem quiser publicar um artigo deverá EDITÁ-LO até essa data de cada mês.

Para quem já teve um blog ou tumblr, mexer com o painel de edição não será nenhuma tarefa difícil, mas aqueles não familiarizados com a blogosfera não precisam se assustar ou sentirem-se intimidados, já que nosso painel tem funções bastante semelhantes às do Microsoft Word ou até mesmo de um editor de e-mail.

No link a seguir existe um tutorial detalhado de como proceder. Se mesmo após ler sobrar alguma dúvida, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo Ask revistaxenite.

http://www.revistaxenite.com.br/aviso-tutorial/

 

  • Considerações finais

 

Querer entrar para a Equipe RX e trazer a público seu amor pela série é natural. A REVISTA XENITE é uma publicação sem fins lucrativos feita por fãs e para fãs, mas seu caráter gratuito não a torna uma brincadeira.

Qualquer um pode tornar-se um colunista fixo, com direito a lugar na página do Expediente, desde que tenha comprometimento e responsabilidade. Aparecer lá não se trata de “parecer importante”, “fazer algo que chame a atenção”, se trata de estar disposto a se doar todo mês a uma causa pela qual você receberá unicamente o reconhecimento do fandom pelo seu trabalho.

 

Se depois de ler todas as considerações acima você se sente preparado para botar a boca no trombone e gritar para o fandom que você é Xenite, mande seu artigo sem medo!

Para trabalhos artísticos como poesias, fanfics, contos, montagens e wallpapers, utiliza as páginas referentes onde vocês efetuarão um cadastro e enviarão o material vocês mesmos . Para mais informações sobre o processo, cliquem nos links abaixo:

ARTWORK

FANFICS

Dúvidas podem ser sanadas através de [email protected]

O Editor Chefe 

Pedro Henrique.

Be Sociable, Share!