Muay Thay
Por: Natasha
Por Natasha T. dos Santos.
Olá Xenites, como já sabem, aqui na coluna Lutas X, escreverei mensalmente sobre alguma luta escolhida por vocês e colocarei em ênfase algumas coisas relacionadas a XWP no final. Este mês, com 53% dos votos, falarei sobre o Muay Thai! So, let’s GO.
Muai Thai
Luta também conhecida mundialmente como ”A arte das oito armas”, pois se usa a combinação de dois punhos, dois cotovelos, dois joelhos e mais dois “canelas e pés”. É um esporte tailândes, porém mundialmente conhecido. Todo golpe do Muay Thai tem o objetivo de acabar com a luta (knock out). Os golpes são dos mais variados tipos e jeitos, porém não é somente “porradaria” como muitos declaram. Esta luta é uma arte e carrega consigo uma super história.
Praticar Muay Thai serve tanto para homem quanto para mulher. Nesta luta você irá trabalhar seus músculos, além de fortalecer seu coração, queimar calorias e emagrecer. Exercícios diversificados deixarão seu corpo mais bem preparado e definido. Além disso, quanto mais massa muscular você tiver, maior a sua queima calórica diária. Além dos benefícios para sua condição física, este esporte também ajuda a ter um melhor equilíbrio emocional, melhor reflexo e maior desempenho em questão de habilidade e destreza, o qual você vai adquirindo à medida de que for treinando.
Essa aí no tórax doeu, hein…
Não é pose, nós lutamos muito bem, obrigada!
Um pouco da história
A história do Muay Thai e a história do povo tailandês – ambos são, entretanto, difíceis de descobrir. Foram várias as informações adquiridas ao longo dos anos, por isso não se tem uma base exata de quando começou realmente. O que todos confirmam (ou pelo menos a maioria), é que o Muay Thai começou em um campo de batalha de combate selvagem na forma de lutar e de agir. Até as armas mais mortais depois vieram a ser utilizadas.
De onde veio sua evolução e afins não se tem uma idéia fixa, como eu já havia dito, porém há duas teses.A primeira é que a arte desenvolveu-se com o povo tailandês que vivia próximao à China, em lutas no campo agrícola em busca de terras para viver e plantar.
A segunda teoria é bem contrária, tem apoio acadêmico e evidências arqueológicas, porém, a primeira hipótese é mais possível, pois desde muito tempo é conhecido o uso do Muay Thai como uma arte essencial de direito da cultura tailandesa e de suas raízes.
WAIKRU (saudação)
Muitas regras mudam com o passar do tempo, mas uma das tradições que nunca muda é a saudação, chamada de Wai Kru.Por Muay Thai ser uma arte marcial, essa saudação demonstra todo um legado que foi passado de geração a geração durante séculos.
Viram? Sou bem comportado.
REGRAS
NOTA I: Se fosse citado aqui todas as regras do Muay Thai iria ficar um artigo muito grande e cansativo, por isso, resumi as devidas regras citando apenas algumas e as consideradas mais importantes. Caso você leitor queira conferir todas as regras desde esporte, acesse este site: http://www.muaythai.com.br/pg_regras.htm
NOTA II:No Muay Thai as regras podem variar conforme a Entidade Organizadora, País ou mesmo Ginásio.
– O Lutador poderá usar apenas calção apropriado para a prática do Muay Thai.
– Não é permitido o uso de sapatilhas, camisa, camiseta, etc.Se necessário, o lutador poderá usar tornozeleira ou faixas nos pés e canelas.
– Objetos e ornamentos feitos de metal também são proibidos.
– O lutador deverá portar protetor bucal, genital ebandagens nas mãos, que serão vistoriados pela organização do evento.
– O uso de vaselina ou qualquer outro tipo de óleo em excesso, que venhacausar desvantagem ao oponente é proibido.
– As luvas devem ser de 10 onças. Cada equipe deverá levar as suas luvas que serão vistoriadas pela organização do evento. As luvas devem estar em perfeito estado.
– Tempo de luta, composição do grupo de árbitros e outros dispositivos:
– Cada luta terá duração de 3 ou 5 rounds de 2 minutos cada por 1 de descanso.
– Lutador menor de idade deve ter autorização, por escrito, dos seus pais ou responsável legal. Será permitido somente atletas acima de 17 anos.
– Os lutadores devem estar na mesma divisão de peso.
– Cada lutador poderá ter no máximo três segundos em seu córner (“técnico”), os quais deverão apenas dar instruções ao seu lutador.
– Os segundos devem ficar posicionados de maneira que não atrapalhem a visãodos espectadores e jurados, sem andar em volta do ringue.
– A luta terá um árbitro central e três juizes laterais, formados pela Federação.
– A luta contará com um responsável pelo cronômetro e gongo.
– Como a luta poderá ser decidida:
A luta poderá ser decidida das seguintes formas:
– KNOCK OUT (KO): quando um dos lutadores, devido a um golpe, cai e não tem mais condição de continuar o combate.
– KNOCK OUT TÉCNICO (TKO): Quando o árbitro verifica que um dos lutadores não tem mais condições de continuar a luta devido a um corte profundo, por exemplo, mesmo não tendo sido nocauteado. – No caso do Knock out técnico, o árbitro poderá também pedir a opinião do médico do evento para tomar a decisão.
– DESISTÊNCIA: Quando o lutador – ou seu córner (através do lançamento da toalha) pede para a luta ser interrompida.
– Decisão do médico.
– Decisão por pontos.
– Desclassificação.
– Empate, quando não for disputa de cinturão.
– Formas de Pontuação:
– A pontuação funciona no sistema de 10 pontos por round.
– O lutador que ganhou o round levará 10 pontos; o outro 9 pontos.
– Se tiver ocorrido um Knock down, o ganhador do round leva 10 pontos e o outro 8 pontos.
– No caso de empate no round, cada lutador leva 10 pontos.
– Ao final da luta, os juízes laterais deverão passar os cartões com a somatória dos pontos para o juiz central, o qual comunicará ao locutor oficial do evento o resultado.
– No caso de empate, haverá um round extra e o vencedor será aquele que melhor se sair neste round. Isto em disputa de títulos (valendo um cinturão), em eventos sem disputa de títulos poderá haver um empate.
– Pontos de ataque:
– Cabeça: frente e lado.
– Tronco: frente e lado.
– Pernas: frente, lado externo e interno, atrás.
– golpes: joelhadas, chute circular e giratório sem poder golpear os joelhos.
– Golpes válidos: – Socos: todos do boxe e soco giratório..
– Chutes: Todos, valendo atingir cabeça, tronco e pernas.
– Joelhadas: Todas, valendo atingir cabeça, tronco e pernas.
OBS: Serão válidos chutes nas pernas, sem poder pisar na parte frontal do joelhos, somente chutes circulares e giratório.
– Sistema de Competições:
– Asiático: com o uso de cotoveladas.
– Europeu: sem o uso de cotoveladas (este sistema é o mais usado).
– Campeonato: lutas casadas
– Torneio: Eliminatórias
– Pesagem:
– Será realizada antes do evento.
A grande dúvida de muitos: Afinal, qual a diferença entre o Kickboxing e Muay Thai?
– A diferença é que o kickboxing “nasceu” do Muay Thai, têm muitas regras que não são válidas para o Muay Thai.No Kickboxing, resumidamente dizendo, se explora bastante a parte de Boxe e chutes iguais ou parecidos ao do Karatê. No Muay Thai se explora muito as técnicas de clinche, joelhadas e cotoveladas. Pode agarrar os pés do adversário quando ele chuta e dar contra golpes segurando o mesmo. Também se golpeia com as canelas ao invés do peito do pé.
Muay Thai E XWP
]
Soco, cotoveladas, pontapés, joelhadas e muita luta, não é isso também que apreciamos em Xena, a força de nossa guerreira? Brevemente dizendo, Xena possui diversos estilos de luta e até adapta a sua maneira
Não enche que eu to de TPM!
Dá para respeitar? Sou uma mulher quase casada!
À medida que Xena viajava pelo mundo, a cada lugar que visitava carregava algo dele e aprofundava sempre ainda mais seu conhecimento e comportamento, assim também conhecendo as técnicas de luta do Muay Thai, com socos e chutes dignos de um bom treinamento, espalhando muito mais medo entre seus inimigos.
Fontes utilizadas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Muay_Thai
Xenites, eu fico por aqui, semana que vem venho novamente trazendo alguma luta da qual vocês pediram.
Abraços e até a próxima edição. [Colunista RX – Natasha Lee]