Meridianos e Pontos de Pressão

Por:

Por Bárbara Rodrigues

Todos nós xenites já vimos a nossa querida Xena aplicar o famoso ponto de pressão. Mas não é só na série que podemos ver alguém fazendo isso.

Pontos de pressão são pontos no corpo por onde passam nervos, sangue ou oxigênio e sobre os quais se pode efetuar um golpe para causar um efeito além de simplesmente dor.
Existem centenas de pontos no nosso corpo, e cada um deles tem função específica: alguns, quando atingidos, podem causar inconsciência; outros, dormência e perda momentânea de movimento; e existem até aqueles que podem causar morte.

Keiraku e Tsubo

Assim denominamos aos circuitos energéticos que influenciam suas áreas adjacentes e órgãos a eles associados através de um mecanismo reflexo “estímulo – pele – função orgânica – pele”.
A esses segmentos conectados ponto a ponto e que conduzem o fluxo energético e hoje são conhecidos por “Meridianos” (Keiraku, em japonês) consta que seus trajetos, localização de pontos e nominação, deu-se no decorrer dos séculos I a VIII a.C. (dinastias Tsin e Oe).

Pontos de Pressão

TSUBO

A pressão é a técnica essencial ao Shiatsu: a partir dela, se feita ou não com correção, os resultados (isto é, a cura, o alívio da dor, o relaxamento, o bem-estar psicofísico) serão decididos.
A esta arte de tocar (exclusiva do Shiatsu) chamamos GAKUN/SHIGEKI.
GAKUN é a sensibilidade do tato conseguida com mãos calorosas, acolhedoras, investigadoras e carinhosas.
SHIGEKI é a excitação causada pelo choque de descompressão de polegares firmes, delicados, ágeis e prestativos que promovem o estímulo transcutâneo.
Somente a memorização da nomenclatura e o conhecimento do trajeto anatômico dos Meridianos não é suficiente. A este conhecimento (tão necessário, é claro) devemos aliar GAKUN para sabermos que tipo de toque será mais adequado em seu grau de profundidade.
Complementando esta sensibilidade especial, temos que reconhecer o tempo exato para realizar os movimentos alternados de pressão/descompressão, isto é, SHIGEKI. Como consegui-lo ? Através de um profundo e recíproco sentimento de empatia entre terapeuta e paciente/cliente.
Quanto maior a compreensão e a dedicação ao Shiatsu, mais nos convencemos de que ainda hoje, como antigamente, ele não é simplesmente massagem (como erroneamente tantos o consideram) ou tão pouco, apenas técnica terapêutica: é também ARTE. Não é por outra razão que uma exigência básica feita ao Shiatsuterapeuta é que esteja TRANQÜILO e CONCENTRADO antes e durante a aplicação.

Pontos de pressão úteis

Meridiano do Pulmão – PM 1:Na parte superior do peito, a uma distância da largura do polegar abaixo do ponto onde a clavícula se projecta, no espaço oco ao canto entre a primeira e a segunda costela. Para tratar constipações, tosse, asma, dificuldades respiratórias, dores no tórax e congestão peitoral.

Meridiano do Fígado – FG 14:Imediatamente acima das beiras inferiores das costelas, directamente abaixo dos mamilos, entre a sexta e sétima costela a contar da clavícula. Deve sentir um entalhe neste local. Para tratar a restrição peitoral, dificuldades respiratórias tosse e dores nas costelas, problemas de lactação, vómitos e náuseas.

Meridiano do Pulmão – PM 9: Na dobra da parte de dentro dos pulsos, no entalhe entre os ossos por baixo da base do polegar. Para tratar uma respiração pouco profunda ou dolorosa, tosse, faringite, letargia, dores no pulso; um ponto de primeiros socorros para reanimar uma pessoa que perdeu os sentidos.

Meridiano do Coração – CÇ 7:Na dobra dos pulsos, no entalhe por baixo do canto da palma da mão, do lado do dedo mínimo. Para tratar a insónia, irritabilidade e histeria; um ponto de primeiros socorros para reanimar uma pessoa que perdeu os sentidos.

Meridiano do Governador do Coração – GC 8:No centro das palmas das mãos. Para tratar o cansaço físico. Um ponto primário para elevar os níveis de energia.

Meridiano do Intestino Grosso – IG 4: Na parte de trás das mãos, a meio do músculo da membrana entre o polegar e o indicador. Para melhorar o funcionamento dos intestinos. Para tratar a tosse, a sinusite, para aliviar dores na parte superior do corpo, especialmente na face (por exemplo, a dor de dentes), e para promover o bem-estar geral.

Precaução: Não tratar em caso de gravidez.

Meridiano do Intestino Grosso – IG 10: No exterior dos antebraços, a uma distância de polegar e meio do fim da dobra que aparece na curva do cotovelo quando o braço se encontra dobrado, aproximadamente em linha com o dedo indicador. Para aliviar dores e cansaço nos braços, espasmos musculares, dores de garganta e para o bem-estar geral.

Meridiano do Coração – CÇ 9: No interior do dedo mínimo, próximo do canto inferior da unha. Para tratar a ansiedade e a histeria. Um ponto de primeiros socorros para tratar a angina de peito e ataques cardíacos.

Meridiano do Triplo Aquecedor – TA 5:Na parte de trás dos braços, à distância de dois polegares acima da dobra do pulso. Para tratar o tinido, infecções nos ouvidos, enxaquecas e a sensação de frio no corpo.

Meridiano do Intestino Delgado – ID 11: Na parte superior das costas, na depressão ao centro das omoplatas. Para tratar a rigidez a dores nos ombros e a neurologia. Também ajuda a aliviar quaisquer problemas pulmonares, tais como dificuldades respiratórias, asma e tosse.

Meridiano da Bexiga – BX 10: Na parte de trás da cabeça, imediatamente abaixo da base do crânio, à distância do polegar da cada lado da coluna vertebral. Para tratar as dores de cabeça e de pescoço, insónias e o nariz entupido.

Meridiano da Bexiga – BX 13:A uma distância de polegar e meio de cada lado da coluna vertebral, ao nível do espaço entre a terceira e quarta vértebra torácica. Para tratar problemas pulmonares, tais como a asma, a tosse, a bronquite, a pneumonia e falta de ar. Trata quaisquer perturbações da bexiga, e também a letargia e a melancolia.

Meridiano da Vesícula Biliar – VB 21: No cimo dos ombros, directamente em linha com os mamilos. Para tratar a rigidez e dores nos ombros e para melhorar a lactação.

Precaução: Não tratar em caso de gravidez.

Meridiano do Intestino Delgado – ID 19: No entalhe que aparece imediatamente à frente da linha mediana das orelhas quando o maxilar se encontra ligeiramente descaído. Para tratar o tinido e dificuldades de audição.

Meridiano da Vesícula Biliar – VB 20: Imediatamente abaixo da base do crânio, na cavidade que aí se encontra, na beira exterior de cada lado do músculo trapézio. Para tratar constipações, dores de cabeça, olhos inchados ou doridos e a tensão no pescoço.

Meridiano da Bexiga – BX 57: Nas barrigas das pernas, no centro do músculo a meio caminho entre o joelho e o calcanhar. Para aliviar a tensão muscular, cãibras, ciática e hemorróidas.

Meridiano da Vesícula Biliar – VB 30: No entalhe do músculo lateral de cada nádega, a um terço do caminho entre o cimo do fémur e o cóccix. Para tratar dores na região lombar inferior, a ciática, a artrite e o reumatismo na anca.

Meridiano do Rim – RI 1: Na sola do pé, a meio caminho da largura do pé e a um terço do caminho entre a ponta do dedo do meio e o calcanhar. Para aliviar as dores menstruais, tonturas e para aumentar a vitalidade geral. Também é um ponto para os primeiros socorros de reanimação em casos de perda dos sentidos.

Meridiano da Vesícula Biliar – VB 34: No exterior das pernas, imediatamente abaixo dos joelhos, no entalhe ossudo abaixo da rótula. Para tratar este ponto, a perna deve estar levantada na posição de “reanimação”. Para aliviar as dores de cabeça, fraqueza nas pernas, problemas nos joelhos e dores nos tornozelos.

Meridiano do Fígado – FG 3: No peito de cada pé, à distância de um polegar e meio da membrana entre o primeiro e o segundo dedos. Para aliviar as dores de cabeça, tonturas, tensão muscular e cãibras.

 

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)
Be Sociable, Share!

Leave a Reply