Manoella e Angelis: Primeiro casal gay – Fazenda de Verão
Por: Ruanna
Quando a nossa amada Rede Record resolveu investir em reality show para competir com sua eterna rival – Globo – inovou de forma ‘’autêntica’’ colocando famosos em uma casa, mais precisamente em uma fazenda. O programa A Fazenda, visto por poucos, não conseguia bons índices de audiência, mas aos poucos foi cativando um público ‘fiel’ à programação.
Depois de cinco temporadas, decidiram investir no mesmo modelo do BBB, onde pessoas desconhecidas iriam para uma casa. Contudo, não esperavam a grande repercussão que essa Fazenda de Verão estava tomando. Ao todo 22 participantes passaram pela casa, e alguns participantes desistiram de disputar o grande prêmio. Regada a muita baixaria, brigas e assuntos polêmicos, a Record encontrava-se em uma saia justa.
Confesso que não acompanhei os primeiros meses da Fazenda de Verão, no entanto, uma coisa curiosa chamou minha atenção e de todos aqueles que não davam nada para o reality. Duas mulheres se rederam ao amor.
Pela primeira vez na televisão brasileira e dentro de um reality show nasceu um amor verdadeiro, mesmo envolvido com tantas brigas e ciúmes.
O bispo Edir Macedo, dono da emissora e evangélico, não esperava por essa, duas mulheres envolvidas amorosamente no programa. O que fazer? Como de praxe, nós xenites sabemos bem o que a Record é capaz de fazer, meteu logo a tesoura em muita coisa, tentavam esconder o relacionamento das duas, evitavam mostrá-las, os beijos e abraços, no mesmo estilo em que Xena foi censurada. Diante de um impasse a Record mostrava pequenos pedaços do relacionamento das duas, sem saber o que fazer. Aos poucos resolveram mostrar a verdade: A mineira Angelis Borges e a curitibana Manoella Stoltz formavam um casal.
A saída de um dos participantes trouxe à casa a mais nova participante, Manoella Stoltz. Uma mulher bonita, elegante, discreta e sensual. Os outros participantes não gostaram da ideia de uma nova integrante. Entretanto, Angelis foi a que mais gostou disso, como foi completamente rejeitada pelos outros integrantes da casa depois de arranjar tanta confusão, tratou logo de colar na sua mais nova amiga. Nascia ali uma das belas histórias da Fazenda de Verão.
Tudo começou depois de que Manoella ficou uma tarde inteira tomando sol, torrou até os miolos e, com um gesto de caridade, Angelis cuidou muito bem da curitibana, dali já surgia um química, logo depois, o beijo na festa cubana. E a Record com medo do que pudesse acontecer resolveu censurar! Só que, em nota, afirmaram que não omitiram o beijo entre as participantes.
Todavia, percebia-se que ali surgia uma paixão avassaladora. De um lado a tranquilidade e simplicidade de Manoella, do outro, a explosiva e ciumenta Angelis. Incontáveis brigas aconteciam, e o motivo era o ciúme imenso que Angelis sentia de sua namorada.
Carinhosa como sempre, Manoella sempre fazia os desejos de sua amada, e muitos participantes viam isso como uma forma de jogar da curitibana. No entanto, percebia-se que Stoltz estava apaixonada, mesmo ter afirmado nunca ter se envolvido com uma mulher antes, certa vez disse que Angelis era uma experiência inédita em sua vida.
Dividindo a mesma cama, Angelis demonstrava seu medo quanto o relacionamento, mas se sentia segura com a confiança que Manoella transmitia:
Na íntegra o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=HU1omJIGG-A
embedded by Embedded Video
YouTube Direkt
De fato, Manoella sempre deixou claro que estava disposta a seguir e se envolver com a mineira:
http://www.youtube.com/watch?v=6sA7-tg2fQk
embedded by Embedded Video
YouTube Direkt
Mais ligadas do que nunca, as meninas não queriam ir para roça, Angelis não conseguia imaginar dentro da casa sem sua amada, só que, dito e feito, as duas disputavam a roça.
Na semana de eliminação uma conversa na casa da árvore foi estopim da pior briga. A conversa seguia tranquila, a situação ficou complicada depois que Angelis resolveu fazer uma brincadeira, que Manoella não gostou muito, sendo motivo para terminarem por um dia.
Angelis chorou baldes, piscinas, lagos e mares por Manoella, que estava bastante chateada com sua amada. Nem se olhavam. Angelis chegou a dizer que Manoella foi um grande erro. Depois de horas sem se falar a mineira não aguentava mais o climão, acabou cedendo e pediu desculpas.
Por fim, se reconciliaram. E Manoella ao ser eliminada disse ao Rodrigo Faro que esperava por Angelis.
Após receber duras criticas a respeito da censura contra as meninas, finalmente a Record resolveu mostrar o relacionamento entre as duas e a reconciliação: >>> http://zip.net/bgjkmR
Cumpre ressaltar que dentro da casa havia um gay, o que não descartaria a possibilidade de que isso pudesse acontecer.
Depois da saída de sua fiel ”amiga” (era assim que o R7 as definiam), Angelis chorou um oceano e não parava de falar de Manoella, fazendo até planos para o futuro junto de sua amada.
O alvoroço de fãs de Angelis e Manoella (#ManoGelis) já estava montado aguardando a grande final e os possíveis cortes que a Record ia fazer, no entanto, surpreendeu a todos, a emissora assumiu o romance entre elas. Rodrigo Faro foi até além, disse que Angelis tinha encontrado sua alma gêmea.
O site da UOL fez questão de conversar com o diretor do programa para esclarecer alguns pontos: ”Convidado a comentar as críticas que “Fazenda de Verão” recebeu por ter adotado uma edição conservadora das cenas de Angelis e Manoella juntas, Carelli admitiu que não deixou que detalhes da intimidade das duas fossem ao ar, mas ressaltou que a opção de não explorar o romance explicitamente não prejudicou a narrativa do programa.
“A gente deixou muito claro que era um casal, não escondeu a história das duas“, disse, garantindo que não houve diferenciação em comparação a outros pares românticos formados no confinamento como Flávia e Dan ou Natalia e Victor. “Nada do que a gente não mostrou interferiu na percepção do telespectador, mostramos só o que era necessário“, continuou.
Questionado se houve alguma recomendação da Record sobre como tratar a relação de Angelis e Manoella, Carelli afirmou que seguiu “a linha editorial da TV aberta“. “Existe um limite para tudo, não só para mostrar casais homossexuais, como para os heterossexuais, sexo, nudez, e outras coisas“, afirmou.”
De fato, as meninas conquistaram o público com seu romance intenso e verdadeiro, reatando o namoro fora do confinamento:
http://www.youtube.com/watch?v=horKRXVM5ls
embedded by Embedded Video
YouTube Direkt
A pergunta que não quer calar: o que tem haver com Xena? Acredito que o amor das duas tem uma ligação com o que vimos em XWP, bem como a relação que a Record teve com esse assunto.
Achei interessante compartilhar com vocês uma história diferente.
Ah, só para matar qualquer um(a), o banho mais polêmico dessa edição, sobrou até punição por causa da demora no chuveiro:
Até mais, caros amigos.
PS: Sei que muitos xenites não são fãs de BBB e afins. 😛
Tapaço na cara da Globo, que já censurou coisas do tipo no BBB.
deu vontadinha de tomar banho. Ui ui!
Euy ja sabia do casal mas tenho uma enorme preguiça de reality shows com esse tema desde a casa dos artistas (tipo uma década ago).
Mas acho que a tv brasileira caminha pra isso, cada dia mais não haverá saída pras emissoras a não ser evidenciar aquilo q sempre foi comum. A sociedade fala, a tv tem q acompanhar. E acho DIGNISSIMO SBT mostrar beijo, Record mostrar casal. Mesmo q seja desntro de um monte de limitações, cada dia mais uma barreira aqui e outra ali é ultrapassada. Veja que até hoje (faz quantos anos da abolição?) um casal negro na novela das 9 ainda é novidade, gente! É devagarzim q a coisa anda. O importante é não parar.
E sinceramente não consigo imaginar (embora pessoalmente fosse me agradar) uma coisa super escancarada -em qualquer emissora q fosse- tendo uma recepção/repercussão positiva. Sou muito mais a favor de casais assim ou como Rafa e Clara de mulheres apaixonadas q nunca mostraram nada além de um convivio normal de casal e a luta do dia a dia de um casal jovem sem apoio completo da família. A aceitaçaõ e a COMPREENSÃO(muito mais importante) acabam acontecendo com mais naturalidade e evita manifestações de ignorância. Prefiro doses homeopáticas q curam do que doses cavalares q só aliviam…
O ponto mais alto foi que o casal conquistou o público pelo fato de não ser agressivo para quem via pequenos pedaços da história das duas. Mesmo não querendo, a Record teve uma posição recatada diante desse assunto e, mudou o rumo do reality depois de anuciar o 1º casal gay da casa. E, particularmente, fui cativada por essa história por querer saber se a Record ia ou não mostrar o relacionamento, sem contar também que as duas formam um casal interessante, instável, mas, interessante. 😛
Independente da historia de reality, o que considero importante sobre as duas é que elas trouxeram à tona a discussão a respeito do preconceito e da intolerância, contribuindo com a visibilidade sobre a questão homossexual.Tenho acompanhado o relacionamento das duas fora da casa e parece ser um amor muito forte.Lembra muito a historia de Sarah e Veronica do bbb da Itália.