Lutas X – Jiu Jitsu
Por: Natasha
By: Natasha T. dos Santos
Olá Xenítes, nesta edição da coluna ‘Lutas X’, veremos sobre o Jiu Jitsu, cujo venceu as votações a palio duro o Karatê.
Jiu Jitsu – O começo de tudo
O Jiu Jitsu , que significa, arte suave é considerado a mais antiga das artes marciais. Ele se originou na Índia (embora haja uma controvérsia sobre seu nascimento na China) em 2000 A.C. Atravessou as fronteiras da China e foi parar no Japão, onde cresceu e se desenvolveu consideravelmente.
Este abrange muito mais técnica do que força é uma luta que pode ser praticada tanto por homens quanto mulheres.
“O Jiu Jitsu é uma arte marcial que possibilita uma pessoa vencer um adversário maior e mais forte através da técnica. O praticante de Jiu Jitsu aprende golpes que forçam o seu oponente a desistir da luta, sem que seja necessário lhe causar danos físicos. São usados golpes como chaves de braço, chaves de ombros e estrangulamentos”, diz o professor de Jiu Jitsu Murilo Santana, da academia Bio Ritmo, em São Paulo. Menos força e mais eficiência..
Essa posição não tá legal, né?
Técnicas e golpes de jiu-jitsu
O jiu-jitsu possibilita a um adversário mais fraco vencer um adversário mais pesado através do uso de uma boa técnica. O praticante de jiu-jitsu aprende golpes que forçam o seu adversário a desistir da luta, sem que seja necessário machucá-lo.
Os golpes mais freqüentes no jiu-jitsu envolvem as articulações, estrangulamentos, imobilizações, torções e alavancas. Os golpes válidos são aqueles que procuram neutralizar, imobilizar, estrangular, pressionar, torcer articulações e lançar o adversário ao solo através de quedas. Existem, porém, golpes que não são válidos e são considerados desleais, como morder, puxar cabelo, enfiar os dedos nos olhos, atingir os órgãos genitais ou ainda torcer dedos.
Algumas das técnicas mais aplicadas:
– Projeção/queda
É qualquer desequilíbrio do adversário que faça-o ser projetado ao chão, tanto de costas como de lado. Na luta em pé, é válido quando o adversário cai na área de segurança, desde que o atleta que aplicou o golpe tenha dado início ao mesmo com os dois pés dentro da área de combate.
– Baiana
O atleta agarra nas pernas do adversário levando-o ao chão.
– Passagem de guarda
É quando o atleta fica por cima do adversário. Ele pode até mesmo estar entre as pernas do adversário, preso ou não. Se ele estiver por cima de apenas uma perna e preso pela outra, é considerada “meia guarda”. A passagem de guarda propriamente dita ocorre quando o atleta toma o lugar do adversário, mantendo-o dominado e deixando-o de lado ou de costas para o chão.
– Pegada pelas costas
Ocorre quando o atleta pega seu adversário pelas costas, apoiando os seus calcanhares nas coxas do adversário. Para valer ponto, os dois calcanhares devem obrigatoriamente estar pressionado a parte interna da coxa do adversário.
– Joelho na barriga
Ocorre quando o atleta que está por cima do adversário coloca o joelho na barriga dele. Nesse momento a outra perna deve estar flexionada, com os pés no solo. Além disso, é necessário segurar o braço, a gola ou a faixa do adversário, dominando-o completamente.
– Montada
Acontece quando o atleta monta em cima de seu adversário, deixando seus joelhos e pés no chão. O adversário poderá estar de frente, de lado ou até mesmo de costas. A montada poderá acontecer sobre um dos braços do adversário, mas nunca sobre os dois – nesse caso não será considerada válida.
– Raspagem
Ocorre quando o atleta que está por baixo, consegue prender o seu adversário dentro de suas pernas e rapidamente desequilibra-o para o lado, invertendo a posição. Só é considerado válido como raspagem se o golpe tiver início dentro da guarda ou meia guarda (prender o adversário por apenas uma perna).
Para aplicar os golpes, os lutadores precisam de muito treino. Um lutador de jiu-jitsu precisa ser muito rápido, flexível e ágil. Normalmente as aulas têm início com aquecimento, explicação da técnica/golpe e, em seguida, os alunos de jiu-jitsu lutam uns com os outros procurando aprimorar o golpe.
Cansei de ficar em baixo, e você?
Jiu Jitsu – Regras Básicas
Não haverá empate, as lutas serão decididas pôr:
I – Desistência
II- Desclassificação
III- Perdas dos sentidos
IV- Pontos
V- vantagens (combatividade)
Área de competição
Também denominada de ringue, a área deve ter entre 64 e 100 m2, sendo que obrigatoriamente 36 m2 devem ser de área interna (área de combate). O restante é chamado de área de segurança. Os tatames da área de segurança devem ser de cor diferente dos tatames da área de combate.
Equipamento
Os competidores de jiu-jitsu devem obrigatoriamente utilizar quimono. Os quimonos podem ser de cor preta, azul ou branca e não podem ser misturados, ou seja, a calça tem que ser da mesma cor do paletó. A faixa deve ter entre 4 e 5 cm de largura e deve ser amarrada na cintura com um nó duplo, impedindo o paletó de ser aberto.
Não é permitido o uso de camiseta sob o paletó, assim como sapatilhas e protetores de orelha. As unhas devem estar curtas. Isso mesmo, antes do início da luta o medidor verifica o tamanho do comprimento das unhas dos lutadores assim como o estado da faixa e do quimono, que devem estar devidamente limpos.
Ficar nesta posição… é tenso!
X.W.P & Jiu Jitsu
Procurem prestar bastante atenção nas lutas dos personagens de Xena (principalmente a própria) de corpo-a-corpo, sempre tem algo ligado as técnicas utilizadas no Jiu-Jitsu na maioria das vezes, como exemplo a ‘montada’ que já vimos Xena fazendo mais de uma vez no seriado.
Fontes:
http://esporte.hsw.uol.com.br/jiu-jitsu3.htm
http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/031017_fit_jiujitsu.htm
Desta vez fico por aqui Xenítes, boas festas de final de ano e que Zeus esteja com vocês!
Eu prefiro Capoeira! Alias, lembro de um episódio onde Xena enfrenta um soldado que lhe acerta uns dois ou três golpes de Capoeira (em plena Grécia antiga)antes de ser derrotado. A história envolvia um medalhão, a morte de um jovem, uma jornada e talvez um encontro com as fúrias (não lembro bem). Qual era o nome desse episódio?