Informativo
Por: Mary Anne
Por Mary Anne
Olá meus queridos leitores!
Como vocês sabem, após muito meses de trabalho duro, torcida (e alguns xingamentos) a RX está de volta à ativa, trazendo a vocês ótimos textos de vários xenites espalhados pelo Brasil.
Reestruturar a RX foi um trabalho bastante complexo e demorado, porque algumas etapas tiveram que ser seguidas. Primeiro, toda a reestruturação da parte técnica, o que envolve o layout e o funcionamento do site.
Depois, precisamos achar um serviço de hospedagem que se adequasse às nossas necessidades, que provesse um funcionamento estável, uma capacidade razoável e um preço que fosse acessível aos nossos bolsos.
Logo em seguida, nós partimos numa jornada de recuperação de artigos, revirando do avesso a caixa de entrada do e-mail da revista, cds de backup, hd’s, etc. Eu estimo que 3% do conteúdo total que a RX tinha antes de sair do ar, não pode ser recuperado, e lhes peço desculpa por isso. Mas a situação ainda que amarga, nos deixa uma lição: a necessidade de TODOS os colunistas enviarem seus artigos para o e-mail da RX, e não para os e-mails dos editores ou por msn, porque desta forma em caso de problemas como o que ocorreu, nós temos uma fonte de backup. Para aqueles que não tiveram seus artigos repostados, nós pedimos que se ainda os tiverem no seu pc, nos enviem para que a situação seja corrigida.
Após essa recuperação, chegou a parte mais difícil, que era achar TEMPO para repostar tudo. Porque ao contrário do que muitos pensam, é algo que exige algumas horas do dia a serem tiradas, e a RX não é a única coisa a qual nos dedicamos. Todos trabalhamos, estudamos, temos vidas pessoais. E devido a isso, eu tenho muito a agradecer a aqueles que colaboraram com esse trabalho, primeiramente o Pedro Henrique, que hoje ocupa o cargo de editor chefe, e os voluntários, Cris ‘Barda’, Alessandro e Giselle. A ajuda de vocês foi imprescindível. Agradeço também à Tássia Pellegrini, que me prestou consultoria quando eu começava a arrancar os cabelos pra resolver abacaxis que o WordPress colocava à minha frente. E é claro, que todos que torceram pela volta e nos deram palavras de apoio também merecem nosso agradecimento (e até mesmo aqueles que me xingaram alegando que eu não estava nem aí pra RX, porque estava demorando. Agradeço porque hoje tenho o gosto de esfregar nas suas caras que ela está de volta).
E enfim, vencidas todas as etapas, conseguimos retornar, e retornamos melhor do que antes, como algumas novidades que venho expor aqui.
Sobre a Biblioteca
Vocês devem ter observado que no menu superior da página, alguns links novos foram adicionados. Entre eles o link Biblioteca, o qual contém vários textos e curiosidades que foram reunidas na época do funcionamento do antigo Portal Xena Movie. Como o material pode interessar muito a xenites novos (e até aos da velha guarda) resolvi colocá-lo por aqui.
Sobre o Blog
Foi criado para a Revista Xenite um tumblr. Para quem não sabe do que se trata, um tumblr é um sistema de blog que foca na publicação não apenas de textos, mas de imagens, vídeos, audios, citações, etc. O Tumblr da Revista Xenite é coletivo, ou seja, qualquer um que quiser se expressar ou contribuir está convidado a fazê-lo. Para tanto, basta clicar no link Submit e enviar sua contribuição.
Sobre o Expediente
Peço que todos os colunistas fixos criem um cadastro no site, e preencham o seu perfil, de modo que possam aparecer na página do Expediente. Isso terá outros usos no futuro também, que explicaremos mais tarde.
Sobre os Downloads
Foi acrescentada uma página com algumas coisas para download, sendo em sua maioria arquivos de PDF com conteúdo xenite. Informo aqui que vamos disponibilizar APENAS material legal, para não comprometer o nome da Revista. Logo, não adianta pedir episódios, cds ou outros vídeos, porque infelizmente não está ao nosso alcance.
Sobre o E-mail
Os colunistas fixos (ou seja, aqueles comprometidos a escrever REGULARMENTE) terão direito à um e-mail exclusivo com terminação @revistaxenite.com . Para ter o mesmo criado, basta entrar em contato com a RX pelo formulário de contato e requisitá-lo. Muitos devem pensar “pra que eu vou querer mais um e-mail se tenho tantos”. Um e-mail da @revistaxenite.com é útil para que os leitores dos seus artigos possam entrar em contato com vocês de uma maneira mais prática. E para não ter transtornos, basta direcionar as mensagens enviadas ao e-mail @revistaxenite.com à caixa de entrada do seu e-mal principal.
Sobre o Forum
Um sistema de fórum também havia sido implementado na Revista Xenite. Eu o retirei recentemente devido a algumas dificuldades técnicas, mas em breve ele voltará e servirá como mais ou meio de comunicação e interação entre os xenites.
Sobre a Newsletter
No menu à direita, vocês encontrarão um novo campo chamado Newsletter. Aqueles que se inscreverem, receberão mensalmente por e-mail um boletim avisando sobre a publicação da Revista Xenite e artigos destaque. Isso servirá para que ninguém esqueça de conferir as novas edições lançadas.
Sobre os Pergaminhos Xenites (Fanfics)
Vocês devem ter notado, que ainda que quase todo o material do site tenha voltado, os Pergaminhos Xenites, ou seja, a página de fanfics ainda não está ativa. Isso se deve a melhorias e implementação de um outro sistema que estou estudando. Em breve ela entrará no ar, como o resto do conteúdo. Apenas peço um pouco de paciência.
Sobre as doações
Vocês devem ter percebido que embaixo de cada post da página principal foi adicionado um botão do PagSeguro. Esse botão serve para que, aqueles que assim desejarem, façam uma doação de QUALQUER valor para a Revista Xenite. Ressalto aqui, que nós somos um site SEM fins lucrativos, e a implementação da possibilidade de doação não é para que LUCREMOS com o trabalho dos colunistas. Deste modo, o dinheiro que possíveis voluntários doarem, servirá para três fins:
- Pagamento mensal das hospedagem pelo servidor Bounceweb
- Pagamento anual do domínio pelo SuperDomínios
- Compra de material para possíveis promoções futuras.
Manter um site na ativa sem maiores transtornos, infelizmente custa dinheiro, o qual atualmente tem saído unicamente do meu bolso e do bolso do Editor Chefe, Pedro Henrique. Vocês devem ter observado que a Revista Xenite não é um site monetizado, ou seja, não tem propagandas pelo Google ADS, ou outros serviços, e isso não é nosso alvo, para não poluir ou comercializar os site. Para que as coisas continuem funcionando, e funcionando bem, pedimos a ajuda daqueles que poderem contribuir, com qualquer valor, mesmo que mínimo. NÃO é doação mensal. Quem quiser doar, doa o QUANTO quiser e QUANDO quiser, sem compromisso.