Eve e as Aranhas
Por: Robson Mechlowicz
Por Robson Cardoso dos Santos
A vagina – assim como seu companheiro de carnavais, o pênis – possui muitos termos para denominá-la, dentre eles, o mais popular, usado por todas as classes e credos, é aranha. Quando duas mulheres transam, o que mais comumente se ouve falar sobre essa relação é que elas estão “colando o velcro”, ou que – aí entra a dita cuja – “colocaram as aranhas para brigar”. Mas o que esse lance tem a ver com o Xenaverse?
Quinta temporada, episódio 22, Motherhood: Eve, agachada num corredor do Monte Olimpo, chama Xena de “mãe”. Assustada, Xena engrena num papo sentimental com a ex-biscate de Roma, e eis que a garota dispara: “Eu gostava dearanhas!”. E Xena: “Eu também!!”
Basta ter um pingo de malícia para enxergar o subtexto desse diálogo: o pensamento machista diz que gostar de aranha é coisa de macho, e se uma mulher gosta de aranha (aranha aqui remetendo ao órgão sexual feminino), logo esta mulher é uma lésbica das mais machorras. O certo é cobra com aranha, nunca aranha com aranha, dizem os homens.
Teriam os roteiristas inserido esse gosto de Eve por aranhas apenas para tornar a cena comovente, onde mãe e a filha há 25 anos separadas se vêem compartilhando algo em comum? Talvez. Mas não esqueçamos que a homossexualidade na série sempre foi retratada de uma forma bem sutil de simbolismos.
Apesar de ter sido bastante rodada com os soldados romanos, e de dar uns pegas no Ares, talvez homem não fosse mesmo a praia da Eve. Suspeitas assim ganharam forma mais concreta na 6a temporada, quando Varia entrou em cena perto de Eve e os subbers juraram que entre elas havia uma fagulha de química (e torceram pra que rolasse também uma física, ui!). Seria Eve lésbica? Uma faceta em comum de sua personalidade com a da mãe da qual cresceu distante?
Abaixo, algumas curiosidades sobre o bicho (que espantosamente tem muito a ver com a personagem!).
ARANHA – Sonhos e Simbologia
Sonhar com aranhas é muito desfavorável. Ver uma aranha tecer a teia representa uma armadilha preparada pelos inimigos. Ver-se preso numa teia deve-se deduzir que certas pessoas espreitam o primeiro erro que se cometa. Mas matar aranha significa libertação de um obstáculo. Comer aranha é presságio de ruína completa. Deve-se acrescentar que a aranha representa também o medo da sexualidade (crise de identidade sexual, Eve?). Grandes e negras – sinal de mau agouro; traição e rivalidade; cuidado com mulheres morenas (uma Xena recém-saída de um gelo de 25 anos??). Pequenas – sua situação financeira melhorará, com a ajuda de parentes próximos.
Aranha simboliza o destino, e o fio com os quais ela tece suas teias representa o meio, o suporte para seguir em frente. (Eve nasceu destinada a desencadear o Crepúsculo dos Deuses, protegida por uma mãe capaz de exterminá-los e pôr um fim ao politeísmo. Destino, sem dúvida).
Símbolo das lutas constantes no mundo das ilusões refletidas no ato contínuo de construir, reconstruir; reconstruir sempre a teia destruída das ilusões. A aranha é também símbolo de agressividade (“Você não é a minha mãe!”) e egoísmo (colocada no centro da teia – centro do Mundo…) e indica o estado da alma daquele com que ela sonha. Se você destrói a teia de aranha, em sonho, indica vontade de vencer os obstáculos, mudar de vida, regeneração; ser mordido pela aranha quer dizer ser ferido em seu amor próprio; ver em sonho uma aranha passeando em seu próprio corpo e ter medo ou sobressaltos indica estar espicaçado em seus propósitos, arrependimento etc.
O Medo
Aracnofobia é a fobia de aranhas. A pessoa que apresenta fobia de aranha mantém distância de locais onde elas possam existir, evitam viajar para o campo ou morar em um lugar onde pode aparecer uma aranha, mesmo sendo pequena. Na hora de dormir, revistam atrás dos móveis para conferir se não há aranhas no quarto.
Sendo assim, a aracnofobia pode limitar a vida das pessoas que sofrem dela, determinando onde vivem, para onde viajam e seus passatempos.
Alguns dos sintomas da aracnofobia são: sudorese, pulso acelerado, inquietação, respiração rápida, taquicardia e náuseas.
O diagnóstico é baseado apenas nos sintomas apresentados.
O tratamento indicado para a aracnofobia é o psicológico, onde a pessoa é exposta de forma gradual ao animal.
A origem do medo é explicada do ponto de vista biológico como uma vantagem evolutiva para a sobrevivência.
Do ponto de vista psicológico, a aracnofobia é classificada como fobia específica, que consiste em medo irracional ou excessivo, persistente e acentuado de um objeto, situação ou animal.
Um Parêntese meu
Meu amigo conta que sua mãe, enquanto estava grávida dele, subira numa cadeira para ajeitar as cortinas da sala, quando surgiu uma baita aranha. No susto, a mulher caiu. Imaginem só: homem adulto que meu amigo é hoje, e sempre teve um PAVOR inexplicável de aranhas, desde pequeno!! Um trauma que o abateu dentro do útero!! Mas não, ele não é gay, portanto ele encara algumas aranhas, não foge de todas!!