Era uma vez uma Princesa e… Uma Barda?

Por:


Por Mary Anne M.W.

[email protected]

X

Dois mitos e uma brecha para o subtexto.

Não é novidade que Xena Warrior Princess tem a característica de citar, satirizar ou homenagear a mitologia e a cultura popular, seja ela ocidental ou oriental.No decorrer de 6 anos de série, muito foi visto disso, muitas vezes passando até mesmo despercebido a olhos distraídos, contudo algumas passagens se mostram com muito destaque e é sobre uma delas que pretendo falar nessa coluna, mais especificamente sobre os eventos ocorridos no episódio Return of Valkyrie da sexta temporada.
Return of Valkyrie, ou o Retorno da Valquíria, faz parte de uma trilogia que retrata a mitologia nórdica dentro da série.Nessa trilogia, entre a salada típica de personagens mitológicos vemos o herói Beowulf, a Valquíria Brunhilda,o deus Odin, o monstro Grendel e o rei Hrothgar entre outros pormenores.
O ápice desse trilogia contudo é o seu episódio final no qual, Gabrielle após passar um ano adormecida num círculo de fogo é acordada com um beijo por Xena, que sendo sua alma gêmea, era a única capaz de tal façanha.
Isso nos remete a dois mitos da cultura popular.


Que adulto nunca ouviu quando criança a história da Bela Adormecida, que foi encantada por uma bruxa ou fada malvada para que ao completar determinada idade picasse o dedo num tear e dormisse por 100 anos, sendo acordada por um príncipe?

Outro mito não tão comum entre as crianças, mas bastante familiar para aqueles que se interessam pela mitologia é a história da Valquíria Brynhilde que após auxiliar o guerreiro errado na batalha, foi amaldiçoada por Odin para que dormisse num círculo de fogo, e somente seu verdadeiro amor, Siegfried poderia acordá-la.

A seguir colocarei em paralelo peculiaridades de cada história e do episódio de Xena:

O SONO.

SAGA DOS NIBELUNGOS/ VOLSUNGOS
“Brynhild é a linda Valkyrja que foi punida por Óðinn (Odin) por desobediência. Brynhild abateu Hjalmgunnar, o rei o qual Óðinn tinha prometido a vitória. Como punição Óðinn falou a Valkyrja que ela casaria, mas ela somente casaria com aquele que não tivesse medo. Em uma alta montanha de Hindarfell, foi então posta adormecida dentro de um círculo de fogo”

BELA ADORMECIDA
No mito da Bela Adormecida, no dia do nascimento da filha do rei e da rainha, doze fadas foram convidadas para seu batizado, tendo sido a décima terceira excluída.Furiosa, esta lança um encantamento que faria a menina espetar o dedo na agulha de um tear quando completasse 16 anos e então morreria.Comovida, uma das fadas reverte o feitiço, para que em vez de morrer, ela apenas caia no sono e durma por 100 anos”

RETURN OF VALKYRIE
Em Xena, Brunhilda ainda é uma Vakyrja, e é encarregada por Odin de matar Gabrielle.Brunhilda eventualmente se apaixona por Gabrielle e desobecede as ordens de Odin.Para protegê-la Brunhilda se metamorfoseia num círculo de fogo o qual envolve Gabrielle fazendo-a cair num sono profundo.

*No primeiro caso, Brunhilda a Valkyrie dorme por punição de Odin, devido a sua desobediência.
No segundo, a Princesa dorme para ser protegida da morte.
No terceiro, ainda há o fator de desobediência de Brunhilda, contudo quem adormece é Gabrielle, para ser protegida, assim como acontece com a Princesa do segundo conto.

A CORAGEM QUE MUDARÁ O MUNDO

SAGA DOS NIBELUNGOS/ VOLSUNGOS
Brynhild ficaria adormecida até um herói sem medo cavalgar através das chamas, que seria aquele com o qual ela casaria.

BELA ADORMECIDA
Neste mito, ao fim de 100 anos um PRÍNCIPE chegaria até o castelo e acordaria a princesa com um beijo.Eventualmente ambos se casam e vivem felizes para sempre.

RETURN OF VALKYRIE
“Brunhilda: Eu me tornarei uma chama eterna para você.Somente sua verdadeira alma gêmea será capaz de atravessar o fogo.”

*No primeiro mito, era necessário que um herói destemido atravessasse as chamas e isso asseguraria o casamento entre este e a Valquíria, como uma promessa.
No segundo mito, trata-se de uma profecia que trará até ali um princípe capaz de chegar até a princesa e acordá-la com um beijo.Ambos se casam mais tarde, mas não por algum tipo de promessa ou profecia, mas por própria vontade.
No terceiro mito, além da coragem do indivíduo que atravessasse o fogo, ainda havia o fator da profecia, na qual somente a alma gêmea de Gabrielle conseguiria o feito.O beijo não fazia parte da profecia proclamada por Brunhilda.Contudo, aqui, houve a junção dos dois elementos anteriores, já que Xena era uma HEROÍNA destemida e uma PRINCESA guerreira.

A MEMÓRIA

SAGA DOS NIBELUNGOS/ VOLSUNGOS
Nesta saga, Siegfried atravessa o fogo duas vezes.Na primeira, promete a Brunhilda que retornará em breve, mas devido a um poção mágica de Grinhild, esquece do seu amor por Brunhilda.

BELA ADORMECIDA
Não há a presença da perda de memória, mas o príncipe não sabia das reais razões pelas quais se sentia instigado a desbravar a floresta, logo ele estava tão às escuras quanto um desmemoriado.

RETURN OF VALKYRIE
Antes de Gabrielle adormecer no círculo de fogo, Xena havia colocado o Anel amaldiçoado, e sua maldição foi esquecer da coisa mais preciosa em sua vida: Gabrielle.Apesar de desmemoriada, sua intuição e a atração espiritual entre as duas almas, fazem ela atravessar o círculo e recuperar a memória após beijar Gabrielle.

OS OBSTÁCULOS

SAGA DOS NIBELUNGOS/ VOLSUNGOS
A primeira vez que ele atravessou as chamas, Sigurðr tinha matado o dragão Fafnir, e conquistado o tesouro do dragão.

BELA ADORMECIDA
Neste mito, uma grande floresta verde havia crescido em volta do castelo durante 100 anos, escondendo-o do resto da civilização.O Príncipe para concretizar sua tarefa, teve antes de cortar as árvores para então entrar no castelo onde todos dormiam e chegar até a princesa.

RETURN OF VALKYRIE
Em Xena, Xena teve de enfrentar Wautrault, outra Valquíria subordinada de Odin e o monstro no qual Grinhilda havia se tornado para chegar até o anel.Depois disso, teve de atravessar o fogo, e cortar os ramos que haviam em volta de SGabrielle.

*No primeiro mito, o obstáculo é composto por fator animal + elemental.O Dragão e o elemento do fogo.
No segundo, o obstáculo era natural, sendo assim a floresta.
No terceiro, os obstáculo eram múltiplos, sendo eles o fator mítico ( a Valquíria), animal ( o monstro), elemental ( o fogo) e natural ( os ramos).

O TEMPO

SAGA DOS NIBELUNGOS/ VOLSUNGOS
Não há demarcação de tempo em relação ao período que Brunhilda fica no círculo de fogo

BELA ADORMECIDA
As diversas versões do conto variam o tempo, mas o mais constante é o período de 100 anos.

RETURN OF VALKYRIE
Gabrielle dorme por um período de 1 ano.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Podemos ver que Tapert e companhia fizeram claramente uma junção de elementos dos dois mitos, criando um terceiro que embora não carregue um final trágico como o episódio de Brunhilda e Siegfried na Saga dos Nibelungos, não é nenhum “vivemos felizes para sempre”.Acho que todo xenite irá concordar que Xena é de longe mais interessante do que os heróis idealizados de ambos os contos clássicos.Mas como toda boa homenagem a um conto de fada, no final de Return of Valkyrie, a Princesa não podia deixar de levar a…outra princesa(!), pra dar uma volta no seu cavalo.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +1 (from 1 vote)
Be Sociable, Share!

One Response to “Era uma vez uma Princesa e… Uma Barda?”

  1. Flavia Cris disse:

    não gostava muito da trilogia nórdica de Xena da sexta temporada porque ainda não me dava conta do mito forte que a história de almas gêmeas. Agora adoro esta trilogia e foi muito bem encaixada em Xena, afinal ela e Gabriele são duas princesas que vivem uma linda história de amor. Muito bom!

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)

Leave a Reply