Entrevistas Mitológicas: Episódio 7 – O Deus dos Cavalos
Por: ABarda
Por Cris ‘Barda’ Penoni
Pensei que Íris tinha finalmente esquecido da minha existência, quando ela começa a berrar em sua voz costumeira. E ainda não era nem 8 da manhã!
-BARDA!!!! Que moleza é essa!? Mês passado você não entrevistou nenhum deus, e ainda não entrevistou nenhum pra setembro?
-Íris, não sou eu quem vai atrás dos deuses. –Expliquei tentando ser paciente. –São os deuses que te mandam atrás de mim, quando querem ser entrevistados.
Ela olhou pra mim com desdém.
-Mortais… Sempre arranjando em quem colocar a culpa.
-Aí, Íris, só me leva pra onde quer que seja que esteja o entrevistado, ou entrevistada, do mês…
Cris ‘Barda’ Penoni: Eu sinceramente nunca achei que faria uma entrevista num lugar assim… tão…
Poseidon, Deus do Mar, dos Terremotos, dos Cavalos: Tão aquático?
C’B’P: É. De qualquer forma, muito obrigada pelo convite… eu acho.
P,DdM,dT,dC: Ora… Você já entrevistou meus dois irmãos, Zeus e Hades. Por que não me entrevistou antes?
C’B’P: É que… han… Hum. Quando você e seus irmãos fizeram a divisão do mundo, por que você ficou com o mar?
P,DdM,dT,dC: Não é a escolha mais óbvia? O céu fica no alto e… aff, só de pensar já me… Ahem. Você não vai publicar isso na entrevista! E o submundo… bem, só meu irmão emo pra querer ter pra si um lugar daqueles.
C’B’P: Você foi criado com os demônios telquines, demônios com cabeça de cão e corpo de peixe. Essa bizarrice o afetou de alguma forma?
P,DdM,dT,dC: Bizarrice? Dis Immortales*! Mais respeito com as criaturas que surgiram antes de você e que continuarão existindo mesmo depois que você tenha chegado ao Hades!
C’B’P: Ah, me desculpe… Em uma de suas histórias mais conhecidas, o senhor sai como o perdedor: na disputa por Atenas, a oliveira criada por Palas Atena foi escolhida ao invés da fonte da Acrópole, criada pelo senhor. Como é ser lembrado como perdedor?
P,DdM,dT,dC: Perdedor?? Você tem noção do que está falando? Quem disse que eu me importava em receber a dedicação daquela cidade mixuruca?
C’B’P: Hum, acho que pelo fato do senhor ter entrado na disputa por ela… Ahem. Vamos mudar de assunto. Um de seus filhos mais conhecidos é o ciclope Polifemo, que foi enganado por Odisseu** e…
P,DdM,dT,dC: Ah, Polifemo estava bêbado. Você sabe como são os ciclopes… Imagina um ciclope bêbado. Mas eu castiguei Odisseu. Sabe quantos anos ele demorou pra conseguir voltar a Ítaca? 10.
C’B’P: Hum, senhor, e os seus outros filhos? Você, assim como Zeus, foi pai diversas vezes…
P,DdM,dT,dC: Ah, sim, meus filhos… É, tenho muitos filhos. Os ciclopes. E Pégaso. E heróis. Mas vocês humanos só ouvem falar dos heróis filhos de outros deuses, não é?
C’B’P: Não exatamente. Tem um que se tornou bastante famoso nos últimos tempos, o Percy Jackson…
P,DdM,dT,dC: Percy Jackson? Quem é Percy Jackson?
C’B’P: O que, o senhor não conhece seu filho Percy Jackson? Dos livros escritos por Rick Riordan?
P,DdM,dT,dC: Nunca ouvi falar!
C’B’P: Bem, ele acaba se tornando um grande herói…
P,DdM,dT,dC: Mais poderoso que Héracles?
C’B’P: Xena já era mais poderosa que Hércules…
P,DdM,dT,dC: É verdade, não é? Quero dizer, Heracles só tinha músculos e fama. Mas o que ele fez de tão notável?
C’B’P: Hum, ele estrangulou o Leão da Neméia, matou a Hidra de Lerna, capturou a Corça dos pés de bronze, depois o Javali de Erimanto, limpou os estábulos do rei Aúgias, matou as aves do Lago Estínfalo, levou o Touro de Creta até Euristeu, capturou os cavalos antropófagos de Diomedes, pegou o cinturão de Hipólita, roubou os pomos de ouro do Jardim das Hespérides, e capturou Cérbero?
P,DdM,dT,dC: Hum, é… Hum… próxima pergunta?
C’B’P: O que o povo do Haiti fez contra o senhor?
P,DdM,dT,dC: Han? Como assim?
C’B’P: O senhor sabe… O senhor é o deus do terremoto. O Haiti foi atingido por um grande terremoto no início do ano. O que o povo haitiano fez contra o senhor?
P,DdM,dT,dC: Hum, nada. Os californianos e os japoneses também não fazem nada contra mim, mas eles vivem tendo tremores de terra, não é? Ultimamente eu só provoco terremotos porque isso é divertido e eu estou entediado. Quase ninguém se lembra de mim…
C’B’P: Mas os haitianos não tinham estrutura pra… Ah, quer saber, eu não vou discutir isso com o senhor. Imortais são tão… complicados.
P,DdM,dT,dC: Ei, eu ouvi isso aí!
C’B’P: Bem, é verdade. Pra finalizar, o senhor gostaria de deixar alguma mensagem para os xenites?
P,DdM,dT,dC: Claro. Han, peraí… como é mesmo o nome daquele meu filho?
C’B’P: Percy Jackson.
P,DdM,dT,dC: Ah, sim. Xenites, além de Xena, peço que vocês dêem apoio para Percy Jackson, esse meu filho que eu não sabia que existia, mas que parece ser um herói extraordinário. Bem, é isso. Ah, e por favor, não poluam os mares. Sabem quanto eu gastei com faxineiros pra limpar a Atlântida, só no último mês? Ah, a Atlântida… Vocês precisam ver a Atlântida… É um lugar tão bonito! Acho que os mortais deveriam aparecer por lá com mais freqüência. A última vez que visitantes estiveram lá foi em… nossa, já faz tanto tempo. E, por que vocês não vão lá nas próximas férias? Prometo que o mar estará límpido e a água estará na temperatura ideal, e…
C’B’P: Íris? Acabei aqui.
Íris: Ah, desculpe. Quando Poseidon se empolga, não há quem o cale…
*Dis immortales! – Expressão que seria equivalente em contexto a “pelos deuses”.
** Odisseu- Nome grego para Ulisses.
E você aí, também não sabe quem é Percy Jackson? Por quanto tempo você esteve preso no Tártaro? Bem, dá uma passadinha nesse artigo pra descobrir quem é esse filho de Poseidon: http://www.revistaxenite.com.br/?p=931
—
Um adendo: Íris mandou avisar que as entrevistas mitológicas correm o risco de serem canceladas, por causa do feedback quase nulo que temos recebido. Se você quer que as entrevistas continuem, por favor, vá até onde está escrito “Leave a reply”, preencha com seu nome e seu email, e então comente! Eu não recebo nenhum dinar pelos artigos, e ela não recebe nenhum dracma de ouro para me chamar aos berros, mas nós duas queremos saber o que vocês estão achando do artigo. Ou se tem alguém lendo. Então, se achou que está ruim, diga, e haverá esforço pra melhorar. Se gostou, diga, pra eu saber onde acertei. E se tiver sugestão de algum deus pra ser entrevistado, fale. E isso é sério, xenites.
Até a próxima edição (eu espero).
Para ser entrevistado?
1-As musas.
2-Belerofonte.
3-Hefaistos.
4- Héracles
5-Perséfone.
6-Cyane.
7- Hermes.
8-Eros.
9-Esperança.
10-Artemis.
Parabéns pelas entrevistas. Tem sido super legal ler calmamente. Nem sempre eu consigo ler no mes que sai, então um belo dia eu me sento e vou lendo o que me chama atenção. Eu gostaria que tu contasse a verdadeira história de Belerofonte e a Quimera… (que mais parece o tiamax da caverna do dragão).
Sucesso sempre.