Distorções em XWP

Por:

  Por Cris ‘Barda’ Penoni

           

            Olá xenites! Bem vindos novamente. Cá estou eu, aproveitando o intervalo dos estudos (o ENEM está quase chegando…), para trazer a vocês mais algum assunto mitológico. Espero que gostem!

Esse artigo foi baseado em anotações que eu fazia em 2006, apenas por diversão. Caso vocês encontrem aqui argumentos que estejam incorretos, por favor, avisem e me mandem referências que expliquem onde está meu erro. Eu gosto de mitologia e tenho o hábito de estudá-la, mas não conheço todas as nuances dos mitos. E sobre os fatos bíblicos, eu andei pesquisando algumas coisas, mas também não sou nenhuma especialista…

 

 

            Todo mundo está cansado de saber que Tapert & Cia adaptavam os fatos mitológicos, históricos, bíblicos, etc. da forma que mais lhes convinha para a criação dos roteiros dos episódios. Aqui estão alguns fatos e mitos que ganharam versões ligeiramente diferentes, tanto em XWP quanto em HTLJ.

Os titãs: Conta a mitologia que, após serem derrotados por Zeus e os outros deuses, os Titãs foram aprisionados nas profundezas do Tártaro, privados da luz do sol. Poucos foram aqueles que não receberam tal castigo (como Atlas, que ao invés de ficar com seus “irmãozinhos”, foi obrigado a sustentar o mundo em seus ombros), mas todos foram castigados de alguma forma.
E então, eu lhes pergunto: Como é que tantos Titãs estavam em uma caverna, esperando que a Deusa Virgem (ou Gabrielle) os libertasse?
Iolaus: As únicas referências ao baixinho se encontram na segunda das 12 tarefas de Hércules, quando o herói enfrenta a Hidra de Lerna. Nas versões que eu conheço, Iolaus ou é um primo, ou um sobrinho ou um servo de Hércules. Mas nunca o melhor amigo e vizinho de infância, companheiro de tantas aventuras, conforme demonstrado em HTLJ.
Afrodite, Ares e Hefesto: Em Hércules há um episódio em que Afrodite é presa por Hefesto, e, ao ver uma escultura que o deus-ferreiro fez em homenagem a ela, a deusa do amor se apaixona. Na mitologia não é bem assim… 
O casamento dos dois é arranjado por Zeus, que o faz por reconhecer os bons serviços prestados por Hefesto. Afrodite, em algumas versões, até se empolga inicialmente pelo talento de seu marido, mas… Fala sério, ele é muito feio para a deusa do amor e da beleza! Então, ela começa a ter suas puladas de cerca e seu principal amante acaba sendo… Ares! (Para mais detalhes, releiam o artigo de Maio – Ares e Afrodite).
E caímos em um ponto interessante: em XWP e HTLJ tanto Ares quanto Afrodite são deuses movidos por suas paixões, futilidades e os egos maiores que mil Olimpos (o que, em termos mitológicos está correto). Mas vocês já notaram o carinho fraternal –verdadeiro- entre os dois deuses? Quantas vezes ouvimos Ares chamar Afrodite de “irmãzinha”? E o contrário? 
Onde foi parar a paixão dos dois? Onde foi parar o tórrido romance entre os dois deuses mais volúveis da mitologia?
Orfeu, Eurídice, Baco e as Bacantes: Em linhas gerais, Eurídice morreu ao pisar em uma cobra venenosa enquanto tentava fugir de um pastor que a assediara. Nada de ficar presa entre um exército de humanos e um de bacantes, conforme é dito em Girls Just Wanna have Fun. Na verdade, Baco –ou Dionísio, tanto faz- não tem nada a ver com o infortúnio do mais célebre músico da Grécia Antiga.
E já que estamos falando de GJWHF, vamos esclarecer algumas coisas: bacantes não são versões gregas de uma mistura sinistra de vampiro com lobisomem. Elas eram simplesmente sacerdotisas (ou em algumas referências, apenas adoradoras) de Dionísio. Tudo bem que elas eram adeptas de um bom vinho e de danças desenfreadas, típicas do culto a Dionísio. Mas elas não eram sugadoras de sangue. (Antes que alguém diga alguma coisa… Sim, eu sei que uma vez as bacantes estraçalharam o rei Penteu, como se fossem feras. Mas ele estava espiando, e isso não é uma coisa muito aconselhável de se fazer.)
Baco também não era o deus bizarro, mau e sanguinolento que o episódio demonstra. A mitologia o apresenta como o deus das uvas, do vinho e do teatro. Tinha seus exageros, é claro –quem nunca ouviu falar nos bacanais? –mas não era assim um cara do lado negro da força.
Helena e sua amizade com Xena: Em Beware Greek Bearing Gifts, na 1ª temporada, ficamos sabendo que Xena e Helena eram amigas. Não lembro se há alguma menção a qual época a amizade das duas surgiu. Mas é improvável que tenha sido quando elas eram crianças, porque a Trácia ficava a nordeste da Grécia Antiga, enquanto Esparta (a terra de Helena) se localizava no sul do país. Uma distância considerável para uma época sem carros ou internet… Então, vamos considerar que essa amizade surgiu na época de warlord de Xena. Só que pelos meus cálculos, Tróia já estava em guerra, e eu não consigo visualizar como uma amizade poderia surgir ali… Bom, Xena é Xena, e ela tem os famosos many skills dela. Essa é a única explicação que eu vejo neste momento.
Homero, Safo e Sófocles: Segundo os historiadores, a (verdadeira) Guerra de Tróia ocorreu no século XII a.C. Pois é. Passam-se três séculos e então Homero escreve o seu mais famoso poema, contando a história de Aquiles, Helena, Menelau, etc.
Mas eu não sei se vocês repararam uma coisinha, que a tradução mal feita deixou ainda menos evidente. Em Athens City Academy of the Performing Bards, aquele bardo que Gabrielle conhece, o Órion, no final, revela seu verdadeiro nome: Homer. Acontece que Homer é Homero em inglês.  Ou seja, em questão de alguns episódios, temos um avanço de 3 séculos!
O problema é que, em Many Happy Returns (6ª temporada), Safo “aparece”. Acontece que Safo viveu entre os séculos VII e VI a.C. Legal. Seis temporadas, mais ou menos 30 anos… E mais três séculos se passaram, como mágica!
Ainda não terminei aqui. Quarta temporada. The play is the thing. E mais um autor grego de renome aparece em XWP: Sófocles. Que viveu no século V a.C.
Ok, tentem acompanhar a linha do tempo de acordo com os autores gregos que de fato existiram:
1ª temporada: Século IX a.C.
4ª temporada: Século V a.C.
6ª temporada: Século VI a.C.
Alguém me explica como? Ah, ainda existe aquele fato da Guerra de Tróia ter acontecido no século XII a.C….
Júlio César, Cleópatra e o menino Jesus: César morreu em 15 de março de 44 a.C. Certo.  “Idos de Março” é exatamente o dia 15 desse mês, e nesse ponto, não há distorção quanto a história de César. Mas… espera aí… Cleópatra não morreu em 31 a.C.? Ou seja, 13 anos depois de César. No entanto em XWP as mortes desses dois personagens se dão com uma distância de mais ou menos um ano… Hum, que estranho!
Mas a situação fica pior quando a gente lembra que na segunda temporada, em Solstice carol, lá no finalzinho, a Gabrielle dá o Tobias de presente para um casal com um bebê de colo. Isso não teria nenhuma importância, não fossem as sugestões/evidências de que aquele recém-nascido não era ninguém menos que Ele, o Menino Jesus. Ou seja, Solstice carol acontece no ano 1 d.C. 
O que eu quero dizer é que: 
a) Na segunda temporada, estamos no ano 1 da era Cristã;
b)Na quarta temporada, voltamos no tempo e vamos parar em 44 a.C.;
c) E, finalmente, na quinta temporada (antes que passem os 25 anos na tumba de gelo), pulamos cerca de 13 anos em relação a temporada anterior. 
E ainda tem as datas que eu citei no item anterior… Ou seja, quando se trata de XWP, o tempo é relativo!
Mael e Icus: Claramente, Altared State é uma adaptação tapertiana da história de Abraão e Isaac, em que Deus ordena que seu servo sacrifique seu filho. Como sabemos, antes que Isaac seja sacrificado, Deus se manifesta e diz a Abraão que o sacrifício não é mais necessário porque ele provou que ama a Deus acima de qualquer coisa. (Gênesis, cap. 22). Como  maior parte das personagens bíblicas, Abraão teve inúmeros filhos, entre eles Isaac e Ismael.
O personagem de Karl Urban em AS é uma referência a Ismael, e Icus, representa Isaac. Mas quem disse que na Bíblia havia bolo de nozes aditivado e um plano maléfico de Ismael contra seu irmão? Mas temos de dar um desconto: no fim, o episódio acaba sendo fiel ao desfecho bíblico, com Deus impedindo o sacrifício.

 

Espero que ninguém tenha saído com um nó no cérebro, depois de tantas confusões de datas, fatos e mitos. Bom, comentem, deixem sugestões, críticas. E até mês que vem!

 

                                                                                    Referências: Enciclopédia Barsa (artigos sobre César, Cleópatra Homero, Safo, Sófocles)
Bíblia
O Livro de ouro da mitologia – Thomas Bulfinch
Contos e Lendas da mitologia grega –  Claude Pouzadoux
Odisséia – Homero (Série Reencontro)

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One Response to “Distorções em XWP”

  1. Mára disse:

    Umas e outras: Mnemosine era titã.
    Ulisses leva 10 anos pra voltar pra casa e a guerra levou 10 anos se considerarmos a idade do Solan como 12 anos a Xena dos exércitos e de Corinto abandonou a luta a 12 anos akela pelo menos. Helena era amiga de Xena em tempos de evil? mas ela levou Ulisses pra casa…tempo é relativissimo.
    Tróia era mais perto da Tracia do que Esparta.
    O mais legal com Homero é que ele era chamado de cego por que contava histórias de olhos fechados Amei isso.
    Acho que a estátua que Hefestos fez pode ser uma alusão ao mito de Pigmalião.
    Realmente Afrodite e Ares eram amantes , mas Zeus e Hera eram irmãos e isso é esquecido pela série.
    Quem disse que mulheres frequentavam academias em Atenas? E como Gabrielle pagou seus estudos?

    Se havia uma alusão a Jesus de Nazaré em Solstice, também não houve com Eli e Batista? Mas Eli é anterior a Batista. Ele é sucessor de Sansão e anterior a Samuel . Samuel ungiu Saul e Davi. e Davi aparece…
    São só uns pontos, mas Parabéns pela visão !

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