Curso de estrutura de roteiros aula 7

Por:

Aprendendo linguagem cinematográfica com Xena


Aula 7 – Estruturas Narrativas – II

 

As 36 situações dramáticas do Romance Gótico

Em seu livro, “Les XXXVI situations dramatiques” – 1916, Georges Polti relata que a partir das observações de Gozzi e de Goethe e de uma boa parte da literatura romântica, pode-se estabelecer  trinta e seis situações base de roteiro listadas a seguir.

Também seguem exemplos da literatura clássica ou filmes famosos e nomes de episódios de SWP em que estas situações foram utilizadas.

1 – Súplica ou Implorar – Alguém é levado a uma situação de ter quer suplicar por algo.

Ex.: Todo poderoso, The way – XWP (Xena tem de orar ao deus Krishina para derrotar o malvado Indrejit.)

 

2 – O Resgate, a Libertação ou o Salvador – Alguém tem que salvar ou libertar outra pessoa de uma situação.

Ex.: O resgate do Soldado Hyan, Who´s Gurkhan? – XWP (Xena, Gabrielle e Virgílio vão ao Oriente Médio para resgatar a sobrinha de Gabrielle.)

 

3 – Crime e Vingança – Alguém comete um crime e a vítima, amigo da vítima ou sobrevivente retorna e reage contra o criminoso.

Ex.: Kill Bill, The debt (I e II) – XWP (Xena viaja até a China para vingar a morte de Lao Ma.)

 

4 – Vingança de parente contra parente – Bem semelhante ao item 3 ocorrendo em uma escala familiar: um parente criminoso que é vingado por seu parente vítima.

Ex.: Hamlet, Friend in need – XWP (Akemi manipula Xena para poder ter a oportunidade de matar o seu próprio pai que supostamente teria eliminado a sua mãe.)

 

5 – Perseguição ou o Acuado – Alguém é condenado justamente ou injustamente por um crime e tem que fugir dos seus perseguidores.

Ex.: Rambo I, O Fugitivo, Dangerous prey – XWP (Xena e Varia são caça e caçadoras do rei Morloc.)

 

6 – Desastre – Algo inesperado ocorre na vida de alguém que provoca sérios danos a sua vida. Pode ocorrer devido a algum fenômeno da natureza, um infortúnio, um inimigo que vence ou uma má notícia.

Ex.: Terremoto, O destino do Poseidon, Tsunami – XWP (Xena Gabrielle e Autolycus tentam sobreviver a um naufrágio provocado por um maremoto.)

 

7 – Ser vítima de crueldade ou de infortúnio – um torturador e um torturado.

Ex.: O que terá acontecido a Baby Jane?, Adventures in the sin trade – XWP – (Alti tortura Xena com seus poderes mentais.)

 

8 – A revolta – os oprimidos conspiram e se rebelam contra seus opressores.

Ex.: A fuga das Galinhas, The black wolf – XWP (Xena ajuda o bando do Lôbo Negro a se rebelar contra o Tirano Xerxes.)

 

9 – Empreendimento Audacioso – um líder sonhador audacioso tenta realizar algo que muitos consideram loucura.

Ex.: Fitzcarraldo, The play’s the thing – XWP (Gabrielle tenta montar uma peça teatral imaginando que ela poderá espalhar uma mensagem de paz para o mundo.)

 

10 – O Rapto – O sequestrador, a vítima, o guardião e alguém que vai resgatar a vitima.

Ex.: Ata-me, The path not taken – XWP (Xena é contratada para libertar a jovem Jana que foi sequestrada pelo mercenário de armas Menzentius.)

 

11 – O Enigma – um charadista, alguém que tenta solucionar o problema e a solução.

Ex.: O Código Da Vinci, Been there, done that XWP (Xena quase enlouquece tentando descobrir o porquê de todos os dias repetirem e só ela percebe isso.)

 

12 – Obtenção de uma conquista A superação – O solicitante, o adversário que recusa, os obstáculos e as suas superações e o árbitro ou juiz.

Ex.: Em busca da felicidade, Athens city academy of the performing bards – XWP (Gabrielle participa de uma competição de bardos apenas para saber qual é o seu verdadeiro destino.)

 

13 – Inimizade entre parente – Um Parente malévolo e um Parente vitimado ou ódio recíproco entre eles.

Ex.: Cain e Abel, O que terá acontecido a Baby Jane?, The king of assassins – XWP (Joxer tem que enfrentar o seu irmão gêmeo Jet que sempre o maltratou.)

 

14 – Rivalidade entre parentes – O parente preferido, o parente rejeitado e o objeto da disputa.

Ex.: Esaú e Jacó, Puridy – XWP (As filhas de Lao Ma disputam a posse do livro do poder.)

 

15 –  Crime por adultério – Dois adúlteros, um cônjuge ou um amante que se vinga.

Ex.: A lenda do romance de Lancelot e Guinever, Atração Fatal, Beware greeks bearing gifts XWP (Xena e Gabrielle se envolvem na Guerra de Tróia que foi o resultado de um célebre caso de adultério.)

 

16 – Loucura – O louco, uma vítima e alguém que busca o motivo dos seus atos insanos.

Ex.: Psicose, The furies – XWP (As Fúrias penetram na mente de Xena e atormentam seus atos.)

 

17 – Imprudência fatal – Um imprudente, uma vítima ou um objeto perdido.

Ex.: Titanic, The titans – XWP (Gabrielle acha que pode enganar eternamente os titãs.)

 

18 – Crimes involuntários por amor – Os amantes, alguém que envenena a relação.

Ex.: Othelo, Lyre, lyre, hearts on fire XWP (Draco, enlouquecido pelo amor tenta sacrificar Gabrille.)

 

19. Assassinato de um parente não sabido – O Assassino, uma vítima que é um parente do assassino que no momento do crime lhe era apenas um desconhecido.

Ex.: Édipo Rei, Armagedon now II – HLJ  (Callisto volta ao passado para descobrir que ela própria teria matado os seus pais.)

 

20 – Auto-sacrifício por um ideal – O herói, um ideal, um “bem” ou uma pessoa sacrificada.

Ex.: Os inconfidentes, Prometheus – XWP (Xena e Hercules disputam que irá se sacrificar para salvar a humanidade.)

 

21 – Auto-sacrifício por um parente – O herói que se sacrifica por um parente ingrato ou não.

Ex.: A vida é bela, The debit II – XWP (Lao Ma deixa-se morrer nas mãos do seu filho.)

 

22 – Sacrifício de tudo por uma paixão – Um apaixonado, o objeto da paixão fatal, a pessoa ou coisa sacrificada.

Ex.: Campos dos Sonhos, Crusader – XWP (Xena cogita abandonar Gabrielle por achar que ela estaria melhor ao lado de Najara.)

 

23 – Necessidade de sacrificar seres amados – Alguém é levado a sacrificar uma pessoa a necessidade do sacrifício.

Ex.: O Sacrifício de Abraão, A Escolha de Sofia, Altared states – XWP (Xena tenta evitar que Anteus sacrifique o seu filho em vão.)

 

24 – Rivalidade entre classes – Alguém que se considera superior ao seu rival tem que enfrentá-lo de igual para igual, o objeto da rivalidade.

Ex.: Os miseráveis, Hooves & harlots – XWP (Xena tenta evitar a guerra entre centauros e amazonas.)

 

25 – Adultério – Um Cônjuge traído e dois Adúlteros

Ex.: Ela é o diabo, The Last of the Centaurs – XWP (Belach, Filho de Boeras, acusa Xena de ter roubado o seu pai da sua mãe.)

 

26 – Crimes de ou por Amor – Alguém que ama, a pessoa amada, o crime e o motivo.

Ex.: Antony & Cleopatra – XWP (Xena mata Marco Antonio e Gabrielle mata Brutos apesar de demonstrarem que amavam os caras.)

 

27 – Descoberta da desonra de um ser amado – Um filho ou parente que descobre os crimes do passado dos seus pais ou antepassados.

Ex.: O poema épico Os Tymbiras, The Convert – XWP (Najara revela a Arman que o seu pai, Kryton, não foi um herói mais sim um terrível bandoleiro assassino.)

 

28 – Obstáculos ao amor – Amantes que tem que enfrentar obstáculos para permanecerem juntos.

Ex.: Romeu e Julieta,  For him the bell tolls – XWP (Um jovem casal de príncipes tem seu romance dificultado por mero capricho da deusa Aphrodite.)

 

29 – Um inimigo amado – Alguém que ama aquele que lhe odeia ou quem deveria odiar.

Ex.: Romeu e Julieta – Destiny XWP (Xena descobre que amar Júlio César não foi um bom negócio.)

 

30 – Ambição – Alguém ambicioso, o objeto do desejo ou a meta a ser alcançada e o disputador.

Ex.: Cidadão Kane, When fates collide (Julio César escapa do Tártarus e altera as tramas do destino para moldar a história ao seu gosto.)

 

31 – Conflito com um Deus – Um mortal, um imortal.

Ex.: O livro de Jó – God Fearing Child – XWP (O nascimento da filha de Xena atormenta o monte Olimpo.)

 

32 – Ciúmes equivocado – um ciumento, o objeto de que ele tem ciúmes, o suposto traidor a causa ou o autor do engano.

Ex.: Dom Casmurro, Lyre, Lyre, Hearts on Fire – XWP (Gabrielle sente ciúmes de Joxer, mas não entende o porquê.)

 

33 – Julgamento Errado – Um erro judicial, a vítima, o juiz, o defensor da causa ou o verdadeiro criminoso.

Ex.: Hurricane, The  execution – XWP (Xena e Gabrielle tentam inocentar o velho guerreiro Meleaguer que foi injustamente condenado a morte por um juiz desonesto.)

 

34 -O remorso – O culpado, a vítima ou a culpa como castigo.

Ex.: A lista de Chingler, Path of vengeance – XWP – Eve deixa-se capturar pela amazonas para pagar os crimes de Livia.

 

35 – Resgate de uma pessoa perdida – O salvador, o Reencontrado

Ex.: Procurando Nemo, Daughter of Pomira XWP (Xena e Gabrielle resgatam uma menina que estava sendo criada por uma tribo de “selvagens”.)

 

36 – Perda de pessoas amadas – Um Familiar vitimado, um parente que observa impotente o executor da desgraça.

Ex.: Love story, Maternal instincts – XWP (Xena e Gabrielle perdem seus filhos.)

 

Baralho de situações

Agora que temos as 36 situações um excelente exercício de criação é tomar um baralho velho e escrever  na face de cada carta uma das 36 situações. Como o baralho tem 52, nas cartas restantes podemos completar o baralho incluindo as nossas próprias situações que percebemos existirem nas histórias contemporâneas. (assim podemos incluir temas mais próximos a nossa realidade e polêmicos como: sexo, drogas, relações homoafetivas, abortos, dinheiro, poder, política etc.)

Então embaralhamos bem e retiramos três ou até cinco cartas do baralho e com elas tentamos criar uma história com os nossos personagens de fanfic se envolvendo nestas situações.

De posse do sorteio destas cartas podemos elaborar inúmeras histórias com os mesmos personagens. Já que como supostamente estaremos trabalhando com fanfics; previamente já temos todos os personagens muito bem construídos na nossa mente, o que facilita em muito o processo criativo.

Apenas usando este jogo, utilizando sempre os mesmos personagens, podemos em muito pouco tempo gerar uma temporada inteira de histórias curtas.

 

Círculo da Fogueira Navajo

Este nome de estrutura narrativa deriva de uma exemplificação: Os guerreiros de uma tribo indígena, de noite, reúnem-se ao redor de uma fogueira para discutir os eventos da última caçada. Em dado momento, um dos guerreiros acusa outro de ter roubado o cavalo que ele havia capturado na ravina pela manhã. O guerreiro acusado defende-se e diz ter capturado o cavalo na pradaria durante a tarde. Os dois guerreiros já iriam decidir a questão no braço quando um jovem guerreiro pede para contar a sua versão da história: Ele estava em cima da ravina e confirma que realmente o primeiro guerreiro capturou o cavalo e o deixou amarrado próximo ao rio. Então, quando o guerreiro não estava olhando ele por curiosidade foi até o cavalo e por acidente desprendeu o animal que acabou fugindo para a pradaria. Só então, após todos terem ouvido as três versões da mesma caçada é que a toda a tribo pode saber o que realmente aconteceu. Esta estrutura narrativa é bem comum nas novelas em que diversas histórias paralelas ocorrem ao mesmo tempo compondo um único romance.

No filme de animação “Hoodwinked!” (“Deu a louca no Chapeuzinho Vermelho”) um sapo detetive toma do depoimento de diversos personagens suspeitos de terem cometido um crime. Cada um conta a sua versão da história que aos poucos vai se revelando, pois os eventos, aparentemente ilógicos em cada história, aos poucos vão se encaixando até se chegar ao verdadeiro culpado do crime.

Em XWP, esta estrutura está presente no episódio “Takes One to Know One” em que Xena só consegue resolver o mistério do assassinado da caçadora de recompensas após ouvir os diversos depoimentos de todos os envolvidos. Outros episódios também possuem estrutura semelhante como “Athens City Academy of the Performing Bards” e “If the Shoe Fits…”.

 

Mais algumas estruturas  de enredo clichês:

Trama do Pigmaleão

Na mitologia Grega Pigmaleão era um exímio escultor que após criar uma estátua de uma linda mulher se apaixona por suas formas. Os Deuses se compadecem de seu sentimento e transformam a estátua numa mulher de verdade. Em princípio, Pigmaleão adorou o presente dos deuses mas logo descobriu que a sua criação era totalmente desprovida de valores morais da sociedade. Não falava, se comportava como um animal e não sabia viver em sociedade. Pigmaleão teve que, com muita paciência educá-la e transformá-la finalmente em uma mulher de verdade.

O personagem que cria ou transforma outro personagem.

No seriado HLJ a bombada ferreira Atalanta, apaixonada por Hércules, cria uma estátua do seu amado herói, um deus dá vida a estátua mas a pobre Atalanta logo descobre que o seu brinquedinho animado não tem controle.

Ex.: My Fair Lady, Uma Linda Mulher, Pinóquio etc.

 

A Trama de Romeu e Julieta ou a invenção do amor

Geralmente  o enredo segue o seguinte caminho: dois personagens se conhecem e se amam, mas obstáculos impedem que eles fiquem juntos e no fim eles conseguem ou não superar todas as barreiras que os separam.

Outra variante bem comum é que no princípio apenas um destes personagens sente amor pelo outro e passa toda a trama tentando conseguir ser correspondido.

Aparentemente a tradição literária acha que as tramas funcionam melhor se o amor não triunfar tão facilmente logo no começo como todos nós, os espectadores, gostaríamos. Frustrar o amor, pelo menos no começo ou no meio do processo. O amor proibido pela sociedade, como o amor entre pessoas de diferentes idades, classes sociais, de diferentes etnias ou de mesmo sexo nas mãos de um bom roteirista rende muito mais. Os inúmeros obstáculos devem parecer intransponíveis.

É por isso que não raro o amor no final triunfa, mas geralmente perde para o fator morte no final, pois um dos membros ou o casal morre no final da trama.

Ex. Love History, West Side Story, Titanic etc.

 

O Império dos sentidos

Existe uma linha mais contemporânea de explorar as relações amorosas não como sendo um sentimento da alma, mas apenas como mera necessidade fisiológica, ou seja, pura atração animal. Neste caso não é o amor quem triunfa ou perde no final, pois ele sequer é o participante da trama. Apenas a chama da paixão (patus = doença) se apaga e os casais se separam seguindo cada um o seu caminho.

Ex: Último Tango em Paris, O Império dos Sentidos, 9 semanas e 1/2 de amor, Room in Rome etc.

 

A Gata Borralheira

É apenas uma vertente das relações de amor. Personagem pobre encontra um personagem rico e se apaixonam. No meio da trama o casal tem que enfrentar os preconceitos sociais e dos parentes. Para o amor triunfar um dos personagens deve se transformar para passar a ser considerado digno de amar alguém de status social superior ao dele.

Ex. Cinderela, Uma linda mulher etc.

 

A Viagem de Alice

O personagem principal é lançado num mundo que lhe é totalmente estranho e se envolve em conflitos com os habitantes locais

Ex. Os deuses devem estar loucos, Na corte do rei Artur, The bitter suíte- XWP etc.

 

A corrida de ratos

Trama em que um ou mais personagens se unem para cumprir uma determinada meta. Por vezes eles competem entre si e se sabotam o tempo todo.

Ex.: A corrida do ouro, A volta ao mundo em 80 dias, a corrida do século, etc.

 

A Busca / Resgate

O personagem principal sai do seu mundo comum após ser convidado a entrar no mundo da aventura com objetivo de recuperar ou achar algo específico. É bem comum a presença nestas tramas diversas cenas de fuga e perseguição. Filmes de detetive também podem ser encaixados no enredo da busca. O detetive precisa ir atrás de pistas para chegar à causa do crime, há sempre o suspense e apenas no final é revelada a conquista da meta.

Ex.: Os caçadores da arca perdida, A Múmia, Tudo por uma esmeralda etc.

 

A Vingança

Este modelo de trama faz referencia a um dos primeiros documentos escritos da história, o famoso Código de Hammurabi, já dizia: “olho por olho, dente por dente”.

No inicio, o personagem principal está em seu mundo comum até que um incidente grave acontece por culpa de alguém, alterando drasticamente o seu mundo, privando-o das coisas ou pessoas que mais lhe eram valiosas. Parte-se então em busca de uma vingança.

As normas sociais e a religiosas nos ensina desde criança a amar e perdoar ao próximo, porém este tipo de enredo chama bastante atenção do público, pois atinge muito mais profundamente os brios da nossa natureza animal.

Geralmente a vingança prevalece no final apenas como vitória para justiçar uma punição aos criminosos. Mas o sentimento de vingança do personagem principal pode não ser plenamente realizado, pois a sua realização pode ao final deixar um gosto vazio e a forte constatação de que ela não trouxe de volta tudo aquilo o que ele havia perdido.

O Conde de Monte Cristo, Kill Bill, V de vingança etc.

 

O Messias (O Escolhido)

Um homem comum na multidão por algum motivo é escolhido por alguma entidade superior a liberar o seu povo ao rumo da libertação.

Ex.: A história de Moisés, Matrix etc.

 

Um conto de Natal

Este célebre conto de Charles Dickens vem gerando inúmeras versões ao longo da história do cinema e da TV. Ebenezer Scrooge, um velho rico e muito sovina de coração frio, é visitado na noite de Natal pelo fantasma do seu ex-sócio, este era tão o mais cruel e vigarista quando o Scrooge. Ele avisa que naquela mesma noite o velho sovina receberá a visita de três espíritos (dos Natais passados, do Natal presente e dos Natais Futuros) que irão tentar mostrar-lhe os seus erros e conseqüências a fim que possa se arrepender a tempo dos seus atos. O personagem Tio Patinhas de Carl Barks também foi inspirado neste conto.

Ex.: A Solstice Carol – XWP, Muppet Christimas Carol etc.

 

A Fuga / A Perseguição

Um personagem principal que é perseguido por algo ou alguém. Em algum momento da trama os papéis podem se invertidos e o caçador vira caça. Quando isolarmos os personagens em um ambiente fechado, o nível de tensão pode aparentar ser um jogo mortal de elevado grau de suspense.

Ex.: O Predador , Alien, Tubarão, O Fugitivo, O Iluminado. Tubarão etc.

 

O Isolado

O protagonista por ser diferente e incomum é isolado da sociedade. Esta trama geralmente tentar mostra como muitas vezes a sociedade com os seus preconceitos e pensamento coletivo pode ser injusta gerando monstros onde naturalmente não deveriam existir.

Ex.:  O Corcunda de Notre Dame, o Homem Elefante, O Fantasma da Ópera, Frankenstein etc.

 

O Poder – Ascensão e Queda

Geralmente conta a saga de personagens que ao custo de muito sacrifício, determinação e alguns golpes baixos tornam-se poderosos e temidos. Estas tramas também mostram como a chegada ao topo do mundo muitas vezes pode resultar em fantásticas quedas.

Ex.: Cidadão Kane, Poderoso Chefão, Apocalipse Now, O Aviador etc.

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3 Responses to “Curso de estrutura de roteiros aula 7”

  1. Mary Anne disse:

    Como amante da literatura e cinema, adoro essa série de artigos. Dá pra aprender muita coisa legal! Parabéns Sena!

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  2. Chapo disse:

    SEN-SA-CI-O-NAL!!!!

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  3. Mára disse:

    Muito obrigada. É gratificante ler e perceber nos episódios aspectos que o texto levanta, inclusive perceber em outros filmes e livros. Valeu mesmo!

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