O que o elenco diz sobre a série
“Sabe, eu tenho que dizer que acho que Gabrielle procurava por sua alma gêmea e, que na verdade, ela encontrou em Xena.Enquanto fazia essa busca, durante a série inteira, ela acabou achando o amor de sua vida-que é Xena.- Renée O´Connor
“'Quando o Destino Colide' é uma estória sobre o encontro de Xena e Gabrielle, e como elas se apaixonam, novamente.” –Katherine Fugate roteirista do episódio
“O beijo foi o ideal para Xena
: a Princesa Guerreira.Porque ,primeiro de tudo, foi miticamente correto (o
mito da Bela Adormecida),mas também por ter combinado com nossos personagens
e as necessidades e desejos dos mesmos tão perfeitamente”.
(R J Stewart, produtor e roteirista à respeito do beijo entre Xena
e Gabby na trilogia nórdica).
“No set de filmagem achávamos que Xena e Gabby eram amantes.Mas, havia sempre um espaço para outras interpretações”.- Katherine Fugate roteirista de When fates Collide
“Eu acho que dizer que elas eram
almas gêmeas,foi a maneira mais bonita de se colocar isso.Isso abrange
tudo.Acho que elas tinham um relacionamento- que estava além de rótulos
e categorias - foi uma aventura maravilhosa que durou seis anos.”
(Adrienne Wilkson, Eva filha de Xena).
“O que Gabrielle estava pensando
enquanto brincava com o cabelo de Xena naquela cena?
“Ela pensava em como Xena era linda, e como aquela seria a última
noite delas na Terra.”
(Renée O´Connor quando perguntada sobre essa cena do episódio
“One Against an Army/Um Contra o Exécito Persa)
“Renée: Xena estava satisfeita
com ele(César)
Rob Tapert: Sim, ela estava muito feliz com ele.
Lucy: Até a pequena barda(Gabrielle) aparecer”
(Rob Tapert, Renée e Lucy comentando o episódio When Fates Collide)
“Lucy: Então ,Renée,
como é beijar Lucy Lawless?”.
“Renée: Deixe-me mostrar a você”. (Convenção
de Xena de 2004)
“Bem no final da cena,foi que a ficha caiu para mim.Agora, não era mais Xena era bissexual e meio que amava sua parceira, e namoravam de vez em quando.Não, elas eram mesmo um casal” – Lucy Lawless ao gravar o último episódio da série.
“Sua orientaçao sexual é uma parte muito pequena de quem você é, e eu não sinto que o fato das personagens serem gay ou não é um grande problema. Contudo eu acho a Renée muito sexy”. – Lucy Lawless
“Quando eu escrevia os personagens, para mim, Xena era apaixonada por Gabrielle.” Steven Sears roteirista de Between the Lines, The Bitter Suite e The Quest.
“Ares ama Xena, mas Xena ama Gabrielle.” – Kevin Smith (Ares , o deus da Guerra)
“Através da história, as almas delas tinham se interligado(...) E toda vez que isso acontecia em suas vidas na Terra elas reconheciam uma a outra(...) Elas diriam “Eu conheço você.Eu conheço você e tenho que ficar com você.Eu não sei porque,mas tenho” – Steven Sears roteirista da série.
“Minha cena favorita é (...) aquele momento que você percebe que essa pequena camponesa tagarela que Xena pegou no meio do caminho, que era uma barda, e até um pouquinho irritante,era por quem ela estava se apaixonando”.-T J Scott , diretor.
“ Mesmo Gabrielle tendo mudado seu caminho interior.Isso não significava que ela iria desistir de amar a pessoa que era sua companheira” – Renée O´Connor a respeito do episódio O caminho (The Way 4a temporada).
“ Renée: Obrigada, Lucy,
por você ter dito que eu beijava bem.
Lucy: Shiiii. As paredes têm ouvidos”. Convenção
de Xena 2004
“Almas gêmeas apaixonadas.Era
como ele (Tapert) queria que eu as retratasse.”
(Katherine Fugate – roteirista de When Fates Coliide)
“Se eu estava no set quando a dança entre Xena e Gabrielle foi filmada? Sim, e foi fantástico assistir.Todo mundo queria estar no set aquele dia”. William Gregory Lee/Virgílio comentando sobre a dança delas no episódio Heart of Darkness)
“Foi sensual..foi lindo.Todo mundo ficou fascinado isso é o que foi:Wow! O que elas estão fazendo?” – William Gregory Lee sobre a mesma cena do item anterior.
“Eu não acho que sabia,totalmente, sobre a minha própria sexualidade até que eu fui participar de Xena e trabalhei com a Lucy Lawless.” – Renée O´Connor.
“Lucy: Você ficava tentada
a me beijar, não ficava, Ren ?
Renée: Naturalmnte,você é muito atraente, Lucy”.
“Joxer era sempre, curiosamente, ignorante sobre o relacionamento sexual delas(...)Ele felizmente, curiosamente,estupidamente não tinha a mínima idéia do que acontecia entre elas.” – Ted Raimi, Joxer comentário feito nos Box DVD da série.
“ Do seu próprio jeito é uma grande e romântica estória de amor (...) Nós só queríamos que os personagens se encontrassem e agissem de forma que nos passassem que elas tinham esses sentimentos.” – Rob Tapert, produtor e roteirista de Xena.
“"Tudo o que eu posso dizer sobre Gabrielle…é que ela satisfazia a tudo o que Xena desejava" --Rob Tapert criador e produtor da série
“ Foi no episódio ‘Is there a Doctor in the House’ que , pela primeira vez, Xena percebeu que amava Gabrielle….dessa forma.” - Renée O´Connor
“Renée ficava preocupada como o relacionamento deles (Gabrielle/Virgilio),durante a cena da orgia, ficaria na tela, em contraste com o relacionamento de Xena e Gabrielle.Ela não queria decepcionar os fãs do subtexto.” William Gregory Lee/Virgilio comentando sobre o episódio Heart of Darkness.
"Quando no início,eu começei a interpretar Gabrielle, eu quis encontrar um modo de me relacionar com Lucy.Eu nunca tinha atuado com uma mulher que era uma heroína,antes.Havia , obviamente, uma conexão meio maternal,mas eu lembro que interpretei uma conexão de amor por uma pessoa com ela.Na minha cabeça foi como eu começei a me relacionar com Xena.Eu estava me apaixonando por essa mulher!" - Renée O´Connor.