Chakram

O chakram é uma arma usada até hoje na Índia. É um disco vazado no centro, feito de metal com bordas cortantes. É lançado manualmente e por ter bordas cortantes ao bater nas lanças ou em outras armas corta-as. Pode também bater nas paredes que o faz ricochetear confundindo os inimigos, principalmente à noite quando a escuridão o encobria e só se podia ouvir o silvo agudo da arma a voar e se viam as suas faíscas a bater em algum lugar. Esta arma foi levada para a Europa pelos primeiros viajantes e assim como os bumerangues por não saberem usá-lo como arma ele foi convertido em brinquedo (o famoso frisbe). Esta arma aparece em muitas histórias de ficção — os maiores exemplos disso são o seriado norte-americano produzido na Nova Zelândia Xena e o mangá One Piece.

     

Sikhs com chakram, 1844          

Os chakrams de Xena

             

Sais

O sai é uma arma originária de Okinawa, incorretamente acreditada como uma ferramenta agricultural uma vez utilizada para medir troncos, campos de irrigação ou para reter carroças de mercadoria no local. Sua forma básica é a de uma adaga cega, com duas longas, cegas projeções (tsuba) acopladas à empunhadura. Sai são construidas em uma variedade de formas. Alguns são suaves, enquanto outras são octogonais forcados no meio. Os tsuba são, tradicionalmente, simétricos, entretanto, o desenho Manji desenvolvido por Taira Shinken emprega tsuba contrariamente direcionados.

A finalidade do sai como arma reflete de suas formas distintas. Com perícia, pode ser empregada eficazmente contra uma espada longa, aprisionando a lâmina da espada no tsuba do sai. Usuários habilidosos são capazes de quebrar lâmina presa com um movimento de suas mãos. Existem várias maneiras distintas de se empunhar um sai nas mãos, os quais garantem versatilidade para usado como ambos, letal e não-letal.

Tradicionalmente, os sai eram carregados em três: dois ao lado, como armas primárias, e um terceiro escondido nas costas, no caso de uma mão ser desarmada ou para prender o pé de um inimigo ao solo arenoso de Okinawa. Como uma arma de arremesso, o sai tem uma distância letal de aproximadamente 15- 20 metros . O sai era arremessado normalmente contra oponentes utilizando uma espada, bo ou outra arma de alcance longo. O ferro (ou aço, em versões mais contemporâneas) pesado do sai concentrava força suficiente para atravessar uma armadura.