Beowulf and Grendel
Por: Yannara
Yannara Marques
Chega mais um mês e outra edição da RX para preparar. Eu, para variar, mais uma vez não fazia idéia de que filme escolher, assisti inclusive a tão mencionado A maldição do anel, mas pretendo deixa-lo para uma digna análise futura. Eis que numa aventura por DVD’s abandonados no armário de casa me deparo com Bewulf and Grendel.
Ao contrário do que a maioria pensaria este não se trata do longa “A Lenda de Bewulf” (em português) onde Angelina Jolie deu o ar da graça em sua versão animada.
Ao continuar minha aventura pela obra, que na versão em português foi intitulada A lenda de Grende,l me deparo com belíssimas paisagens naturais islandesas e a já conhecida – e interessante – estória de autor desconhecido baseada num antigo poema Anglo-Saxão onde o bravo guerreiro Bewulf (Gerard Butler, O Fantasma da Opera; Lara Croft Tomb Raider: O Berço da Vida), que se oferece para ajudar o Rei Hrothgar a combater o temível Grendel, um troll que espalha o terror numa pequena aldeia.Beowulf está decidido a ajudar as pessoas e a acabar de uma vez por todas com o monstro. No entanto, o nosso herói descobre que o troll pode não ser a fera destruidora e sem alma que todos alegam, e que seu amigo Rei Hrothgar tem um pouco de culpa por esse se tornar o que é. Para apimentar a trama, a presença de uma akabruxa aka prostituta enquanto conquista o coração do protagonista esconde grandes segredos. O filme promete.
Promessa que não passaram de expectativas não cumpridas e ao longo da narrativa nem mesmo os deleitosos cenários conseguiam me tirar a cara de tédio. Um elenco não tão mal desperdiçado num roteiro “bacantinho”. O fundo épico cede lugar a um debate religioso entre o cristianismo ascendente e a presente devoção aos deuses nórticos, outra proposta igualmente mal explorada. O enredo segue uma linearidade que não oscila durante os 103 minutos, sem clímax, sem diálogos reflexivos, quando o começa a apresentar sinais de que a estória vai tomar novos rumos os nomes começam a subir na tela preta.
Devia ser acrescentado ao fim dessa tela o disclaimer: A promessa de um bom filme sobre Bewulf e Grendel foi prejudicada durante a produção deste filme.