Atena: Apenas uma vilã do xenaverse?

Por:

Atena: Apenas uma vilã do xenaverse?

Por Cris ‘Barda’ Penoni

            Fila. Calor. Todos os calouros dos cursos integrais numa fila imensa. Um arco-íris…

            “Não agora.“

            Como se adiantasse eu ter pensado isso. Aquela voz estridente e já tão conhecida berra:

            -BARDA! Mais uma entrevista pra você.

            Senti os olhares curiosos dos outros calouros se virando em minha direção. Aquela figura chamativa pairava no ar a minha frente.

            -Íris, tá maluca? Eu sou obrigada a participar da recepção de calouros, senão eles cancelam minha matrícula!

            -Relaxa, barda. Aposto que você se lançaria no Tártaro se perdesse a entrevista de hoje.

            Antes que eu pudesse perguntar “o que?”, Íris me levou para o Olimpo…

            …e eu estava frente-a-frente com a deusa que eu mais respeitei em toda a minha vida. Atena, deusa da sabedoria e da guerra. E como uma certa princesa guerreira lembrou uma vez, não deixe de acrescentar “deusa da tecelagem”.

 

            Cris ‘Barda’ Penoni: Muito obrigada por conceder essa entrevista para a Revista Xenite.

            Atena, Deusa da Sabedoria, da Guerra, da Tecelagem, etc.: Eu é que fico feliz em saber que os xenites terão a oportunidade de conhecer a verdadeira deusa Atena.

            C’B’P: Que bom… Vamos falar sobre o seriado Xena Warrior Princess, que é o foco da RX. Eu particularmente não gosto muito quando penso que colocaram a deusa mais fantástica do Olimpo como um ser egoísta e sem coração que queria matar um bebê. O que a senhora pensa sobre o que os roteiristas de Xena fizeram com a personagem Atena?

            A,DdS,dG,dT,e.: Aquilo foi um absurdo. Eu posso ter sido vingativa em alguns momentos da minha história imortal, mas, Aracne, por exemplo, mereceu ser transformada em aranha. Ela ousou me desafiar para ver quem era a mais hábil tecelã, sendo que EU sou a deusa da tecelagem. Como dizem vocês, mortais… “Fala sério!”. Mas eu não sou o monstro repulsivo que os roteiristas de Xena criaram. E aquela atriz que arranjaram para me representar, a tal de Paris Jefferson… Horrível. Nunca que meu cabelo parece com o da Medusa…

            C’B’P: Concordo plenamente. Seu cabelo é perfeito… Muitas vezes, a senhora ajudou heróis em suas missões. Na sua opinião, porque os roteiristas de Xena colocaram Atena como uma antagonista, ao invés de uma aliada da Princesa Guerreira?

            A,DdS,dG,dT,e.:  Porque Afrodite se intrometeu na história… Se você observar, nas primeiras participações daquela desmiolada, ela era uma espécie de vilã egoísta, que queria impedir um casamento só para que seus templos não fossem derrubados (isso aconteceu em For Him The Bell Tolls, 2X16), ou que roubou a estrela polar…(fato ocorrido em Fins, Femmes and Gems, 3X18). Mas, com o desenvolvimento da série, ela vai se aproximando de Xena e Gabrielle, ficando amiga das duas… Sabe como que ela conseguiu isso? Do mesmo jeito que fez para ganhar o voto de Páris.

            C’B’P: Ela subornou o Tapert?!?

            A,DdS,dG,dT,e.:  É óbvio… Como que você acha que ele conseguiu conquistar a Lucy Lawless?

            C’B’P: Ela subornou o Tapert…

            A,DdS,dG,dT,e.:  É! Foi o que eu disse. Por acaso você tem algum problema cognitivo?

            C’B’P: Não… não… Mas, espera aí! O Tapert e a Lucy já estavam casados quando Fins, Femmes and Gems foi ao ar. Eles se casaram em 28 de março de 1998, e o episódio foi ao ar em 13 de maio daquele ano… E em A day in life (2X15) tem até mensagem subliminar sobre o futuro casamento da Lucy com o Tapert*… Então a Afrodite não teria subor…

            A,DdS,dG,dT,e.:  Deixe de bobagem! Você não conhece a extensão dos poderes dos deuses. Não sabe do que nós somos capazes… Além de tudo, Afrodite pode muito bem ter pedido para começar como uma “anti-heroína”, e aos poucos se tornar amiga de Xena e Gabrielle.

            C’B’P: E por que ela faria isso, divina senhora?

            A,DdS,dG,dT,e.:  Para despistar, é claro. Aquela ali só se faz de burra, mas ela é esperta, ardilosa…

            C’B’P: Se assim a senhora diz, eu acredito… Mas o que isso tem a ver com a personagem Atena se tornar uma deusa vingativa e cruel?

            A,DdS,dG,dT,e.:  Vingança pela guerra de Tróia. Páris pode ter escolhido Afrodite como a mais bela, mas quem ganhou a guerra foram os atenienses. Meus protegidos. Então aquela invejosa nascida da espuma do mar providenciou para que os xenites me enxergassem como uma deusa abominável.

            C’B’P: Hum, isso faz sentido. Na verdade não, mas ante que meus neurônios fritem… Vamos mudar de assunto. A senhora acha que a sabedoria está sendo colocada em segundo plano pela humanidade de hoje?

            A,DdS,dG,dT,e.: Sim. Os mortais não buscam tanto saber as coisas. Só se importam com assuntos frívolos. Quer um exemplo disso? Na televisão brasileira há dois programas destinados ao público adolescente. Um é “Malhação”. A história todo ano é quase a mesma coisa, com poucas mudanças à medida que eles mudam de temporada. Falta engenhosidade… O outro programa é um seriado chamado “Tudo O Que É Sólido Pode Derreter”. Foi criado por dois filhos meus, o Rafael e o Esmir (Rafael Gomes e Esmir Filho são os criadores também do web hit “Tapa na pantera”, de 2006 http://www.youtube.com/watch?v=6rMloiFmSbw ), e cada episódio do seriado é baseado em alguma obra da literatura brasileira ou portuguesa. Agora, me fala: qual desses programas tem mais audiência? Nem preciso dizer que a juventude brasileira corre o risco de ser uma das gerações mais idiotas que o país já teve…

            C’B’P: Não senhora, estás certíssima… Há uma pergunta que a humanidade faz há séculos, e que a senhora, sendo a deusa da sabedoria, provavelmente tem a resposta…

            A,DdS,dG,dT,e.:  “O que é sabedoria?”?

            C’B’P: Na verdade, eu estava pensando em “Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?”, mas pode ser isso também. O que é sabedoria?

            A,DdS,dG,dT,e.:  Há milhares de formas de encarar essa pergunta, mas a única resposta verdadeira é: A sabedoria sou eu, Atena.

            C’B’P: Naturalmente. A senhora, é claro. Como não pensei nisso antes? E, para finalizar…

            A,DdS,dG,dT,e.:  Já sei: “gostaria de deixar uma mensagem para os xenites?”

            C’B’P: Sim, senhora. Exatamente. Acho incrível que a senhora saiba qual é a próxima pergunta… Qual mensagem seria?

            A,DdS,dG,dT,e.:  Leitores xenites: não imitem essa barda puxa-saco que está me entrevistando. Não é bajulando da deusa da sabedoria que alguém fica sábio. Estudem filosofia, matemática, astrofísica… Exercitem os seus cérebros, essa é a forma mais eficiente de alcançar a sabedoria. (silêncio) Íris, pode levar a barda embora.

            Íris: A senhora poderia usar seus poderes e alterar a Névoa, para fazer com que as pessoas se esqueçam que a barda esteve sumida durante um tempo?

            A,DdS,dG,dT,e.:  Até poderia, mas não vai ser preciso… Ninguém estava prestando atenção mesmo. (silêncio) Vocês ainda estão aqui??

 

            Então, Íris me levou de volta.

            Até agora a ficha não caiu… eu entrevistei a excelentíssima deusa Atena! Ela falou comigo!!! Yay! Bem que a Íris disse que eu me atiraria no Tártaro se perdesse essa entrevista.

 

            *No dvd The Xena 10th anniversary collection, nas entrevistas sobre o episódio ADIL, é dito que, na cena em que Howard pergunta se Xena nunca pensou em casar, o nome de Tapert aparece de forma subliminar, fazendo referência à proposta de casamento do dele com LL. :O

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)
Be Sociable, Share!

Leave a Reply