Animal Atraction: Cavalos e XWP
Por: Colaboradores
Por Marina Andrade
Bom, além de me tocar de várias maneiras, Xena Warrior Princess também despertou em mim o interesse por essa criatura que é tão importante na vida da nossa heroína quanto Gabrielle. Argo. Na verdade, cavalos de um modo geral mas especialmente os Palominos. Explicarei mais a frente.
Primeiro, um breve comentário sobre essa espécie.
Da mesma família dos asnos e das zebras, vem de uma linhagem de 60 milhões de anos. Seu primeiro membro tinha apenas 40cm de altura. É original do norte da América mas manadas foram difundidas na Ásia e na Europa na pré-história, contudo foram se esgotando por causa dascaçadas e capturas para domesticação.
Cavalo Sangue Frio Existiam quatro tipos : Cavalo da Floresta, Cavalo da Tundra, Tarpan e Przewalski, de onde se originaram as principais raças de hoje. Só o Cavalo de Przewalski resiste nas planícies da Mongólia, sendo a última espécie selvagem no mundo.
Devido a mudanças no meio ambiente, onde pântanos foram se tornando planícies sua evolução foi acontecendo de modo que desenvolvesse capacidade de correr velozmente em terrenos ondulados para fugir de predadores, esquivar-se agilmente, voltar-se sobre si mesmo e correr no sentido oposto e é claro, sua estatura aumentou. Sua audição é aguçada e seus olhos no topo da cabeça dão uma visão quase circular. A crina servepossivelmente para proteção, já que os felinos atacam no pescoço. Vivem em média 30 anos.
São classificados pela raça, pelagem, porte e função.
Pelo porte e função temos:
-Cavalos de sangue quente. Pois tem o temperamento ativo. São os cavalos de esporte e lazer.
-Cavalos de sangue frio. Tem temperamento calmo. São cavalos pesados, para trabalho.
Principais raças: Andaluz (Espanhol), Árabe (Filho do Vento), Bérbere e Puro Sangue Inglês.
Cavalo Sangue Quente Pelagens: Alazão(apresenta o pelo do corpo, crina e cauda em um tom avermelhado), Castanho, Baio, Marrom, Palomino, Malhado, Tordinho, Ruão, Preto, Tordilho.
Velozes, ágeis , feitos para fuga, fortes. Assustam ao primeiro contado por causa do seu grande porte mas são extremamente dóceis, confiáveis, fiéis. No pouco contato que tive com eles percebi o quanto são doces. É uma amizade como qualquer outra. Baseada na confiança, no amor. Amizade que precisa ser conquistada, pois qualquer tentativa de impor sua vontade sobre o animal torna a domesticação complicada.
Ok, agora vamos pra XWP.
Argo, é uma palomino. Não é exatamente uma raça, mas sim uma pelagem. Pode-se encontrar-los entre as diversas raças. Basta-se cruzar um alazão com um albino (Branco) e contar com a sorte, o resultado final não será necessariamente um palomino. Nem cruzando palominos pode-se garantir um filhote com essa pelagem.
Alazão Os animais tem o corpo dourado e a crina e cauda loiras quase brancas. No inverno perdem um pouco a cor ficando meio esbranquiçados, voltando ao normal no verão com a troca dos pelos.
Para o papel da Argo foram usados 3 cavalos. Tilly, Barbie e Mac. Tilly é a égua que aparece na maioria das cenas com a Lucy.
Está nas filmagens desde o início. E segundo Sandy Raynor, a tratadora dos animais , Lucy adora Tilly e Tilly se dá muito bem com a Lucy.
Barbie, outra égua. É responsável pelos chutes e os outros truques. E Mac, é como um dublê, quando vemos a Xena cavalgando no horizonte ao por do sol, é provavelmente o Mac.
Os três tem em torno de 10 a 14 anos, foram comprados pela Renaissance, especialmente para XWP. Em Hécules, Xena cavalgava em um cavalo cinza chamado Snuff, só que com a estréia de um novo show ela precisaria de um cavalo especial que marcasse, para compor seu próprio estilo. Palomino, foi a escolha. Sandy diz que tiraram fotos de vários tipos de cavalos e a equipe de design simplesmente olhou e….“é esse”.
Agora, Gabrielle….
Como sabemos, ela ganha seu próprio cavalo na quinta temporada. É “interpretado” por um macho chamado Flash. Na verdade, sabe-se pouco sobre ele, não sei a raça e não sei ao certo sua pelagem, desconfio que seja castanha, devido a sua crina escura. Reneé não teve problema algum com Flash. O maior dilema foi sobre o nome que dariam, porque originalmente era pra ser uma égua. Sugeriram o nome Âmbar, mas como explica Sandy, o melhor animal que conseguiram era macho então tiveram que arranjar algo mais apropriado para ele. (Não especificou qual nome). De qualquer forma….e apesar de dizerem que é Ambarino, não encontrei nada em minhas pesquisas nesse Google de meu Deus que me desse alguma certeza sobre esse ou qualquer outro nome.
Teve o Tobias…mas asnos já são pra outra matéria….Fontes:
Dados sobre os palominos.
Entrevista com a Sandy Raynor (em Inglês)
Ótimo site pra quem começar a aprender…