Ambrosia
Por: Danielle Coelho
Por Danielle Coelho
Ambrosia: o manjar dos deuses do Olimpo, era um doce com divinal sabor, segundo a mitologia grega. Era tão poderoso que se um mortal a quem era vedado, a comesse, ganharia a imortalidade. Conta a história que, quando os deuses o ofereciam a algum humano, este, ao experimentá-lo, sentia uma sensação de extrema felicidade. O nome Ambrósio, que vem da mesma raiz, significa divino e imortal.
No tempo em que os magníficos deuses do Olimpo ainda caminhavam entre os homens, a bebida ou comida conhecida como ambrosia (αμβροσία) servia de alimento para a imortalidade dos deuses e só podia ser conseguida nas terras ermas do oriente, um lugar inalcançável para todos os homens e de difícil acesso mesmo para os deuses. Protegida como o verdadeiro tesouro divino, a iguaria quando aplicada aos homens produzia vigor e mesmo cura, já quando ingerida transpunha a carne do véu da mortalidade.
“Assim que Leto dá à luz Apolo, a deusa oferece-lhe o peito; já Têmis, que bem assistia no parto divino, devidamente verteu-lhe ambrosia e néctar com suas mãos divinas. De imediato, plenificou-se a essência vigorosa, ativa, que bem define o seu precípuo ser, a natureza divina de Apolo: os cordões dourados que a atavam, e as faixas que a confinavam, a criança recém nascida as rompe em sua expansão corpórea; já dotado de fala, reclama os atributos de seu poder: o arco, a lira; anuncia projetos colonizadores; salta do berço, e vai-se terra afora pelas estradas”.
Poucos homens aproveitaram do poder divino da Ambrosia, entre eles podemos citar Demofonte, Nômio e o caso mais famoso de Aquiles, que somente não foi banhado com ambrosia em seu calcanhar, justamento o ponto atingido pela sorrateira flecha envenenada de Paris.
Ressaltando nossa querida Xena e Gabrielle, elas tiveram uma grande participação e contato com a Ambrosia e a chance nas mãos de tornarem-se imortais. Mas como já sabemos, elas não possuíam nenhuma vontade de serem deusas, mas de realizar apenas seus afazeres tornarem-se imortais em atos de bondade.
Assim sendo, lutaram bravamente contra Velasca e Callisto para que pudessem continuar suas jornadas.
Claro que não foi uma tarefa fácil, mas nada que Xena e Gaby não pudessem fazer com os pés nas costas. Sempre prevendo o que o inimigo poderia planejar, Xena calculou cada passo das duas e as colocou frente a frente para se enfrentarem de imortal para imortal. E mais uma vez elas conseguiram!!!
http://www.youtube.com/watch?v=ZL6l9HBP1Vs&videos=u0LTvJzjhTI
Atualmente, a Ambrosia, é um doce muito apreciado pelas pessoas, originário da Península Ibérica e bastante popular aqui no Brasil. É feito à base de leite, ovos e acúçar.
Mas o tempo dos deuses passou e a humanidade perdeu tanto o néctar quanto a ambrosia, porém o desejo da imortalidade continuou presente e o homem acabou descobrindo que poderia manter-se imortal de outro presente dos deuses: as artes.
Desde então criamos e aprimoramos formas de estar mais perto do divino, seja através da literatura, teatro, música, cinema ou quadrinhos. O ideal da imortalidade está sempre presente no fundo da alma das pessoas. Então ser fã de XWP e rever cada episódio, prestando atenção em cada detalhe também é ambrosia.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ambrosia
http://www.ambrosia.com.br/o-ambrosia/