A História de Potédia

Por:


 

 

Olha Potédia ali, pertinho de Amphipolis!

 

Todo xenite sabe que Xena nasceu em Amphipolis e que Gabrielle nasceuem Potédia. Oque nem todo mundo sabe é que as duas cidades existiram de verdade! Eu achava que as duas cidades eram invenções dos roteiristas de Xena, até que em uma discussão na comunidade Neo-Amazonas me levou à busca de informações sobre o assunto. Aqui vocês vão encontrar um pouquinho de informações sobre Potédia. Mês que vêm, eu escrevo sobre Amphipolis…

 

Potédia

 

Potédia (em grego, Ποτίδαια, “Potídaia”), estava na Calcídica, no noroeste do Egeu. Foi fundada aproximadamente em600 a.C. pelos coríntios. Por estar localizada em um istmo, a cidade era toda cercada por muros, para se defender de piratas.

            No séc. V a.C., os persas estavam ao norte da Grécia (One against na army…?), e o general Artabazus comandou um sítio à cidade de Potédia. Os habitantes se defenderam eficientemente, e até contaram com a ajuda de um tsunami que “atacou” os persas. Esse tsunami foi o primeiro a ser registrado na História, sendo citado por Heródoto (Heródoto, o “Pai da História”, e não o Heródoto “pai da Gabrielle”).

 

 

            Em478 a.C., após a retirada dos persas, Potédia passou a fazer parte da Liga de Delos. Atenas também fazia parte, e depois de algum tempo, a Liga acabou tornando-se uma espécie de Império Ateniense. Potédia passou a pagar tributos…

            Atenas tentava manter o controle sobre a cidade, porque temia que outras cidades na Trácia seguissem o exemplo de Potédia, caso ela se rebelasse. Além disso, muitos aliados de Corinto, cidade rival de Atenas, eram influentesem Potédia. Umdeles tinha um nome bastante conhecido dos xenites: Pérdicas. Esse Pérdicas –Pérdicas II, mais especificamente- era rei da Macedônia e filho de Alexandre. Bem mais interessante que o marido de Gabrielle, Pérdicas da Macedônia era perito em fazer acordos e, no último minuto, mudar de lado. (Os atenienses demoraram a perceber isso, e só o declararam inimigo em416 a.C.!!!)

 

 

Fala aí, Perdigão!

 

            Pérdica

http://goexback.com/ how to get your ex back

s estava tentando colocar Potédia contra Atenas, e, sabendo disso, os atenienses iam enviar um exército de 1000 homens a bordo de 30 navios para destruir as fortificações da cidade. Potédia enviou representantes para negociar a paz, mas ao mesmo tempo outros mensageiros foram enviados a Esparta, para pedir ajuda caso fosse necessário. As negociações com Atenas não deram certo (alguma surpresa?), e Esparta ameaçou a cidade natal de Joxer, caso Potédia fosse atacada.

            Em432 a.C. os habitantes de Potédia perceberam que a situação estava chegando a um nível crítico digno da Alti, e então se rebelaram contra Atenas. Segundo Tucídides, essa disputa em torno de Potédia foi um dos eventos que levaram à Guerra do Peloponeso. Enquanto acontecia a guerra, Atenas mandou um exército cercar Potédia. Pérdicas enviou a cavalaria ajudar a pequena cidade –isso porque ele havia acabado de assinar um acordo com Atenas! Mesmo assim, Potédia ficou sitiada por dois anos. A sorte foi que houve um surto de peste no acampamento ateniense, e cerca de um quarto dos soldados morreram.

            No fim, o exército permitiu aos moradores de Potédia que fossem para a cidade de Olinto, levando consigo poucos pertences. A população concordou com isso, porque as condições dentro da cidade eram bem ruins (até havia relatos de canibalismo).

            O que sobrou de Potédia foi alvo de uma espécie de reforma agrária da época dos deuses antigos, opressores e reis. Em404 a.C. isso parou, porque Atenas se rendeu para Esparta.

            Depois, em348 a.C., Filipe da Macedônia capturou Potédia e Olinto. Potédia foi destruída e a população foi para outro lugar. Em316 a.C., outro rei da Macedônia, Cassandro, construiu outra cidade no mesmo lugar. A cidade foi batizada de Cassandreia, e ficou sob o domínio macedônio até a chegada dos romanos.

            Já no século XX, Cassandreia foi utilizada para abrigar refugiados da Primeira Guerra Mundial, vindos da Ásia Menor. Em1922, acidade teve seu nome mudado pra “Nea Potidaia” (Nova Potédia). Hoje a cidade tem uma população de aproximadamente 900 habitantes.

 

Vista aérea de Nea Potidaia

Acho que já sei que lugar alguns xenites querem visitar nas próximas férias…

Referências: “Historic Amphipolis and Potidaea”, escrito por Paul Dickson: http://www.whoosh.org/issue18/dickson1.html

Potidaea: http://en.wikipedia.org/wiki/Potidea

Nea Potidea: http://en.wikipedia.org/wiki/Nea_Potidea

Perdiccas II of Macedon: http://en.wikipedia.org/wiki/Perdiccas_II_of_Macedon

Pérdicas, o Perdigão, saiu (mais) humilhado depois desse artigo.

zp8497586rq
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)
Be Sociable, Share!

One Response to “A História de Potédia”

  1. Cheguei a jogar “Potédia” e “Amphípolis” no Google Maps uma vez…
    Queria saber o quanto Gabrielle andou atrás de Xena kkkkkkk ^^’
    Lembro que consegui encontrar as duas cidades sim, infelizmente esse print já se perdeu =/

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)