Shiri Appleby – Biografia
Por: Robson Mechlowicz
Robson Cardoso dos Santos
As faces da mordedora de orelhas odiada pelos Rockers
Shiri Freda Appleby é uma atriz californiana, nascida em 7 de dezembro de 1978, em Los Angeles. Filha de pai executivo e mãe professora, ela e seu irmão Evan criaram-se em São Fernando, a noroeste de LA. Quando pequena, tomou uma baita mordida de cachorro acima do olho, ficando com uma cicatriz que perdura até hoje. Por conta disso, desenvolveu cinofobia (medo de cães). Após um período de tratamento psiquiátrico, ela adotou uma cadelinha, à qual deu o nome de Tabby. Aos 4 aninhos de idade, Shiri já começava sua carreira na TV como anunciante da marca M&M. Em 1997, Shiri entrou para a Universidade de Calabassas, onde se formou em Literatura. Namora o ator Zack Braff, do seriado Scrubs.
TARA: de punk mordedora de orelhas a dançarina
Em XWP, Shiri Appleby apareceu duas vezes como a jovem sem rumo na vida, Tara. Sua primeira aparição é em 3×14 – Forgiven, como uma jovem encrenqueira que já entra em cena cravando os dentes na orelha de Gabrielle, resolvida a assumir a posição de sidekick da Princesa Guerreira. Mas por trás da fachada de guria maliciosa, impetuosa e hiperativa, Tara é apenas uma alma errante tentando encontrar seu lugar no mundo.
A segunda aparição de Shiri em Xena, novamente como Tara, acontece no episódio 4×06 – A Tale of Two Muses. Aqui, ela encontrou sua verdadeira vocação: a dança. O detalhe é que ela mora num lugarejo onde a arte da dança é proibida por lei.
Há xenite que detesta a personagem Tara (seja pelo que ela fez à Gabrielle, seja pelo seu penteado uma barbaridade de feio), e há quem acha que ela não fede nem cheira. Mas há ainda quem simpatiza com a garota, afinal, ela não é muito diferente da personalidade febril que vimos mais tarde em personagens de maior destaque, como Amarice, Lívia e Varia. Tara teve o privilégio de conhecer Xena, e tal acaso – ou destino – fez com que ela se sobressaísse de situações que requeriam alguma maturidade.
Alguns outros papéis marcantes da carreira da atriz:
– Roswell (série/1999-2002): durante 3 temporadas, Shiri encabeçou o elenco de Roswell, seriado que mesclava humor, drama e conspirações governamentais. Ela vivia Elizabeth Parker, adolescente sonhadora que despejava sua vida vazia nas páginas de seu diário. Sua rotina vira de cabeça para baixo quando ela descobre que Max Evans, o garoto bonitinho do colégio, é nada mais, nada menos, que um extraterrestre. Determinada a guardar o segredo de seu amado, bem como o de Isabel Evans, irmã de Max, e de Michael Guerin, melhor amigo dele, também alienígenas, Liz percebe que as páginas de seu diário, tal qual sua vida, não são mais vazias como vinham sendo até então.
– Swimfan – “Fixação” (filme/2002), como Amy Miler, namorada de Benn Cronin (Jesse Bradford), jovem nadador com carreira promissora. Quando Benn tem uma noitada com Madison Bell (Erika Christensen), ele nem imagina que a garota desenvolveria uma fixação perigosa sobre sua vida.
-Suspense bacana, denso, e com aquela película azul que Hollywood coloca sobre filmes para deixar as cenas com um ar opressivo. Shiri faz a típica garota perfeita, mas está encantadora na sua personificação de pureza sensível.
-
Bonn Jovi – “It’s My Life” (clipe/2000): a MTV rodou incansavelmente esse videoclipe! Uma das melhores músicas da nova fase da banda de Jon Bonn Jovi, e com Shiri estrelando o video!
“It’s my life
It’s now or never
I ain’t gonna live forever
I just want to live while I’m alive
My heart is like an open highway…”
-
Gavin DeGraw – “I Don’t Wanna Be” (clipe/2003): Shiri é novamente a estrela de um video musical. Desta vez, a música é de Gavin DeGraw, tema da abertura do seriado One Tree Hill.
“I don’t wanna to be anything other than what I’ve been trying to be lately
All I have to do is think in me and I have peace of mind
I’m tired of looking ‘round rooms wondering what I gotta do
Or who I’m supposed to be
I don’t wanna be anything other than me…”
-
E.R. – Emergency Room (série/2009): Shiri entra para enriquecer o já diamantoso elenco da última temporada de E.R., a 15a.
– Life UneXpected (série/2010): atualmente, Shiri trabalha à frente do elenco de Life UneXpected, drama bem humorado que engatinha em sua 1a temporada. Ela interpreta Cate Cassidy, uma famosa radialista de 32 anos, que esconde um segredo: quando era uma nerd nada popular de 16 anos, ficou grávida do quarterback do time do colégio, e, em acordo com ele, colocou a filhinha para adoção. Dezesseis anos se passaram, e a menina, de nome Lux, reaparece na vida de Cate e Baze, pedindo que assinem a papelada para que possa ser emancipada e, assim, deixe de pular de lar em lar de pais adotivos aos quais nunca se adapta. Com remorso, Cate e Baze resolvem tomar a guarda de Lux, pois parece que enfim chegou a hora de todos eles perceberem o que mais precisam na vida: amadurecer.
Shiri Appleby acabou se tornando um dos poucos rostos das 6 temporadas de Xena que ainda vemos por aí hoje em dia. Podemos dizer que, do elenco de XWP, Karl Urban (Cupido/César) é o rosto mais comum de se ver em produções maiores (Senhor dos Anéis, Star Trek), mas Shiri continua firme e forte na televisão, sempre requisitada para bons papéis. Pena que ela nunca apareceu loira!
Robson