Batalha Medieval

Por:

 

                                                         By: Natasha T. dos Santos.

 

 

Introdução

Olá Xenítes, esta é a nova coluna da Revista Xeníte, mensalmente eu Natasha Lee (assim reconhecida no Xenaverse) irei escrever sobre alguma luta escolhida por mim e também por vocês! Irei fazer a partir desta edição enquetes para saber qual luta vocês gostaria de saber mais e assim, a vencedora irá ser retratada aqui por mim e é claro, relacionada a Xena – A Princesa Guerreira.
Todos sabem que Xena não tinha um só estilo de luta, ela tinha o seu próprio modo de lutar, o estilo Xena de ser, e este seu estilo abrange várias lutas e golpes, desde Luta Livre até Kung– Fu, fora a luta de espadas muito importante na série. Não será somente Xena nosso foco aqui ao longo desta coluna, Gabrielle, Ares, Varia, Lívia/Eve e muitos outros personagens serão aqui também lembrados e relacionados conforme os estilos de lutas, espero que apreciem a nova coluna que começará retratando um estilo de luta não tão bem reconhecido que vale muito a pena conferir, eu mesma o pratico e posso lhes dizer que é muito bom, agora vamos ao que interessa!

Batalha Campal…
Assim também chamada de Batalha Medieval, é muito parecida com lutas de espadas de verdade, a única diferença é que a espada de B.C (batalha campal) é feita de outro material não cortante, assim para que todos possam usufruir, até os mais ‘novatos’ nesta arte, tanto os meninos/homens quanto as meninas/mulheres pode participar, o ideal é que seja praticado acima de 10 anos de idade.
Batalha Campal é mais reconhecida pelos participantes de eventos de Anime, seja em pequenos ou grandes eventos, na maioria das vezes Batalha Campal é algo que faz mais sucesso. Não somente nestes tipos de eventos mas também há grupos de treinos e batalhas desta luta.
Este estilo de luta, é bom por muitas questões:

  • A espada de que é feito o material não mata e nem causa lesões sérias, apenas se ‘bater’ a espada com muita força contra o corpo causará um pouco de dor, mas nada que seja grave.
  • O participante fica mais perto das lutas medievais, assim, se este levar a sério os treinos e competições, poderá usar uma espada verdadeira no futuro sem perigo [depois de MUITO treino é claro].
  • Pode ser praticado em vários lugares como praias e praças.
  • É ótimo para aqueles que tem paixão por espada mas não possuem de muitos ‘dinares’ para comprar tal material e tem medo de se ferir seriamente.
  • É divertido e ao mesmo tempo sério, com o tempo você aprende que esta é uma arte tão importante quanto lutar com espadas tradicionais.

000000 
         Foto retirada do site do grupo ‘Batalha Campal’

000000 
Exemplo de espada utilizada em batalhas campal, feita por meu colega Kiba

.
000000 
B.C: Eu [de preto] Vs. Buda [de gorro] no anime Gattai-Con [junho de 2009]

B.C: Regras & Ordem

É necessário seguir os padrões das armas direitinho, como este exemplo abaixo:

ARMA

LAMINA

GUARDA

EMPUNHADURA

DIMENSÃO

Espada Curta

0,50 cms

0,20 cm largura 
0,6 cm altura

0,20 á 0,25 cms

Entre 0,70 e 0,75 cms

Geralmente é permitido mais de 5 estilos de armas, como machados e lanças, mas todas tem seu padrão e norma a ser seguido, para que nada seja injusto.
Há áreas proibidas como cabeça, virilha e partes íntimas; caso a arma atinja em algum destes locais restritos, há penalidade como ponto pro adversário, perca de ponto próprio, ou o autor de tal golpe poderá optar em levar uma bela ‘espadada nas costas’, a chamada “Punição” [esta opção esta aberta apenas em muitos poucos eventos].

000000

Na maioria das vezes, as regras não são o problema e sempre são seguidas corretamente, mas quando são quebradas, os membros serão advertidos e caso não siga-as pode levar a expulsão do campeonato.
Obs: O Tamanho da espada, lanças e outros tipos de arma, só serão avaliados em torneios, em caso de treino ou luta amistosa, qualquer espada ou arma poderá fazer parte da luta.

X.W.P & Batalha Campal

Não preciso dizer que Xena, ou melhor, Xena e todos os lutadores (as), gladiadores (as), soldados (as), enfim, a maioria do seriado usa a sua ‘munição’, a espada é a arma preferida entre muitas, inclusive com o tempo  acaba ficando como parte de sua roupa.
Pompeu: Xena, você se parece como eu… se sente nua sem uma arma! [3.16 – When in Rome…] 
Aqui no Fandom brasileiro do Xenaverse, pelo que tenho informada, apenas eu e Andréia praticamos tal luta, mas espero que com este artigo mais pessoas se interessem e façam ou espalhem mais esta técnica de luta.
Enfim, como dizem que um gesto vale mais que mil palavras, colocarei algumas fotos como exemplo de espadas utilizadas pelos personagens e lutas ocorridas no seriado.

000000 
Xena: Como sempre bem poderosa!
000000 
Xena & Callisto: Inimigas até na cor de cabelo!
000000 
Gabrielle botando ordem no barraco em ‘The Greater Good’!
000000 
Sword is the Law!

B.C: Conclusão 
Sabemos agora que o B.C/B.M é sim uma luta de espadas, porém sem muitos riscos e custos, e a espada feita de material diferente.
Não entrarei muito mais em detalhes sobre a espada e suas técnicas de combate, porque deixarei para quando eu falar somente da esgrima e das espadas em si, porque aí será um estudo mais específico sobre o caso.

Agradecimentos: Minha grande amiga xeníte Andréia (Déh), me deu várias dicas e sites para eu me aprofundar mais, obrigada amiga, você é muito prestativa.
Fontes:
http://www.batalhacampal.com.br/index.asp 
http://swordplay.com.br

É isto por enquanto Xenítes, espero que tenham gostado da nova coluna da Revista Xeníte feita por mim, obrigada pela atenção e mês que vem tem mais Lutas X!
[Natasha Lee – Colunista fixa R.X]

 

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +1 (from 1 vote)
Be Sociable, Share!

2 Responses to “Batalha Medieval”

  1. Mára disse:

    Super legal !!!!!!!!!!!! Pena que eu não ache aqui em POA. Valeu pelo artigo.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
  2. Miih disse:

    Gostei muito do artigo ficou mt bom, so tenho uma pergunta como o seu colega Kiba fez a espada o desenho e tals ?!

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)

Leave a Reply