Joxer The Mighty, um Dom Quixote grego?
Por: Mary Anne
Por Mary Anne M.W.
É comum o fandom ter opiniões variadas quando se trata desse personagem atrapalhado e bobão.
Uns o vêem como um completo idiota, outros como um “guerreiro” sonhador de bom coração.
Muitos desconhecem o fato de que em vez de nosso adorado Ted Raimi, quem daria vida a Joxer, the Mighty, seria Wallace Shawn de Star Trek.
Bom, as Fates têm modos complexos de fiar o Destino, e assim como elas tiraram Vanessa Angel e Sunny Doench de campo, que interpretariam respectivamente Xena e Gabrielle, também não quiseram que Wallace Shawn desse vida a Joxer.
A solução foi chamar o irmãozinho caçula de Sam Raimi que construiu o Joxer que conhecemos hoje.
Mas quem é Joxer?
Certamente o personagem mais quixotesco do Xenaverse. O mais atrapalhado entre os trigêmeos filhos de um Warlord grego.
Joxer não tem vocação para a batalha. Mas diferente do irmão mau-caráter Jett, tem um bom coração e ao contrário do afeminado Jace, quer se auto-afirmar como um corajoso e másculo guerreiro.
Sem dúvidas, esse aspirante a herói foi responsável por grandes momentos cômicos na série e, embora a batalha não fosse seu forte, ele se provou como um dos mais fiéis amigos de Xena e Gabrielle.
Joxer vive num mundo ilusório, se vê como um bravo guerreiro à altura de Xena e Gabrielle, mas os poucos rufiões que derrota o faz por pura sorte. De uma forma ou de outra, admitindo ou não, espelha-se naquelas que são suas heroínas, as duas guerreiras.
Um personagem bem construído que nos lembra de outra figura simpática da literatura castelhana, Dom Quixote de La Mancha, do qual provavelmente todos já ouviram falar ou viram referências na cultura popular.
Esse anti-herói, assim como Joxer, the Mighty sonha em ser guerreiro, sonha em ser um glorioso cavaleiro, imitando seus heróis prediletos, protagonista dos romances que lia. Ambos os personagens acabam inevitavelmente tendo suas fantasias desmentidas pela realidade dura que lhes envolve.
Assim como Joxer se auto-proclama Joxer, o Poderoso, Alonso Quijano – seu real nome – se auto-intitula Dom Quixote de La Mancha, e ambos se apaixonam por uma “camponesa”.
Como defini-los?Seriam realmente anti-heróis ou heróis ao seu modo, mesmo que ilusório, que de um modo ou de outro sonhavam com o Bem Supremo sendo feito?