Os mistérios e simbolismos de Paradise Found
Por: Mary Anne
Por Mary Anne M.W.
Para quem ainda não conferiu, alguns pareceres, curiosidades e apontamentos interessantes sobre esse episódio que dá início a Jornada Espiritual de Gabrielle na quarta temporada.
Paradise Found – Paraíso Encontrado – 4ª temporada
Roteirista: Chris Manheim
Diretor: Robert Tapert
Disclaimer: Paraíso foi encontrado, mas não necessariamente aproveitado durante a produção desse episódio.
Curiosidades:
-O nome do episódio é uma brincadeira com o nome de uma das obras de Milton, “Paradise Lost“
Nesse poema de John Milton, podemos identificar trechos como
What fear I then, rather what know to fear
Under this ignorance of good and evil¹,
Of God or death, of law or penalty?
Here grows the cure of all, this fruit divine,
Fair to the eye, inviting to the taste,
Of virtue to make wise: what hinders then
To reach², and feed at once both body and mind? ³
¹-Bem e mal
²-Impedir e alcançar.
³Corpo e mente.
Nesse trecho, podemos identificar três “Antíteses” por assim dizer, ou seja, elementos contrários uns aos outros.No episódio de XWP, podemos ver que o enredo se trata disso, de elementos opostos.O lado obscuro e a bondade excessiva.A Calma e agitação.Yin Yang.Coincidência ou não, a presença dessas dicotomias em ambas as obras, Paradise Lost de Milton, eParadise Found de XWP é interessante.
-Um outro trecho de Paradise Lost é o seguinte:
“Parte de minha alma, eu busco em você.
Minha outra metade:com a tua gentil mão
Apoderou-se da minha, eu me rendi”
Bastante interessante considerando que o episódio é no qual se começa a falar da busca espiritual de Gabrielle.Lembremos, que elas só estavam naquela rota porque a Gabrielle queria ir pra India nessa busca espiritual.Isso se aplicaria no trecho “Minha outra metade, com tua gentil mão, apoderou-se da minha e eu me rendi”, Xena não estava nessa de busca espiritual, mas por causa da Gabrielle (“com tua gentil mão) aceitou ir pra lá, ou seja, se rendeu.
-É o episódio de XWP com menor elenco: 4 pessoas.
-Simbologia interessante na cena da cama de Yin Yang.
-O cara que interpretou Aiden também interpretou o marginal Tersites em A Fistful of Dinars e um carinha que não sei o nome num episódio de Hercules, chamado The Mercenary.
-Os movimentos de meditação que Xena usa são o Tai-Chi, baseados em movimentos de luta.
-O que Chris Manheim tem com as costas da ROC?hahaha Essa parte do corpo dela teve bastante destaque nesse episódio.
-Haja yoga pra Renee fazer aquelas cenas.
-Como assim, Gabrielle entra no quarto se queixando que tá toda quebrada de fazer ioga e nem repara o estado calamitoso de Xena com aquelas olheiras?!
-Embora eu ache ridículo aquele visual de Xena de coelho psicótico, após ler em algum lugar uma teoria sobre a simbologia com os animais presentes no jardim a caracterização é bem compreensível.Segundo essa teoria,o enfoque principal se deu principalmente no coelho e na tartaruga.No começo, enquanto meditava, ela estava tão calma quanto a tartaruga.Depois foi se agitando até ficar como um coelho, rápido e vivaz, no que de fato ela se transformou.Na cena que ocorre aos 33:00 do episódio, ela atira o chakram que atinge a tartaruga, mas não a mata, no entanto o coelho não tem a mesma sorte.Se voltarmos ao ponto que Xena teve de liberar todo seu lado negro e deixar a “calma” de lado para sobreviver aos poderes de Aiden, toda teoria se fecha aqui.
-Como assim, o BSGB (top verde) de Gabrielle tinha sido destroçado um episodio antes e tava inteirinho!Ela deve ter uns 10 daqueles na sacola de viagem.
-Quando perguntada por Sharon Delaney sobre que tipo de instruções o diretor (Tapert) dava durante a filmagem desse episódio, ela disse:
“Você sabe o que o Rob disse?” Renee começa a gargalhar “Ele disse, “Lucy, ela está nos braços de outro homem!’ e a Lucy disse ‘Nos braços de *outro* homem!!’ ” Renee estava rindo ainda mais “Foi hilário, porque era uma cena bem séria e Lucy não conseguia se aguentar.Ela começou a rir na hora.Na próxima tomada, Rob chegou perto de Lucy e conversou com ela pelo resto da cena.Mas aquela foi uma linha hilária.Um dos nossos momentos clássicos”.
-A cicatriz do Garr ficou mudando de lado durante o episódio.
Subtextos:
-Cena inicial.Roupas da Gabrielle estendidas na rocha, fogo crepitando, caverna escurinha…Uhn!Essa sim era uma caverna subber .
-Gabrielle sorri para Xena de uma maneira interessante enquanto está dizendo que ela sorriu durante a batalha.
-Há uma teoria interessante sobre o corte da perna da Xena ter uma forma bem sugestiva.
-Xena dá uma olhada e uma piscada meio estranha quando levanta o olhar (quando tava costurando a perna) e vê Gabrielle que tinha tirado aquela pele que a cobria.
-Enquanto Gabrielle passar o sermão em Xena pra não se preocupar com a visão da crucificação, a mão dela está em cima da coxa de Xena.
-Gabrielle:Eu caí num buraco.
Xena:O que você tem com os buracos hein?!
-Gabrielle:Banho quente???- Gabrielle diz e dá um tapa na parte traseira de Xena, dando uma olhadinha de lado.
-Cena da massagem 1.
-Quando Garr chama Xena de “senhor” a cara que Gabrielle faz enquanto olha pro lado de Xena (que, by the way, estava parada nua fora da banheira) é ótima.
-Durante a sessão de Ioga de Aiden e Gabrielle, Xena parece estar com ciúmes.
-Elas dormem numa mesma cama, ou ao menos em duas camas que se juntam formando o símbolo do Yin Yang.
-O xilique de Xena preocupada por Gabrielle poder estar gostando de Aiden “Ah Zeus, você não está gostando desse cara, está?[..] é isso não é?!você gosta dele!Eu devia saber!”
-Gabrielle entra confortavelmente no recinto onde Xena está tomando banho, e enquanto elas conversa, elas seguram as mãos.
-Massagem 2 fala por si só. “Nós viemos por um longo caminho juntas, nós duas.E você me ensinou muito, sobre bondade, perdão e amor”.
-Gabrielle : “Eu tenho mãos de marinheiro?”
Comentário do episódio:
Oficial do DVD, por Robert Tapert e Chris Manheim.
http://www.youtube.com/watch?v=7LesNy8RC54