Homenagens de XWP à Cultura Popular parte 2

Por:

 


                                                                                                                                                             Por Mary Anne M.W.

[email protected]

 PRIMEIRA TEMPORADA

Is There a Doctor in the House?

O próprio título já é uma frase popular da língua inglesa.
Também se trata de um filme de 1971.

Uma das cenas mais tocantes da série toda sem dúvida é a cena em que Xena revive Gabrielle aplicando-lhe RCP (ressucitação cardio pulmonar). A cena pode ser considerada uma homenagem ao filme “The Abyss” de 1989 onde Ed Harris revive sua esposa que havia “morrido” de asfixia.
Muitas das falas e atos de Ed e Xena são quase idênticos.
Compare os vídeos:

The Abyss

Is there a Doctor in the house?

 

SEGUNDA TEMPORADA

The Quest

O fato de Xena estar no corpo de Autólicus nesse episódio foi referência ao filme “All of Me”, de 1984. Com Steve Martin e Lily Tomlin, no filme uma milionária em leito de morte tem sua alma transferida para uma jovem e disposta mulher, mas algo dá errado e ela se encontra dividindo o corpo de seu advogado.

Outra referência que o episódio queridinho dos subbers nos traz é ao filme “Ghost”, de 1990, com Patrick Swayze e Demi Moore. O clássico da “Sessão da Tarde” nos trás a história de um casal recém-casado, mas Sam – o marido – acaba sendo assassinado por ladrões. Ele permanece na Terra em espírito, até achar a médium vigarista Oda Mae, e usa seu corpo para se despedir de Molly com um beijo, tal qual ocorre entre Xena, Gabrielle e Autólicus em “The Quest”.

TERCEIRA TEMPORADA

The Bitter Suite

Ignorando agora todas as simbologias tarotistas e cristãs que o episódio traz, nos detenhamos apenas no conteúdo referente à cultura popular mesmo.

Alguma semelhança?

Porky Pig e Callisto

 

A fala de Ares depois da morte de Gabrielle “Ding dong, the Bitch is dead”  é uma referência ao musical de 1939, O Mágico de Oz, onde é citado “Ding dong, the witch is dead”.

QUARTA TEMPORADA

 

A Tale of Two Muses

O título em si já é uma referência à obra de Charles Dickens, “A Tale of Two Cities”, escrita em 1859.

O episódio como um todo é uma homenagem ao filme “Footloose”, de 1984, ambientado numa pequena cidade rural na qual rock e dança são proibidos, e como manifestação os jovens da cidade decidem justamente dançar.

QUINTA TEMPORADA

Married With Fishsticks

Acho que vários xenites sabem do meu desgosto por esse episódio. Não é engraçado. Não é inteligente. Não é XWP.
É provavelmente fruto de uma abdução dos cérebros dos roteiristas da quinta temporada. Contudo, ele traz algumas referências interessantes no meio daquele bolo de insanidades.

Começando pelo título, o mesmo faz referência ao sitcom (termo usado para referir a seriados de comédia) “Married …With Children”, adaptado para o Brasil como “Um amor de família”.

O formato geral do episódio lembra os desenhos clássicos de Hanna-Barbera, “Os Flintstones” e “Os Jetsons”.

A cena onde Hagar, mais jovem, avista Crustácea ao som de “Staying Alive” do Bee Gees faz alusão ao “Saturday Night Fever” com John Travolta.

 

E por fim, a mesma cena, onde Crustácea está de óculos em formato de coração, com um pirulito e usando aparelho nos dentes é uma clara homenagem ao filme “Lolita” de 1962, arte de Kubrick em cima da obra de Nobokov.

 

SEXTA TEMPORADA

Old Ares Had A Farm

O título trata-se de uma brincadeira com a canção infantil “Old McDonald Had a Farm”.

A cena de Gabrielle e Ares segurando um garfo de feno é uma referência ao quadro “American Gothic” de Grant Wood.
Confiram as semelhanças:

Original

Xenítico

E finalmente, a fala onde Xena diz a Ares : “Você vai morrer em trinta segundos, você e seu cachorrinho também!” é uma alusão à linha de “O Mágico de Oz” quando a Bruxa do Oeste diz a Dorothy “I’ll get you my pretty! And your little dog too!” (“Eu vou pegar você, bonitinha! E seu cachorrinho também!”)

 

Nessa edição fico por aqui.
Até o próximo mês!

 

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)
Be Sociable, Share!

Leave a Reply