Seria Xena uma religião?
Por: Mary Anne
Por Mary Anne M.W.
Antes de mais nada, quero deixar claro que sei o quão polêmicas e conflituosas as coisas podem se tornar quando se fala em religião.
Nesse artigo, não tenho intenção de ofender nenhuma crença, mas apenas fazer um paralelo entre a atuação de XWP na vida de muitos fãs.
Segundo o Aurélio, religião pode ter umas 10 definições, mas entre elas podemos encontrar:
1)Crença fervorosa,devoção
2)Qualquer filiação a um sistema específico de pensamento ou crença que envolve posição filosófica, ética, metafísica,etc.
3)Modo de pensar ou de agir, princípios.
Muitos discordam fortemente de Lennon e Yoko Ono que afirmam em Imagine que um mundo ideal seria aquele sem religiões, alegando que é a religião que acaba guiando o ser humano para que o mesmo tenha bons valores e princípios e o mundo não vire um caos maior do que já está.
Partindo desse ponto de vista, não teria a Xenaverse alguns pontos em comuns com a religião?
Xena algumas vezes foi vítima de censura por ser considerada uma série violenta, mas a violência de Xena não é gratuita.Diferente de outras séries onde a violência corre solta, Xena tem uma mensagem por trás de cada porrada dada.E essas mensagens, podem sim moldar o caráter dos espectadores.
Quantos de nós xenite reviu seus conceitos sobre perdão, sobre amizade, sobre amor e sobre o bem supremo?
Quantos de nós não se viu revoltado diante de uma demostração de violência o injustiça e pensou “O que Xena faria?”.Quantos de nós não pensou em seguida, depois do auge da revolta, “O que Gabrielle faria?”
O fato é que Xena ensinou muita coisa boa pra nós, isso pode ser conferido no artigo que escrevi mês passado, “Warrior Teachers”, e essas coisas mudaram a vida de muitos, e a maneira de muitos verem a vida para sempre.
E assim como na religião, tem aqueles mais fanáticos, têm aqueles que acreditam em fatos que podem ser quase dogmas para os mesmos.
Por exemplo, a guerra de opiniões entre subbers e shippers não parece uma guerra de católicos e protestantes?Uns afirmam que “assim foi dito, assim foi escrito”, outros preferem fazer sua própria interpretação.
Ou a divergência de opiniões daqueles que acreditavam que Esperança era o mal encarnado e dos outros que acreditavam nos “shades of grey” preferindo pensar que ela tinha uma chance para o bem.
São pontos em comuns bastante visíveis se fizermos uma análise.
É fato que a mídia – principalmente americana – trata os xenite como geeks malucos, verdadeiros “weirdos”, “nutcases” ou coisa do tipo.Até mesmo a própria série retrata seus fãs assim como é possível ver nos episódios Soul Possession e Send in the Clones, mas com toda certeza somos malucos com um código ético que a série ajudou a construir.