TOP 20 Melhores Episódios com Arremessos de Chakram
Por: Robson Mechlowicz
Por Robson Cardoso dos Santos
São tantos os arremessos de chakram ao longo de 6 temporadas, que determinar 20 para esta lista foi uma tarefa árdua que carecia de verdadeiro trabalho de equipe. Recebi vários TOPs de amigos meus, e selecionei as preferências que mais coincidiram entre nós. Abaixo, os mais marcantes arremessos de chakram de XWP, seja pela trajetória descrita, seja pelo alvo atingido, seja pelo simples charme do arremesso!
20 – LEGACY – Para provar que é a lendária Princesa Guerreira, Xena faz uma série de joguetes com o chakram YY. Para coroar a demonstração, ele cai certinho em sua cintura!
19 – LOOKING DEATH IN THE EYE – Não contavam com sua astúcia! Esse episódio possui vários arremessos sensacionais!
A – Xena usa seu instinto perceptivo para localizar um Hades invisível. Arremessando o chakram contra determinada direção da floresta, Xena atinge o Deus do Submundo em cheio, que cai por terra, perdendo seu Elmo de Invisibilidade.
B – Gabrielle lança o elmo para o alto e Xena atira o chakram contra ele, causando uma cortina de faíscas, cegando Athena e Hades. Assim, Xena, Eve e Gaby puderam escapar.
C – Xena arremessa o chakram contra o abdômen de Hefestos, a uma distância de menos de 90cm!
D – Um grupo de arqueiras de Athena recebem o chakram bem na cabeça, e caem como pinos de boliche!
18 – ONE AGAINST AN ARMY – Xena mira um grupo de persas, e o chakram ricochetea da cabeça de um persa para outro, e deste para um terceiro. O estouro nos elmos é empolgante!
17 – BACK IN THE BOTTLE – A favor de uma Xena grávida, o chakram dá uma rasante sobre uma campo minado, acionando as armadilhas de pólvora, que explodem e permitem que Xena, Joxer e um grupo de chineses caminhe adiante.
16 – SACRIFICE II – Xena arremessa o chakram contra Hope, e Hope o arremessa de volta contra Xena! Xena tira uma lasca do braço direito da malévola semideusa, e esta o devolve para sua dona. Xena o ampara com as duas mãos, contra seu abdômen, e cai de costas, desnorteada.
15 – THE DELIVERER – Julio César arremessa uma lança contra Xena. Habilmente, ela atira o chakram contra a câmera, indo ao encontro certeiro da lança e fatiando-a em dois pedaços em pleno ar, deixando uma boa lasca de madeira na mão do inimigo romano.
14 – BEEN THERE, DONE THAT – O chakram atravessa a cidade inteira, atarefadíssimo em sua missão roteirizada por Xena. Mas o objetivo-mor era destruir um frasco de veneno, e ele o executou com maestria, sem sequer arranhar a mão da moça suicida!
13 – IDES OF MARCH – Aqui o arremesso é da autoria de Callisto. Nossa vilã que recém adotou o penteado de Gaby e Najara, atira o chakram contra as costas de uma Xena ocupada em defender os elianos. Xena tem sua coluna partida, e cai de bruços. Ao seu lado, o chakram, rompido em dois pedaços, simboliza a derrota de sua dona, na areia gelada.
12 – LIVIA – Xena arremessa o chakram contra a Vadia de Roma, que defende-se com a lâmina da espada em riste e, por herança da mãe e da vida anterior como Callisto, divide a arma ao meio, amparando cada parte com uma mão!
11 – A FRIEND IN NEED 2 – O primeiro arremesso oficial (e único que testemunhamos) de Gabrielle. O alvo em questão é o samurai que decapitou Xena. Gabrielle, num arremesso meio de lado, atinge a fronte dele, acabando com sua raça.
10 – A GOOD DAY – Semelhante a algo que vimos em THE BLACK WOLF, DESTINY, e em JUDGEMENT DAY (HTLJ), o chakram corta pelo meio vários objetos em série que encontram-se enfileirados pelo caminho, neste caso são lanças.
9 – TO HELICON AND BACK – Xena avista ao longe várias catapultas atirando pedras em chamas, e arremessa o YY contra uma delas, bem quando é acionada, destruindo a engenhoca no alto e distribuindo uma explosão por sobre a muralha inimiga.
8 – THE ABYSS – Um estiloso arremesso contra a câmera, rumo à corda que acionaria uma armadilha para detonar uma trupe de canibais. Bem Schwazzeneger X Predador essa estratégia!
7 – SUCCESSION – Xena está pra pouca conversa, e arremessa o chakram YY contra a esnobe Mavican, que estilosamente dribla as duas partes da arma.
De arrepiar o som das partes atingindo e tirando lascas das duas colunas entre a vilã. Não sabemos se Xena estava determinada a machucar mesmo a Mavican, ou apenas testar as habilidades da rival (depois de Callisto, é sempre bom prevenir do que ter de remediar!).
6 – CHAKRAM – após neutralizar os chakrams de Luz e Trevas, Xena tem em mãos seu chakram YY! Fascinada ao vê-lo abrindo em duas partes, ela o arremessa em direções opostas, para auxílio de seus amigos que lutavam contra os homens de Kal. Imperava a sensação de que essa nova temporada prometia muitas revoluções!
5 – COMING HOME – logo no início da luta com Ares, Xena arremessa o chakram contra o Deus da Guerra, e o artefato some de cena. Bem mais tarde, ele chega de sopetão e aniquila as três Fúrias, voltando precisamente para a mão da recém-reanimada Xena que voltara de um afogamento.
Talvez a trajetória mais misteriosa do chakram, pois Xena foi muito precisa para elaborar os ângulos de seu percurso e o tempo de sincronia exata.
4 – BETWEEN THE LINES – enquanto Gabrielle imobiliza Alti com o mendhi, Xena arremessa dois chakrams de mendhi contra a bitch, que explode de forma dahakiana! Inusitado!
3 – THE WAY – numa aparição surpresa, o chakram chega como uma motossera, decepa a mão de Indrajit que esganava Gabrielle, rebate na base do trono do demônio e sai de cena.
O fantástico desse uso do chakram foi a facilidade com que ele atravessa pele, músculo e osso, como se fossem manteiga! Este golpe seco e cruel é apenas um dos fatores que gerou a imensa polêmica em torno do “desrespeito às divindades hindus”.
2 – MOTHERHOOD – do alto de uma duna, Xena arremessa o chakram, ele se abre em duas partes, que passam pelos lados de uma indefesa Eve caída de joelhos, e detonam duas lanças arremessadas contra ela.
A agilidade dessa cena é de tirar o fôlego! Precede uma série de arremessos bem estudados dentro do mesmo episódio!
E em primeiríssimo lugar…
1 – MOTHERHOOD – GABCHAK!! Preciso dizer mais? Para salvar Eve de uma espetada de sai nas costas, Xena lança o chakram contra a nuca da barda…
O arremesso que não moldou nossa boca num “O” positivo de prazer tiete, como de costume, mas num “O” de choque, indignação, medo, raiva por tamanha injustiça! A arma que admiramos tanto havia novamente atingido uma dos “nossos” (desconsidero aqui a vez em que a coluna de Xena foi partida em Ides of March, porque naquele caso o arremesso partiu de uma personagem do mal). NESTE caso, Xena foi a mão por detrás do arremesso fatídico! Xena, uma dos nossos, ferindo outra dos nossos! Nós, ROCkers, nos sentimos traídos, e a polêmica desse ato da Princesa Guerreira virou trauma!
Para que essa lista se tornasse possível, contei com o apoio opinativo dos amigos xenites Pedro Henrique, Natasha, Chapo, Giselle, Doug, Ary, Cláudia, Yannara e Cássio.
Fotos dos episódios 1×09 – The Warrior Princess e 1×12 – The Gauntlet de Hercules the Legendary Journeys.