De “trouxa” ela não tem nada! A bruxa mais idolatrada da literatura!
Por: Alessandro
Por Alessandro Chmiel
GIRL POWER – n. 16
Obs.: Peraí, quando se fala de Harry Potter precisa-se de observações? Sem grandes spoilers para os desantenados. Revista Xenite rolando, e a Girl Power recomeçando! Ainda não é outubro, o mês das bruxas, mas aqui na GP as coisas acontecem com antecedência! Mentira do seu colunista: estou um tanto atrasado, pois o último filme dessa saga encantadora da literatura estreou nos cinemas em julho deste ano. Harry Potter e o Enigma do Príncipe é outro dos sucessos do bruxo órfão e seus amigos e, ainda que tenha deixado a desejar em muitos aspectos e apelado no quesito somos-adolescentes-e-podemos-beijar-à-vontade-pelos-cantos-da-escola, ainda é uma delícia assistir nossos personagens ganharem vida na pele dos atores ex-mirins. Como nosso assunto é Girl Power, preciso deixar Harry e Rony de lado.
Nosso assunto é Hermione Jean Granger, que entrou no trio de amigos como o cérebro do time. Nascida trouxa – filha de pais não-bruxos -, Hermione é extremamente estudiosa para assim compensar os pré-julgamentos que possam aparecer no caminho (os preconceituosos julgam os não-nascidos bruxos como “sangue ruim”). Tímida e ao mesmo tempo astuta, Hermione simboliza muito da capacidade feminina em matéria de inteligência e capacidade, muitas vezes superiores aos machões de plantão. Não é para menos que J. K. Rowling, a grande mente por trás de HP, identifique-se com a personagem que criou.
Creio que não seja tão pertinente falar do mundo mágico onde Hermione vive nas linhas de Rowling (já comentado na BITCH POWER nº 05, da RX nº 13 – http://revistaxenite.vndv.com/bitchpower5.html -), portanto posso seguir direto à sua análise. O que faz de Hermione uma GP?
Da inteligência nós já falamos, não é? Uma simples observação de sua sede de saber, então: quem não lembra do terceiro livro, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, quando Hermione se matricula em tantas matérias que precisou de um vira-tempo, um amuleto que lhe permitira voltar no tempo para assistir às aulas de mesmo horário?
Uma das características marcantes da Srta. Granger é a coragem que toda GP precisa ter. Ela poderia muito bem encolher-se nos estudos e deixar que Harry passasse por todas as dificuldades sozinho. Ela, por sua vez, não encara as amizades dela com indiferença, não raro impondo-as na frente de seus próprios interesses. Harry Potter que agradeça, pois não foi só uma vez que Hermione salvou sua pele…
A bruxinha do bem ainda tem disposição para as grandes causas, como ajudar na luta pela liberdade dos elfos domésticos, as criaturas como o Dobby e Winky, criando o movimento F.A.L.E. (Fundação de Apoio à Libertação dos Elfos-Domésticos), detalhe de sua história pessoal que os filmes ignoram. Ela crê em um abuso humano contra os elfos, mesmo que esses aceitem seu carma de serviçais. Assim como a gente viu com Gabrielle, aos poucos Hermione percebe que nem todos querem ser ajudados.
Hermione me chama a atenção pela sua maturidade, seu processo de crescimento e seu esforço em ser alguém capacitado, e de variadas maneiras ela me lembra Gabrielle. Desse modo, sua trajetória vale de espelho, tanto quanto a de Harry Potter.
E eu que tinha pensado que esse mês não tinha muito a ver com nossa GP. Tem sim! De acordo com informações pottermaníacas, Hermione faz aniversário no dia 19 de setembro. Se você ainda não leu esta obra imperdível da literatura mundial, “comemore” da melhor forma e leia os sete livros da saga. Pela frente, os fãs anseiam pelos dois volumes da última parte da história no cinema, Harry Potter e as Relíquias da Morte, com mais uma atuação esplêndida da britânica Emma Watson.
Fico por aqui – passa logo, gripe, passa! -, fazendo um pedido sincero: opinem, pessoal. Se vocês leram tudo, opinem, qualquer opinião é válida. Mês que vem estou de volta – espero que são e melhor inspirado – trazendo uma mulher com um dom especial, um jeito diferente de lidar com a morte – e que tem tudo a ver com a vida. Não esqueçam,VOTEM e COMENTEM. Abração, povo Xenite!