Uma bitch que faz jus ao dito de Maquiavel: “o fim justifica os meios”

Por:

Por Pedro Henrique
        

OBS: Este artigo está cheio de spoilers sobre o enredo tanto da primeira, quanto da segunda temporada da série Spartacus.

Todo mundo sabe que a série Spartacus atraiu muitos fãs de Xena, não somente por ter como uma das personagens mais atraentes do universo a bitch Lucrécia, interpretada por nossa admirável Lucy Lawless, mas também por possuir grande parte da estrutura da nossa série favorita, como membros do staff principal, o fato de ser filmada na Nova Zelândia, ter o compositor Joseph LoDuca e nos trazer a especifidades bastante nostálgicas que nos levam por alguns momentos de volta à Xena e Gabrielle (tipo transições sonoras iguais às de Xena). Por isso, esse mês a gente trata de uma outra bitch da série, tão bitch quanto a própria Lucrécia, – que, diga-se de passagem, já fez sua aparição aqui (http://www.revistaxenite.com.br/?p=1551) – Ilithyia.

         Interpretada brilhantemente pela atriz australiana Viva Bianca, Ilithyia é uma vilã que compete em pé de igualdade com Lucrécia no posto de maldade, e tendo bastante coisa em comum com esta, como demonstrado no desenvolvimento de sua personagem, não podia deixar de marcar presença no Bitch Power.

         Em seus primeiros momentos de tela, Ilithyia aparece apenas como uma esposa devota a Claudius Glaber, revelando para que veio e quais são seus objetivos muito posteriormente, quando assassina uma amiga por força das circunstâncias (Lucrécia a chantageia sutilmente por ter transado com Spartacus, por engano). Apesar de manter uma postura bastante diplomática, ainda assim preconceituosa, Ilithyia apenas trabalha na tentativa de manter as aparências do seu marido a fim de promovê-lo. Dessa forma, Ilythyia acaba tendo que manter uma amizade forçada com Lucrécia, em decorrência de uma chantagem.

         Durante a segunda temporada, a personagem grávida de Spartacus e aliada a Lucrécia, perde aquela posição de esposa devota do grande pretor de Roma, Glaber, e, tramando por suas costas, planeja casar-se com Varinius para garantir a sua posição social – já que a de Glaber se encontra ameaçada, depois de tentativas infrutíferas de capturarem Spartacus.

Vemos uma Ilithyia que está disposta até a apunhalar o seu grande amor de outrora apenas por causa de seus planos e, quando estes planos dão errado, vemos uma Ilithyia completamente desesperada e sem chão, já que Glaber, tendo descobrido seus planos, a mantém viva tão-somente por conta do bebê que ela carrega (achando equivocadamente que é seu herdeiro).

         No fim da temporada, vemos de uma forma bastante cruel como Ilithyia retoma o controle da situação e volta a ficar ao lado de seu marido e, definitivamente, prova que ‘os fins justificam os meios’, pois passa por cima de todos que estão no caminho (inclusive de Lucrécia) para se safar de qualquer coisa e garantir sua posição, agora, novamente, ao lado de seu marido.

         O figurino usado pela personagem de Ilithyia nos faz compreender com bastante clareza a personalidade deturpada da personagem, já que esta  está constantemente usando rosa, e azul claro com tons arroxeados e, às vezes, com o próprio roxo, além da maquiagem carregadíssima, o que sugere ao espectador que trata-se de uma personagem cruel e dissimulada, em contraste com a suas expressões faciais e o cuidado na hora de falar.

         O final da temporada acaba por surpreender a todo mundo, pois os planos da nossa bitch acabam sendo frustrados pela morte de Glaber e pelo enlouquecimento de Lucrécia, que, por ocasião do parto, acaba pegando para si o bebê e se joga com ele de um penhasco.

         A série acabou de encerrar a segunda temporada, e Ilithyia permanece viva. Vamos torcer para que a nossa bitch possua um papel ativo na série em uma eventual terceira temporada e faça mais jus ao nome de vilã.

        

         

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)
Be Sociable, Share!

5 Responses to “Uma bitch que faz jus ao dito de Maquiavel: “o fim justifica os meios””

  1. Aryane Mello disse:

    Bro! Eu não assisto Spartacus, mas sei que to perdendo MUITA coisa boa! Pretendo ver quando terminar Doctor Who. (jah to na 5ª!!!)
    E eu achei essa BP beeeeeeem Afroditiana, devido ao cabelo loiro de farmácia e as vestes rosas! hauahauahau Afrodite, se ver esse artigo, vai acusar essa Bitch de Plágio, ctz. Vai dar briga de aranha! ui.
    PARABÉNS BROZÃO!

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
  2. Luiz Carlos disse:

    Com toda certeza Ilithya fez uma dupla e tanto com a Lucretia!! Espero que continue na serie,mas paira uma duvida,se ela morreu ou nao.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
  3. Catarina disse:

    A Ilithyia é uma excelente personagem, bastante complexa! E atriz é fabulosa =]

    Muito bom o artigo, PH! E senti um tom Pablo Villaça ali na sua análise das cores! Hahaha… Acho que o curso te fez muito bem! =D

    Até breve 😉

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
  4. Alê Chmiel disse:

    A Ilithyia realmente conquistou o ódio do meu coração.
    Mas PH, acho que tu poderia ter falado bem mais das características da personagem sem dar um banho de spoilers para aqueles que ainda não viram a série. Sei lá, achei que o foco ficou mais na trama do que nela, que poderia servir de convite pra quem desconhece SPARTACUS. Mas é só uma sugestão para próximos artigos. Abraço, PH!

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
  5. jean disse:

    acredita q so agora q tu falou eu vi que a lucretia é a xena ashuashas.
    spartacus é muito bom, tirando a parte gay q tem na primeira e segunda temporada.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)

Leave a Reply