Curso de estrutura de roteiros capítulo 2

Por:

Aprendendo linguagem cinematográfica com Xena

SSenaT

Aula 2 – As bases de um roteiro

O que é roteiro?

Roteiro ou screenplay (em inglês) é uma história contada por meio de sucessivas descrições de imagens e diálogos, sendo sequencialmente alocadas no contexto da estrutura dramática.

Um bom filme ocorre quando o público consegue assimilar tudo o que nele é mostrado, mesmo que não consiga compreender integralmente as falas dos personagens, pois são as imagens que prioritariamente contam a história e não os diálogos.

Para Aristóteles, a maior habilidade do poeta é como ele consegue coordenar os fatos para que o público sinta arrepios ou compaixão. É por isso que mesmo contando uma mesma história dois roteiros de autores distintos não apresentam a mesma carga emotiva.

Basicamente um roteiro clássico apresenta uma estrutura em três partes: 1 – o início (set-up ou exposição); 2 – o meio (development ou desenvolvimento) e 3 – o fim (resolution ou desenlace). Não necessariamente nessa ordem fugindo ao ritmo comum.

O roteiro também serve de guia para a execução do trabalho do diretor, dos atores e dos técnicos das várias equipes envolvidas numa produção cênica. Para isso, o roteiro deve conter todas as descrições narrativas e técnicas de tudo que deverá ser visto, ouvido e percebido pelo espectador. As descrições narrativas servem para orientar o diretor de elenco e os atores. As descrições técnicas servem para determinar o posicionamento das câmeras e luzes em cada cena além de orientar o trabalho dos demais técnicos de produção (diretor de fotografia, cenógrafo, figurinista, produtor de cena etc.)

Cinema é arte, mas também é indústria. Sendo assim, se o filme é um produto o roteiro é o seu conceito. É o meio que permite a pré-visualização do processo desse produto. Bons roteiros devem ser funcionais, por isso visam evitar desperdícios, excessos de informações e incoerências nos fatos narrados. Com um roteiro bem elaborado, o produtor poderá avaliar o custo do projeto e vender o seu conceito aos patrocinadores e estes poderão avaliar se a história será bem aceita no mercado.

A Estrutura

A história de um roteiro é composta de elementos como: ação dramática, personagem, ambiente, cenas, seqüências, atos I, II e III, incidentes, obstáculos, episódios, eventos, música, locações etc. O que dá unidade ao roteiro é o relacionamento entre estes componentes.

Assim como o esqueleto sustenta o corpo, a estrutura sustenta a história. O roteiro bem estruturado deve observar as palavras de Aristóteles: “As partes devem estar de tal forma entrosadas, que a suspensão ou o deslocamento de apenas uma, basta para que o conjunto fique modificado ou confundido.”

É por isso que quando uma emissora de televisão corta indiscriminadamente cenas dos episódios de qualquer seriado para ser contido melhor na sua grade de programação, acaba comprometendo a qualidade do filme e o entendimento pleno dos espectadores.

As fases de um roteiro

Tradicionalmente, o roteiro divide-se em três atos:

Ato I (início)

Geralmente, introduz o tempo e o ambiente em que a historia decorre. Também apresenta a premissa dramática; o contexto; a relação entre os personagens principais e os demais que participam da trama. Tradicionalmente apresenta o protagonista em sua vida em estado de conforto.

Ato II (meio)

É neste ponto em que surgem os conflitos na vida do protagonista, uma vez perdendo o seu estado de conforto o protagonista passa a percorrer determinados rumos e desvios em busca de reverter a sua situação para o estado inicial de conforto ou superar determinados obstáculos em busca de superação de vida. Esta fase é também denominada de confrontação.

Ato III (fim)

Aqui decorre a resolução (ou não) de todos os conflitos presentes na história. O protagonista consegue finalmente reconquistar o seu estado de conforto inicial. Entretanto, o herói pode alcançar ou não todas as suas metas. Roteiros modernos não buscam mais finais óbvios com happy ends. Atualmente, o mais instigante é apresentar ao espectador o resultado final das perdas e ganhos do protagonista. Focando o seu processo de evolução e aprendizado adquirido durante a sua trajetória de lutas para superar os seus obstáculos.

A essência de uma história

Toda história é composta por três elementos; sem o conjunto integral deles, o roteirista não possui história alguma para ser contada. São eles: 1 – O ambiente; 2 – Os personagens e 3 – A premissa dramática.

1 – O ambiente

É o cenário onde se desenrolam os fatos, pode ser a cidade onde os personagens vivem ou visitam, pode ser uma casa uma floresta, uma fazenda ou simplesmente um quarto. Pode-se dizer que o cenário também é um personagem aparentemente oculto na trama, pois todos os espectadores o vêem, todos sentem a sua presença a todo o momento, mas poucos se dão conta que ele dialoga o tempo todo com os personagens no decorrer da trama. Bons roteiros apresentam descrições detalhadas dos cenários e refletem bem a vida cultural e histórica das locações. (cor local).

2 – Os personagens

Basicamente, os personagens são divididos em: I – protagonistas; II – antagonistas; III – secundários e IV – figurantes.

I – Protagonistas ou personagens principais – Geralmente é o herói e os seus antagonistas diretos, pode também ser formado por um casal, um grupo de pessoas ou mesmo ser um animal.

 

Os protagonistas apresentam duas facetas. Uma externa que a sua aparência física. Esta determina como é o seu jeito de ser: como é o seu falar, o seu caminhar, como se veste, canta, dança etc. A interna é a sua psiquê, é o seu caráter, seu comportamento interior. Determina como é o seu pensar, a sua linha ética, como ele reage perante os conflitos e como ele se transforma e evolui para superar os obstáculos ou regride diante deles.

 

II – Antagonistas – Muita gente imagina que antagonista seja apenas o inimigo do protagonista, o grande vilão da história, geralmente é mesmo, mas a função principal do antagonista é a de ser o contraditório do protagonista. O antagonista não apenas se opõe ao protagonista; se contrapõe a ele.

O conceito de bem e mal é relativo quando se aplica a relação protagonista X antagonista. Supondo que o protagonista seja um serial killer como no seriado Dexter os seus antagonistas seriam os agentes da lei que querem descobrir os seus crimes.

 

Em XWP, toda vez que personagens como Draco, Ares, Callisto ou Alti aprontam uma contra Xena estão cumprindo a missão de ser o antagonista da história, porém, cada vez que Gabrielle discorda de Xena dando a sua opinião de como a Princesa Guerreira deveria agir, neste momento ela também esta sendo uma antagonista. O antagonista também pode ser o gatilho da consciência do protagonista, como o grilo falante do Pinóquio. Pode ser aquele que coloca obstáculos na vida do protagonista não por maldade, mas apenas para educá-lo ou torná-lo mais forte. Às vezes também pode ser o seu mentor ou o seu aprendiz, às vezes também o antagonista pode ser uma força da natureza como um animal feroz, uma tempestade ou um terremoto. Em “Been There, Done That – XWP” o antagonista da história é o tempo que por muito pouco não a deixa louca.

 

III – Personagens secundários ou coadjuvantes – Servem como instrumentos da premissa dramática. Têm funções específicas de criar obstáculos ou facilitar a vida dos protagonistas.

 

Sua psiquê não é tão elaborada como a dos protagonistas e antagonistas, têm a função primária de gerar ou participar de histórias paralelas ou de fatos importantes em determinados pontos da trama. Os seus conflitos internos podem até mesmo ser apresentados, mas em excesso podem sobrecarregar a narrativa com informações irrelevantes para a sua conclusão, confundindo o espectador.

 

IV – Personagens figurantes – Fazem parte do ambiente. Em XWP são os aldeões, os soldados, os guerreiros, os mercadores, os clientes das tabernas etc.

 

Eles não possuem personalidades próprias, mas sim coletiva, poucos falam, ou apenas participam de curtos diálogos e brigas, têm a função de ajudar a compor o ambiente e a narrativa em que os protagonistas atuam.

3 – A Premissa dramática

É o tema de uma história. Ela fornece o impulso dramático que movimenta qualquer enredo em todos os momentos até a sua conclusão. Toda história tem um assunto, por isso, o roteirista antes de dar início ao seu projeto deve ter bem claro qual tema que o seu texto abordará. Ação dramática é a espinha dorsal, é o fio condutor da trama que conduz todos os fatos e as ações dos personagens no decorrer da narrativa.

 

Exemplo: A essência da premissa dramática de “Xena, a Princesa Guerreira” É a busca por redenção de uma ex-guerreira do mal.

Pontos do roteiro: Ação, Conflito e Atividade

Ação

A vida é ação e o seu final deve ser um modo de ação e não uma qualidade” – Aristóteles.

Devemos pensar na descrição da ação dos personagens em verbos e não em diálogos ou adjetivos.

 

Existem dois tipos de ação: a física e a emocional.

 

Quando Callisto e Xena disputam uma corrida de bigas é uma ação física das duas personagens.

Por sua vez, ação emocional é o que acontece na mente dos personagens durante a trama. O fato de Callisto ser louca e má puramente por buscar vingança é uma ação emocional dela.

É importante que o roteirista conheça muito bem as mentes e os mais profundos anseios dos seus personagens, podendo assim, prever como reagirão perante os obstáculos e conflitos e como poderão superá-los no desenrolar da história.

O Conflito

Conflitos são os obstáculos ou desafios que surgem no caminho do protagonista. O roteirista gera conflitos para manter o seu público interessado. Como na física, toda a ação provoca uma reação que por sua vez irá provocar outra ação e assim por diante. Toda história geralmente é montada a partir de um conflito matriz e os conflitos que surgem são subordinados ao principal.

Sem conflito não há narrativa. Até mesmo nas histórias infantis existem conflitos. Se a Chapeuzinho Vermelho sempre segue tranquilamente pela floresta até chegar à casa da vovó para levar doces. Sem o Lobo Mau para interceptá-la no meio do caminho a história termina com uma vovó diabética e uma neta entediada de andar sempre pelo mesmo caminho. Da mesma forma, nas fábulas, como seria possível existir a moral educativa destas histórias sem a existência dos conflitos?

 

Cada vez que Ares ou qualquer outro vilão se coloca no caminho de Xena existe um conflito.

Atividade

Atividade é qualquer ação do personagem que marque a sua personalidade. São gestos puramente explicativos sem grandes conseqüências na trama.

 

Em “Quill is mightier – XWP”: O ato de Gabrielle escrever a saga de Xena em um pergaminho é uma atividade que apenas revela o seu dom de poetisa. Porém, isso que não acrescenta muito na narrativa até o momento em que a deusa Aphrodite encanta o seu pergaminho e tudo o que é escrito nele torna-se realidade, ou seja, esta atividade passa e ser ação dentro da trama.

Da peripécia

Aristóteles definiu de peripécia como o momento dentro da tragédia que muda o sentido de determinada ação ou situação. Seria o momento em que uma personagem adquiriria ciência da sua realidade passando da ignorância ao conhecimento ou transformando seus sentimentos de amor em ódio ou de felicidade em infortúnio. Em “Star Wars” seria o momento em que Luke Skywalker descobre que Darth Vader é o seu pai.

 

Por exemplo: Em “The Ides of March – XWP”, quando Gabrielle violentamente ataca e mata vários soldados romanos para defender sua amiga indefesa. Naquele momento até mesmo Callisto se surpreende ao vê-la abandonar o caminho da paz.

Ponto inicial ou estado de conforto

Geralmente, os roteiros clássicos têm início com uma situação inicial ou estado de conforto. Em que o protagonista ou personagens principais se encontram numa situação aparentemente estática, situação em que as suas vidas seguem de forma pacata, seja de forma feliz ou infeliz, até o momento em que ela é drasticamente alterada por algum acontecimento (obstáculo) inesperado. Este momento seria o primeiro ponto da virada.

 

Em “Harry Potter”: O jovem herói tinha uma vida infeliz na casa dos seus tios trouxas e cruéis até o momento que uma coruja lhe traz uma carta e logo a seguir recebe a visita de um gigante.

Ponto da virada

O ponto de virada ou plot point. (ponto de intriga), é um fato ou incidente que gera um obstáculo na vida do protagonista. Este obstáculo muda o rumo ou a direção da sua vida. Geralmente na estrutura dos roteiros este ponto ocorre em dois momentos: no final do Ato I quando surge o primeiro obstáculo e no final do Ato II quando este obstáculo é superado e o protagonista readquire o seu estado de conforto inicial ou conquista uma nova situação bem superior ao seu estado inicial de conforto. Entre estes dois pontos o protagonista segue enfrentado e buscando soluções para reverter a sua vida de volta a situação de conforto inicial.

Dentro da estrutura da narrativa nada impede que possam existir diverso pontos de viradas e pontos de peripécias. Quantos mais existirem mais rica será a dinâmica da narrativa, no entanto, o uso excessivo e indiscriminado de pontos de viradas pode confundir e gerar diversos problemas de lógica e de continuidade comprometendo o pleno entendimento da história por parte do público.

Pontuando um roteiro

Como na gramática, o encerramento de uma cena, episódio ou de um filme pode equivaler a uma pontuação final. Segundo Christopher Vogler: “Uma história, tal como uma frase, só pode terminar de quatro maneiras: com ponto final, um ponto de exclamação, um ponto de interrogação ou reticências”.

Ponto final (.)

Final tipo: E viveram felizes para sempre. Quando a última cena ou o episódio encerra uma história.

Por exemplo: o final em que Xena atira uma pedra ao rio e dá uma lição de filosofia para Gabrielle, assim exemplificando a sua vida.

Ponto de exclamação (!)

Quando a intenção da última cena é provocar alguma espécie de alarde. Também quando a cena final de um episódio é uma piada ou uma grande surpresa para o protagonista e espectadores.

Por exemplo: em “Altared States – XWP”, Xena e Gabrielle se surpreendem quando percebem que a poderosa voz que impediu o sacrifício não partiu delas.

Ponto de interrogação (?)

Em uma estrutura aberta, a exemplo das histórias que poderão ter prosseguimento em outro episódio ou filme. Geralmente apresenta um final com uma dúvida no ar, (Será que ele morreu mesmo?) dando a impressão que a história ainda não acabou e poderá ter continuidade. Como na série “Star Wars” no final do episódio “O Império contra-ataca”.

Por exemplo: Em “Girls just wanna have fun – XWP” a risada final e o grande olho do deus Baco dá a impressão que ele poderá retornará em um próximo episódio. Da mesma forma, a cena final de “A necessary envil – XWP”, a presença das figuras no céu de Callisto e Velasca nos passa a mensagem que as deusas não morreram e poderão voltar a dar trabalho.

Ponto de reticências (…)

Quando apresenta um final em aberto. O episódio se encerra tragicamente para o protagonista, porém geralmente surge um letreiro que anuncia: “Este episódio continua.”

Por exemplo, os finais de “The Debit, part 1 – XWP” e de “Maternal Instinct – XWP”.

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