MARGARIDAS – As Favoritas de Gabrielle
Por: Robson Mechlowicz
Por rOBson
Bem-me-quer, malmequer… forget-me… forget-me-not…
Fomos informados em 4×03 – A Family Affair, e novamente em 6×20 – Soul Possession, que a flor favorita de Gabrielle era a MARGARIDA. Tal dado sobre nossa amada Barda Guerreira de Potédia nos foi passado por Joxer, o cara que conhecia muito bem a loirinha. E falando em conhecer, que tal conhecermos um pouco mais sobre essa belezinha de apelo romântico?
Margaridas
A margarida, uma das flores mais populares de nossos jardins, pertence à família Asteraceae, e, por isso, é parente dos girassóis e crisântemos. Assim sendo, ela não é uma só flor, mas a combinação de uma porção de flores!
Se formos examinar uma margarida bem de perto, veremos que há ali reunidas dois tipos de flores: umas formam o miolo amarelo, enquanto as outras formam a borda esbranquiçada. Mas não nos deixemos enganar: elas não crescem assim juntas apenas para que possamos admirar sua união.
Essas flores têm funções biológicas importantes quando unidas, como a de produzir néctar, atrair polinizadores, além de gerar e receber pólen. Para isso, se dividem para desempenhar essas diversas “tarefas”. Muitas começam a desabrochar das extremidades em direção ao centro, assim, enquanto as flores da periferia estão na fase feminina – durante a qual são capazes de receber pólen -, as flores mais centrais estão na fase masculina – na qual liberam seu próprio pólen. Quando muitas flores estão assim reunidas, chamamos de “inflorescência”.
Antigamente, Margarida era um nome muito comum a ser dado para as meninas recém-nascidas, ou mesmo Daisy (margarida, em inglês), que é, inclusive, o nome da filha de 12 anos da nossa Lucy Lawless!
Momentos em que vemos as flores de Gabrielle:
1×03 – Dreamworker: “Eles vão me sacrificar… eles não vão me sacrificar… eles vão me sacrificar…”
3×05 – Gabrielle’s Hope: em sonho, Gabrielle cheira uma margarida enquanto aguarda sua vítima Meridian para um abraço bem gostoso.
4×19 – Takes One To Know One: o que dizer do bolo de aniversário que Lila e a galera fizeram para Gabrielle? Decorado com margaridas, uma linda homenagem à nossa pacifista querida.
3×01 – The Furies: que charme a coroa de margaridas que a Xena maluquete coloca na cabeça! Com quem será que ela pegou essa preferência?
2×05 – Return of Callisto: o que será que Xena, que “nunca foi adepta do sentimentalismo e não é agora que ia começar a ser”, terá feito com o buquê de casamento de Gabrielle? Guardou? Jogou fora?
4×14 – Devi: será que Tataka curtia flores? Porque Gabrielle recebia com muito carinho as oferendas dos indianos.
4×17 – The Play’s the Thing: uma coroa de flores para alegrar a manhã! E para harmonizar com a natureza, enquanto meditamos!
4×03 – A Family Affair: Joxer trazia margaridas ao poço de lava aonde Gabrielle havia “morrido”. Certamente um dos momentos mais dolorosos da vida do personagem.
6×20 – Soul Possession: Joxer presenteia a noiva Xena com uma margarida, como desejo de prosperidade no casamento.
Significado de sonhar com Margaridas
De um modo geral, sonhar com um arranjo de margaridas implica uma profunda tristeza e um estado de desânimo total. Sonhar que alguém lhe dá um buquê de margaridas simboliza amor perdido;
Ao sonhar que está num campo onde desabrocham estas flores e está um dia ensolarado em que os pássaros estão a cantar, isso quer dizer que a felicidade, a saúde e a prosperidade vão invadir a sua vida;
Ao sonhar com margaridas que estão fora de época, issosignifica que será alvo de ataques de pessoas mal-intencionadas.
—
Por hoje é isso, amigos xenites. Sempre gostei muito de margaridas, mas acho azaléias mais belas. Qual é a flor favorita de vocês?
rOBson